sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Responsabilidade social X Reality Shows

Penso que a maioria esmagadora de pessoas que assistem aos Reality Shows poderiam ser beneficiadas com um conteúdo mais educativo e conscientizador sobre a deficiência de conhecimento que assola a maioria da população em nosso pais.

Hoje assistimos boquiabertos a calamidade que passam os moradores que vivem em situações totalmente inadequadas em todas as regiões do nosso Brasil, como por exemplo, a terrível devastação da Serra Fluminense.

A iniciativa privada que detém o poder ecônomico para patrocinar este formato de programa em horário nobre deveria buscar a parceria dos Meios de Comunicação e do Governo Federal, e juntos patrocinarem um programa educativo e conscientizador, no qual os protagonistas fossem educadores, sociólogos, comunicadores, cidadãos, politicos, enfim, um representante de cada nível da esfera formadora da Sociedade. Com esse grupo, discutir e conscientizar a população sobre assuntos tão importantes como a questão do lixo, do meio ambiente, do desperdício, da educação, da segurança, da habitação, da importância do controle da natalidade, etc.

Sabemos que tudo isso é possível, basta a boa vontade dominar e a responsabilidade social se destacar.

Eu adoraria ligar a televisão e poder fazer parte do programa, escolhendo e votando um projeto de melhorias para toda a nossa sociedade...

Entendo também que para isso acontecer, deveria haver uma mudança de mentalidade e de atitudes. Mas nunca é tarde para iniciarmo esta reflexão.

Por Mirian Margarete Mayer de São Paulo/SP

8 comentários:

Mariana disse...

Também penso assim é preciso mudar as atitudes para salvarmos nosso planeta.

Parabéns pela reflexão !

Mariana

Anônimo disse...

Querida Mirian,
Muito bom seu artigo. Pena que o formato de programa que vc sugere não daria ibope. O que o povo gosta mesmo é de ver baixaria, fofocas, inutilidades....
Que decepção com Pedro Bial em se prestar a este papel.

Carina Souza

Marlon disse...

O contraste na mídia:
A tragédia numa emissora e a futilidade na outra...alguém ainda aguenta?

Marlon Thiago Duloy

Anônimo disse...

Nada ver.

Anônimo disse...

Acho que escolheu o site errado, os organizadores teriam que prestar atenção nisso...

James disse...

Programa chatíssimo este tal de big brother....
De Canasvieiras, por exemplo, poderíamos contribuir exigindo que aqui tivesse mais infraestrutura, já que é uma praia turística, num reality show nestes moldes sugerido.
Abraços,
James

Anônimo disse...

Caros amigos,

O Presidente do IBAMA se demitiu ontem devido à pressão para autorizar a licença ambiental de um projeto que especialistas consideram um completo desastre ecológico: o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte.

A mega usina de Belo Monte iria cavar um buraco maior que o Canal do Panamá no coração da Amazônia, alagando uma área imensa de floresta e expulsando milhares de indígenas da região. As empresas que irão lucrar com a barragem estão tentando atropelar as leis ambientais para começar as obras em poucas semanas.

A mudança de Presidência do IBAMA poderá abrir caminho para a concessão da licença –- ou, se nós nos manifestarmos urgentemente, poderá marcar uma virada nesta história. Vamos aproveitar a oportunidade para dar uma escolha para a Presidente Dilma no seu pouco tempo de Presidência: chegou a hora de colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar. Assine a petição de emergência para Dilma parar Belo Monte –- ela será entregue em Brasília, quando conseguirmos 150.000 assinaturas:

http://www.avaaz.org/po/pare_belo_monte/97.php

Abelardo Bayama Azevedo, que renunciou à Presidência do IBAMA, não é a primeira renúncia causada pela pressão para construir Belo Monte. Seu antecessor, Roberto Messias, também renunciou pelo mesmo motivo ano passado, e a própria Marina Silva também renunciou ao Ministério do Meio Ambiente por desafiar Belo Monte.

A Eletronorte, empresa que mais irá lucrar com Belo Monte, está demandando que o IBAMA libere a licença ambiental para começar as obras mesmo com o projeto apresentando graves irregularidades. Porém, em uma democracia, os interesses financeiros não podem passar por cima das proteções ambientais legais -– ao menos não sem comprarem uma briga.

A hidrelétrica iria inundar 100.000 hectares da floresta, impactar centenas de quilômetros do Rio Xingu e expulsar mais de 40.000 pessoas, incluindo comunidades indígenas de várias etnias que dependem do Xingu para sua sobrevivência. O projeto de R$30 bilhões é tão economicamente arriscado que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento. Apesar de ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, ela seria a menos produtiva, gerando apenas 10% da sua capacidade no período da seca, de julho a outubro.

Os defensores da barragem justificam o projeto dizendo que ele irá suprir as demandas de energia do Brasil. Porém, uma fonte de energia muito maior, mais ecológica e barata está disponível: a eficiência energética. Um estudo do WWF demonstra que somente a eficiência poderia economizar o equivalente a 14 Belo Montes até 2020. Todos se beneficiariam de um planejamento genuinamente verde, ao invés de poucas empresas e empreiteiras. Porém, são as empreiteiras que contratam lobistas e tem força política –- a não ser, claro, que um número suficiente de cidadãos se disponha a erguer suas vozes e se mobilizar.

A construção de Belo Monte pode começar ainda em fevereiro. O Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, diz que a próxima licença será aprovada em breve, portanto temos pouco tempo para parar Belo Monte antes que as escavadeiras comecem a trabalhar. Vamos desafiar Dilma no seu primeiro mês na presidência, com um chamado ensurdecedor para ela fazer a coisa certa: parar Belo Monte. Assine agora:

http://www.avaaz.org/po/pare_belo_monte/97.php

Acreditamos em um Brasil do futuro, que trará progresso nas negociações climáticas e que irá unir países do norte e do sul, se tornando um mediador de bom senso e esperança na política global. Agora, esta esperança será depositada na Presidente Dilma. Vamos desafiá-la a rejeitar Belo Monte e buscar um caminho melhor. Nós a convidamos a honrar esta oportunidade, criando um futuro para todos nós, desde as tribos do Xingu às crianças dos centros urbanos, o qual todos nós podemos ter orgulho.

Com esperança,

Ben, Graziela, Alice, Ricken, Rewan e toda a equipe da Avaaz

Marlon disse...

Algém ainda se dá ao trabalho e perde tempo dando ibope a este programa ridículo e fútil?????????
Aliás, a grade da tv brasileira está "um lixo"!!!

Marlon