quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Turismo precário em Florianópolis

Diário Catarinense, 28 de dezembro de 2010, pagina 3:

Moacir Pereira

Mudou pouco
Enaltecida em prosa em verso, tema de filmes e de músicas famosas, a Praia de Copacabana marcou com o show de Roberto Carlos, contribuição para melhorar a imagem da Cidade Maravilhosa. Pois a Avenida Atlântica, que já passou por várias obras de urbanização, está melhor e mais bonita. Os quiosques foram reformados e a orla está sendo mais humanizada. Confortáveis banheiros ali foram instalados, com espaço para chuveiros e até para fraldários.

O ano está terminando, e as praias de Florianópolis continuam sem esta mínima infraestrutura. E aí não há distinção entre os balneários da elite, como Jurerê Internacional ou Praia Brava, e os mais populares, como Ingleses, Canasvieiras, no Norte; Pântano do Sul e Campeche, no Sul. Ganha um apartamento na Beira Mar quem encontrar chuveiros públicos ou banheiros para uso dos banhistas nas praias. A temporada chegou e não se tem notícia de serviços para dar mais conforto à população e aos turistas.

As capitais do Nordeste podem não ter praias tão bonitas quanto as do litoral catarinense, mas vencem disparado qualquer comparação sobre a urbanização das áreas mais frequentadas. A Praia de Iracema, em Fortaleza, é um canteiro de obras. Com ajuda de Lula, está ficando de cinema. A Praia do Futuro há muito é notícia internacional pelos “botecos”, com arquitetura simples, mas de muito bom gosto, serviços qualificados, mesinhas e cadeiras na areia, água doce à vontade para o pós-banho. Privado e público. A Praia de Pajuçara, em Maceió, está um encanto, com cenário deslumbrante e toda infraestrutura. Entrecortada de quiosques bonitos e limpos, chuveiros e banheiros, restaurantes, bares e hotéis, tudo inserido num cenário com os coqueiros irregulares suspensos no ar e formando paisagens artísticas inesquecíveis. Recife tem a Praia da Boa Viagem, cujo prefeito, também do PT, urbanizou e humanizou com toda infraestrutura. E Salvador, e Natal e...

Terminais
Em Santa Catarina, surgiram algumas iniciativas elogiáveis de prefeituras, isoladamente. Balneário Camboriú é pioneira na qualificação de sua Avenida Atlântica. Itajaí saiu na frente com seu píer, que este ano está bombando com navios de cruzeiro. São Francisco do Sul inaugurou seu terminal, gerando mais empregos. Porto Belo deve fazer o mesmo dentro de 60 dias, projeto da Santur. Valoriza a arquitetura açoriana e revitaliza o centro histórico.

Na Ilha, já faltou água em Sambaqui e luz na Cachoeira. O trânsito travou durante três horas no Leste na madrugada de Natal. O que melhorou mesmo foi a qualidade dos hotéis, dos bares, cafeterias, lojas e restaurantes. No geral, o que dependeu do poder público, foi uma lástima.

7 comentários:

noemi disse...

infelizmente temos que conviver com incompetentes, porem torcendo que em 2011 sejamos brindados com mais estrtura e mais respeito aos nossos direitos, nao basta melhorias em hoteis, restaurantes, etc, se nao existe chuveiros e banheiros na n aorla.

Alexandre Alves disse...

Vou a Florianópolis na segunda quinzena de janeiro. Li seu post, feito em março de 2010, sobre a sujeira na praia de canasvieira e fiquei assustado. Até então era meu destino certo, mas mudei de ideia. Estou em busca de uma praia no mínimo limpa em Floripa, de preferencia na região norte. Como senti sinceridade naquele post, peço que me de dicas. Grato, Alexandre Alves, jornalista em Mato Grosso.

Anônimo disse...

Caro Alexandre,
Pedimos que leia o post "Consciência e Educação". A partir daí, terá a resposta para sua busca. Não temos como dar dicas, porém, podemos afirmar que o trabalho começou, estamos vigilantes. Lutamos muito pela despoluição do mar de Canasvieiras e pela instalação das duchas e banheiros. Quanto ao esgoto, as autoridades estão se mexendo, principalmente a ação do Ministério Público, veremos com o tempo, se melhorou. Banheiros e duchas na praia? Nada!!! Talvez no próximo ano...
Reconhecemos que a entrada do balneário está mais apresentável, revitalizada, mais limpa.
A temporada está começando, muitas coisas ainda vão acontecer. Esperamos!
Temos aqui no norte da ilha a famosa Jurerê Internacional, onde a estrutura é mais forte. Quem sabe?
Abraços,

Tirista apaixonado... disse...

Gente!!!Principalmente o jornalista Alexandre que pediu dicas, sinto muito, mas tenho que alertar.Fi quei sabendo que tem algumas pessoas que já estão com diarréia, vômitos e mal estar, depois de tomarem banho em Canasvieiras.
Temos que ficar atentos, não tem como só o pessoal do sos monitorar, é um caso para todos.
Que pena!

Turista apaixonado por Canasvieiras e que acompanha este blog

Anônimo disse...

É a primeira vez que veraneio aqui. Fiquei sabendo desta problemática através de moradores, quando precisei tomar uma ducha doce depois de sair do mar e não encontrei. Meus filhos pequenos são acostumados a não usar o mar como banheiro. Educamos assim, mas não tem jeito, o turismo aqui não facilita, nem banheiros existem. Lamentável, estou preocupado com notícias de doenças (desta e da temporada passada).

Jurandir Castro

Anônimo disse...

E preocupado também com a insegurança, depois de notícias de pouco policiamento, arrombamentos, latrocínio....
Jurandir

Rodrigo disse...

Doenças só vai contrair quem comer queijo coalho guardado a quase 50 graus dentro de uma caixa plástica pelos ambulantes na areia. Ou tomar banho nas regiões marcadas como impróprias. É só ter bom senso.