segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Consciência e educação

Um dos primeiros posts deste blog, em março de 2010 foi "Canasvieiras: Morte Anunciada", do professor James Pizarro.

Realmente, durante a baixa temporada, o cenário é outro. Na temporada, além dos problemas acumulados durante anos, temos muitos visitantes que não respeitam nada, e por conta da sua pouca educação e falta de consciência ambiental, sujam mesmo, não só a praia, como os outros locais públicos e até os privados . Prova disso, são as condições que deixam os imóveis que alugam por alguns dias. Verdadeiros depósitos de lixo.

Mas isso não é “privilégio” só de Canasvieiras. Visitando outras praias, outros paraísos, de natureza exuberante, quando chega o homem, começa a devastação.

No domingo, dia 2 de janeiro de 2011, na volta pra casa depois de uns dias de férias, eu e minha família nos deparamos com uma cena lamentável. Estávamos num engarrafamento em Matinhos/Caiobá/Guaratuba (Paraná), quando, sem a mínima cerimônia, os ocupantes do carro à frente arremessavam pela janela , em direção à mata, latas de cerveja, baganas de cigarro, saquinhos de salgadinhos. Um total atentado ao respeito e educação ao lugar que os acolheu para uns dias de descanso.

O que fazer numa situação dessas? Ou tomamos “as dores” na defesa do meio ambiente, ou “deixamos pra lá”. Mas deixar pra lá é complicado, um sentimento de impotência toma conta da gente, afinal não podemos nos acovardar perante estas atitudes, que já se tornaram banais, infelizmente.

Mas “tomar as dores”, “chamar à razão” pessoas que agem assim, pode custar muito caro, quem sabe até nossa própria vida, pois não sabemos com quem estamos lidando, o que essas criaturas são capazes de fazer, já que não hesitam em agredir aquela que nada fez para receber tal tratamento, a natureza. Esta obra maravilhosa e sábia que provê nossas necessidades sem cobrar nada. Apenas devemos amá-la, respeitá-la e preservá-la.

Aí dizem que quando acontece uma catástrofe natural, é a natureza se vingando. Não é não...é o próprio ser humano colhendo o que plantou.

Que possamos continuar com nosso trabalho em 2011, onde o despertar da consciência é a chave para o sucesso dos nossos propósitos. O trabalho é árduo. A caminhada é longa. Adversidades existirão. Sabemos que ninguém “desperta” a consciência de outrem, mas quem sabe se, de tanto “bater nesta tecla”, surpresas boas venham a acontecer.

Sandra Petersen

Integrante do Movimento SOS CANASVIEIRAS

19 comentários:

Carlos disse...

Concordo plenamente, em todos os aspectos, falta de educação é "dose"...!!!!!
Carlos

Fernanda disse...

TEM RAZÃO, SANDRA,
É PERIGOSO ENFRENTAR, AS PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM NADA, SÃO CAPAZES DE TUDO.
OUSO DIZER QUE É O MESMO QUE REAGIR A UM ASSALTO...TUDO PODE ACONTECER.

Iara disse...

Minha filha adolescente já apanhou no TICAN por ter reclamado de uma pessoa quando ela furou a fila e jogou cigarro no meio fio.
Tivemos que convencer nossa filha, que mesmo com razão, sozinha não vai salvar o mundo.
Iara

Maura disse...

Lendo este artigo fico pensando, que mesmo que os mal educados sujem e depredem, canasvieiras está !bonitinha" ali na região do trevo de entrada.
Será que o poder público (leia-se Prefeitura) poderia exigir que os proprietários (ou ela mesma) de terrenos limpassem os mesmos?
O que é aquele terreno na altura da Milton L. Costa com Apóstolo Pascoal? E aquela construção (que um dia foi uma peixaria), a uma quadra dali, na mesma rua Apóstolo Pascoal?
E mais algumas "feiuras" que nem, vale a pena comentar, senão a lista seria interminável....
Maura

Susana Baldi disse...

Cada vez me convenço mais que maleducados e manés tem em toda parte, não só em floripa.
Também sofri uma agressão física em Bombinhas quando fui reclamar para o pessoal que estava saindo "esqueceu" de juntar seus entulhos da areia , como latas de refri e cerveja, sabugos de milho, bitucas de cogarro, embalagens de comida, etc.
Foram vaiados mesmo assim me agrediram e se recusaram a limpar sua porquice.
Susana Baldi

Izabel C. Carvalho disse...

Sou natural de Curitiba e há alguns anos não visitava a Ilha da Magia, o destino da minha família foi Canasvieiras e fiquei sabendo do movimento SOS Canasvieiras por faixas no Mercado Jardim. Ficamos acampados no Camping Caminho do Rei que permite animais, o que pra mim já é um abuso, mesmo sendo dona de 4 cães. A beira do mar o absurdo é ainda maior: cães de rua na praia e no mar atacando as bolas das crianças, e donos que levam seus cães para passear na areia. Gostaria de manifestar meu apoio ao movimento, e desejar força e persistência pois o caminho para uma praia melhor é longo e díficil.

