segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Anestesiada até quando, Canasvieiras?

Ouvi uma pessoa aqui em Canasvieiras que, não conseguindo ficar calada pra não dizer besteira, saiu-se com esta "pérola" diante da enchente que invadiu casas, lojas, shoppings, mercados, Banco do Brasil,campings,restaurantes e bares :

- Deus está zangado com Canasvieiras !

Que coisa asnática ! (Asnática vem de asno...) Esta mesma pessoa é fumante e já presenciei, por diversas vezes, ela jogar a bagana do seu cigarro no estreito ralo da nossa rua.

Deus deixa os sacos de lixo nas ruas ?
Deus esquece as latinhas de cerveja nas calçadas ?
Deus deixa as dezenas de garrafas plásticas de refrigerante soltas pelas ruas ?
Deus pega seu lavajato e limpa as calçadas com a água potável da CASAN (que vem de longe e custa caro) e direciona toda sujeira para as bocas-de-lobo estreitas e já lotadas de dejetos ?
Deus asfaltou e calçou toda a cidade, impermeabilizando o solo e não deixando saída correta para as águas da chuva ?
Deus construiu centenas de edifícios em plena zona das dunas, ao arrepio da lei ?
Deus autorizou condomínios irregulares em zonas de preservação permanente ?
Deus ocupou com casebres as encostas do morro sabendo que elas iriam deslizar mais tarde ?
Deus é o ganancioso dono de Imobiliária Celestial e, por isso, quer ganhar dinheiro a qualquer custo e constrói em qualquer lugar, com ou sem alvará ?
Deus derrubou as florestas dos morros que ajudavam a conter o solo com seus milhares de quilômetros de raízes entrelaçadas ?
Deus se apossou de morros, encostas, cursos d*água, terrenos que são da Marinha, ilhas que são do Governo ?
Deus impediu que nossas autoridades criassem juízo e tivessem um sistema de alerta eficaz e precoce, além de um eficiente e rápido sistema de evacuação ?
Deus é que exige que as autoridades fiquem apenas "monitorando", "aguardando licitações" e outros papos furados, enquanto a população pamonha e calada não vai para as ruas protestar ?

Os desastres se repetem e qualquer ecologista sabe que se repetirão cada vez com mais frequência e gravidade, ceifando cada vez maior número de preciosas vida. Foi assim ano passado. Foi assim este ano. Será assim ano que vem.

Logo virá o Carnaval. O povo anestesiado desfilará pela Passarela "Negu Quiridu", fantasiado de conde ou de marquês. E todo mundo esquecerá dessa enchente. Como esqueceu das outras.

Ficarão assim até o dia em que não existir mais areia na praia de Canasvieiras. Os hotéis e pousadas ficarem vazios. E tudo ficar entregue aos cães errantes que vagam pelas ruas. E às águas-vivas que fazem arder a pele dos insensatos. Um dia todos descobrirão que dinheiro não é tudo na vida !

Mas, por favor, absolvam Deus de toda esta sacanagem.

**********************************
AUTOR : James Pizarro - Eng. Agrônomo, Radialista e Prof. Aposentado da UFSM, RS (morador de Canasvieiras).

13 comentários:

Ricardo disse...

MUITO BOM este texto. Traduz com fidelidade tudo o que está preso na nossa garganta e que não conseguimos falar.
Parabéns ao professor Pizarro, mestre desde os tempos de Santa Maria!!!

Ricardo

Mariana disse...

Se durante o ano sofremos com estes problemas, imaginem na temporada, com tudo isto acontecendo em proporções absurdas.
Latas, garrafas pets, cigarros, sacolas plásticas, embalagens plásticas,etc...sem contar o desrespeito dos turistas que acham que podem tudo, que aqui é uma terra de ninguém, que não existe lei e que eles tem todos os direitos porque estão pagando por uns dias de férias.

Iara disse...

DIREITOS INCLUSIVE DE INFERNIZAR A VIDA DE QUEM MORA, TRABALHA, CUIDA E SE PREOCUPA COM A NOSSA PRAIA E COM O MEIO AMBIENTE.
VOCÊ,
TEM TODA A RAZÃO, MARIANA,
O NÍVEL DO TURISMO ESTÁ A CADA ANO M AIS BAIXO.

