segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Temporada no lixo

"Durante a temporada de verão, as praias da Ilha de Santa Catarina são tomadas pelo lixo produzido por seus frequentadores, tanto os nativos quanto os turistas. Reportagem publicada em nossa edição de sexta-feira (14/01) conferiu o panorama decorrente da irresponsabilidade e incúria dos banhistas em relação a esses atraentes espaços coletivos, decisivos para que Florianópolis se perfile entre os mais procurados destinos turísticos internacionais pelo jornal The New York Times. A situação foi verificada, no início do dia e ao final da tarde, em quatro das mais movimentadas praias da Capital.

Manhã cedo, equipes da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) trabalham para limpar a imundície produzida na véspera. Copos e garrafas de plástico e de vidro, latas de cerveja e refrigerante, nauseabundos restos de comida e por aí afora, empestando o ambiente. Pior, segundo a Comcap, é o chamado microlixo – como bitucas de cigarro, canudos, espetinho e até mesmo, preservativos. Todos os dias, em média, são recolhidas 24 toneladas de dejetos nas praias, e, nos finais de semana, com bom tempo, podem chegar a 33 toneladas. Um trabalho que mobiliza, em tempo integral, 188 funcionários da empresa municipal.

Não raro, banhistas sentados ao lado das lixeiras sequer se dão ao trabalho de nelas depositar a sujeira que produzem. Elementar falta de educação, de respeito à preservação ambiental e à própria saúde pública, eis que o lixo pode ser retirado, mas a contaminação, na areia e no mar, não. Há que estabelecer punições a esses “contraventores de temporada”, a exemplo do que já ocorre em plagas mais civilizadas."

Fonte: Diário Catarinense

9 comentários:

Sandra disse...

SEM COMENTÁRIOS......

Sandra

Anônimo disse...

OS PORCOS FUGIRAM DOS CHIQUEIROS E FORAM TODOS PARA A PRAIA. êta!!!!

Rodrigues

Marilda disse...

De manhã, cedo, é IMPOSSÍVEL usufuir a praia (Canasvieiras), pelo lixo que é deixado nela e pelos drogados e bêbados jogados na faixa de areia. Um verdadeiro INFERNO.

Podem escrever MIL artigos como este daí, que não vai adiantar. O comentarista de cima tem razão: Os porcos invadiram nossas praias...!!!!

Marilda Palludo

Carlos Gomes disse...

Canso de ver banhistas usarem o mar como banheiro, alguns nem disfarçam....É O FIM!!!
Carlos Gomes

Anônimo disse...

Temporada no Lixo e temporada no ESGOTO mais uma vez.
Placas de IMPRÓPRIO e famílias inteiras tomando banho no "riacho" da Acary Margarida que desemboca no mar, assim também no canto das Pedras.
SOSCANAS, por favor, fotografem essa barbaridade e divulguem neste blog!!!!
Quem sabe as autoridades tomem vergonha e se mexam....
Elisa

Rodrigo disse...

O problema é que há uma completa falta de fiscalização em Canasvieiras. Não temos policiamento na areia para denunciar abusos. Aí corremos o risco de nos envolver em discussões e violência física.

Esta sensação de impunidade se estende para as ruas do bairro. Tentem caminhar pela Av. das Nações sem pisar em um ambulante depois das 20 horas. E de madrugada, as ruas próximas à Nações e Milton Leite viram palco de gritarias, bebedeiras, consumo de drogas e arruaças, por conta das danceterias.

Para o Planeta Atlântida, até a SC-401 foi fechada, sem direito a reclamação, e tínhamos helicópteros circulando sem parar. Porquê, com dois postos de polícia, não temos POLICIA MILITAR E AMBIENTAL a pé na praia e um par de viaturas fazendo rondas de madrugada para botar ordem nesta terra sem lei?
É preciso que mais um argentino metido a herói morra para que apareçamos na tv e o governador mande reforços policiais por mais dois ou três dias?

Cibele disse...

GENTE, COLOQUEI UM COMENTARIO NO POST DESTE BLOG DE TITULO 'TUDO IGUAL' DE 12.09.2010 (RICARDO TAVARES)
ACHO QUE VALE A PENA BORAR A BOCA COM OS PREÇOS EXPLORATÓRIOS PRATICADOS AQUI NESTE BELO LUGAR, CHAMADO CANASVIEIRAS.

CIBELE MARTINS

Carlos disse...

Aqueles postos de polícia não são para nos proteger. São para arrecadar com multas. E só!!!!
Abraços,
Carlos

Rodrigo disse...

Carlos, eu ficaria muito feliz se eles arrecadassem multas. Estou cansado de encontrar gente andando na contramão, estacionando nas paradas de ônibus, trancando as esquinas e deixando os carros sobre a ciclofaixa da Avenida das Nações, impedindo que a gente ande de bicicleta com segurança.
Infelizmente, a única atividade ostensiva da PM é fazer a blitz na frente do próprio posto policial. O que é uma piada. Qualquer um pode desviar da barreira ao chegar no trevo e evitar a fiscalização.