Vara Lúcia Muller disse...

Que tal a lixarada que saiu nas marginais do tietê na ultima chuva em São Paulo?
Dá pena mesmo de ver tanta irresponsabilidade....tanta ignorância...depois não adianta chorar em cima do leite derramado.
Vera Lúcia Muller

Guiga disse...

Parabéns, mãe. Texto muito ponderado.

Elisa disse...

Gostaria de saber onde se compra camisetas?
Ouvi falar que vocês estão vendendo camisetas do movimento sos canas vieiras mas não souberam me informar onde tem.
Sou de Porto Alegre e ficarei aqui em Canasvieiras até março ou até depois da páscoa. Somos em tres pessoas na família e esta é uma forma de ajudar, já que não moro o ano todo na praia.
Parabéns pelo trabalho e por este site de informações.
Abraços,
Elisa

Elisa disse...

A propósito, já liguei para o número publicado neste site e o senhor que me atendeu não sabia de nada....
Aguardo!
Obrigada,
Elisa

Mariana disse...

Deus me livre!!!! Quero distância de gente mal educada, principalmente os fumantes que enterram as pontas de cigarro na areia da praia ou que jogam em qualquer lugar mesmo....
Legal a abordagem neste post.
Mariana

Mirian Mayer/SãoPaulo-SP disse...

Excelente...Você descreveu extamante o que um cidadão consciente sente ao ver atitudes como esta...total desrespeito ao ambiente que o acolhe...

Equipe disse...

Amigos,
Nossas camisetas estão à venda no Mercado Jardim, na Av. Madre Maria Vilac, 217 aqui mesmo em Canasvieiras.
Agradecemos a quem adquiri-las, pois irá nos ajudar com as despesas de nosso movimento.
Equipe

Anônimo disse...

e a situação de cães continua em Canasvieiras..foi visto ao vivo que moradores das imediações liberam seus cães para defecar na praia sem cerimônias...e pior muitos na tentativa de brincar com pessoas na areia derrubam pessoas idosas ao chão...isso já vem ocorrendo desde 2007..e quando os comerciantes da praia vão deixar seus cães em casa ??? é difícil de conviver com essa situação.obrigado.Turista.

Anônimo disse...

E se você RECLAMAR para um dono de cães, ainda corre o risco de ser agredido, tanto verbalmente como fisicamente.
Se os próprios moradores ou visitantes donos de cães não respeitam as leis (tem placas), o que devemos esperar?????
Não dá!!! Educação VEM DE BERÇO, sempre foi assim.
Rosângela Mendes

Rodrigo disse...

É fácil reclamar dos cães. Eles não podem se defender, muitos foram abandonados por donos irresponsáveis, e a maioria vive da generosidade dos restaurantes próximos, comendo o que sobra. Moro a quatro anos aqui. Jamais vi um cão "atacando" bolas de crianças e muito menos "derrubando idosos". Pelo contrário. Eles estão sempre dormindo na areia, tranquilos, sem importunar ninguém. Só acordam quando recebem um chute de algum humano "civilizado", esta espécie que briga com qualquer um no meio da rua por uma vaga de estacionamento.
Talvez os que reclamam dos cães devessem antes recolher suas latas de cerveja, côcos e abacaxis vazios, não fumar na cara de quem vai aproveitar a brisa do mar, não enterrar pontas de cigarro na areia, ensinar seus filhos (e a si mesmo) a não urinar e defecar na água, não acertar bolinhas de frescobol na cabeça de quem está só tentando aproveitar o sol, não estacionar o carro quase dentro da areia, e não permitir que os filhos adolescentes cheguem em casa todos os dias às 4 da manhã fazendo algazarra enquanto os vizinhos trabalhadores dormem.
Depois de analisar isso, me digam quem é que atrapalha a vida de quem mora aqui?

Mariana disse...

Rodrigo, você tem todo o apoio, meu e de meus familiares....o que falta mesmo são donos responsáveis. Os bichinhos são as maiores vítimas.
Dizem que os cães e gatos são "descartados" até por barcos vindos do continente.
É o ser HUMANO resolvendo as coisas à sua maneira.
Abraços,
Mariana

Rodrigo disse...

Obrigado, Mariana. Infelizmente, para muitos seres HUMANOS, animais e vegetação são coisas que só atrapalham o seu dia-a-dia de concreto e asfalto. Ainda bem que existem pessoas que ainda enxergam seres vivos precisando de atenção e cuidados.

Grande abraço!

Mariana disse...

Falando nisso...NUNCA vi como as pessoas aqui em Floripa NÃO SUPORTAM árvores. Não vejo plantio de árvores, mas cada vez vejo mais gente cortando as mesmas.
Canasvieiras poderia ser muito mais agradável se os moradores preservassem mais a natureza.

Mariana