IARA

Anônimo disse...

A grande parte da população é assim, culpam os outros ou não são responsáveis....
e as ongs de meio ambiente que criticam em tudo sobre qualquer obra, estão culpando quem????
essa algum dia foram queitionadas????
leiam o processo de engordamento da praia de canasvieiras, o meio ambiente exige isso, aquilo e nunca esta bom (claro não estou defendendo a prefeitura está a anos para fazer um estudo aprofundado e nada)porque elas não fazem esse estudo já que é tão complicado para ser aprovado????

Anônimo disse...

Lendo tudo isso, muitos falam em se unir, protestar........
a população é tão acomodada, que no primeiro obstáculo, acham mais dificuldades ou criam mais dificuldades que solução, e o pior, todos tem razão.....
Que razão? Numa sociedade se busca soluções com o apoio da maioria, isso dificulta quando nem um líder tem.....

João Carlos disse...

Sou ex fumante e sou corretor de imóveis. Quando fumava era muito sem noção. Uma vez fui repreendido por um cliente depois de ter lhe apertado a mão depois de ter fumado vários cigarros e jogado a bagana na calçada em frente ao trabalho.
Na hora fiquei com raiva, talvez tenha perdido uma venda mas aprendi uma lição. Como ele mesmo me disse, se nós que vendemos o cartão postal, como podemos destruir a imagem deste cartão postal, emporcalhando nosso produto?
Vale a dica: Fumar e jogar a bagana em lugar que não seja cinzeiro ou lixo é coisa de gente sem noção e sem higiene (como eu era).
Parei de fumar, graças a Deus (e ao meu bem) pois hoje me sinto melhor.
João Carlos

Iara disse...

Conhece a história do Mayer, que depois da enchente em Canasvieiras, flagrou uma turista lançando os descartáveis no bueiro, sem se dar ao trabalho de colocar na lixeira, bem abaixo do seu nariz?
Pois é!!!!
Não é só a turista que faz isso. Canso de ver os próprios moradores, trabalhadores e até empresários (comerciantes, donos de restaurantes, imobiliárias, etc...)fazendo o mesmo, com seus cigarros (este é campeão), com os cocôs de seus cachorros, com descartáveis, papéis, e muuuuuito mais lixos e micro lixos.
Canso de ver!!!!
Cansamos de ver!!!!
Iara

Anônimo disse...

Melhor mesmo é fazer como eu faço. Do natal té o carnaval, não saio de casa a não ser para o estritamente necessário, assim não me incomodo.
Tem sido assim nos ultimos 13 anos que moro em canasvieiras, já sabendo de todos os problemas que se tem que passar em virtude de um turismo sem planejamento e sem infra estrutura.

Leopoldo

Rodrigo disse...

João Carlos, parabéns pela atitude. Agora estás passando uma imagem de pessoa saudável e, principalmente, de respeito aos demais. Já tive o desprazer de apertar a mão de um fumante e ficar o dia inteiro com cheiro de nicotina, hehehe.

Rodrigo disse...

Falou tudo, Mariana. Os turistas já vêm pra cá achando que isto é um parque de diversões, sem leis, sem horários e sem limites. Prova disso é a quantidade de camisinhas que a Comcap varre da areia junto com o lixo, todos os dias de manhã. Esta é a imagem vendida aos turistas. Pela prefeitura, e por algumas instituições que querem incentivar o turismo a qualquer custo na ilha, sem medir as consequências.

Falou!!! disse...

Este texto do professor James está na boca do povo. Na Academia Apollo não se fala de outra coisa.
Foi dada a sugestão de se fazer cópias e entregar nas imobiliárias, restaurantes, comércio em geral, pra ver se quem se comporta dessa maneira, quem sabe possa se identificar e se conscientizar.
E mudar suas atitudes!!!!
Falou!

Falou!!! disse...

O planeta AGRADECE!!!!

Falei disse...

Não querendo generalizar, mas via de regra, os próprios fumantes admitem que são mal educados e daí????
Hoje assistimos uma reportagem no jornal da Globo a respeito dos mal educados que "depositam" seus chicletes mascados em qualquer lugar.
Mais um problema....
A verdade é que se não se adquirir consciência, o planeta vai sim AGONIZAR.
Falei