terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dia Nacional do Ministério Público

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3141432.xml&template=3898.dwt&edition=16084&section=1320

Ministério Público, por Andrey Cunha Amorim*

O Ministério Público mereceu a missão constitucional de zelar pela sociedade como um todo, defendendo o meio ambiente, o consumidor, a moralidade administrativa, a cidadania e a infância e juventude, além de combater os crimes em geral, dedicando especial atenção aos decorrentes de organizações criminosas. É uma instituição permanente, essencial à justiça, imparcial e desatrelada dos Poderes estatais, com liberdade para responsabilizar quem quer que seja, parta a ofensa de onde partir, das pessoas ou do próprio Estado.

Está em construção não é um órgão burocrático, amordaçado, acovardado à sombra das estruturas dominantes e recolhido em gabinetes, mas sim uma instituição corajosa, atuante, destemida, próxima do cidadão e comprometida com as transformações sociais.

O Ministério Público já mostrou o seu valor e vem cumprindo as suas atribuições constitucionais. Basta acompanhar o noticiário. Talvez por isso a sua atuação seja mal compreendida por alguns. De fato, não é fácil ser procurador ou promotor de Justiça. O membro do Ministério Público é um advogado sem companhia, cujo cliente não fala, não vê, não ouve, não tem amigos nem parentes. Seu cliente é a lei. E a lei tem inimigos poderosos que insistem em desobedecê-la.

Não raras vezes, os opositores do Ministério Público são aqueles que já se viram ou se encontram envolvidos em práticas ilícitas. Quem respeita o ordenamento jurídico têm no promotor de Justiça um parceiro na defesa dos seus direitos difusos ou coletivos, sempre.

Neste 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público, estão de parabéns os procuradores e promotores de Justiça do nosso Estado, agentes públicos movidos pelo espírito de “combater o bom combate”, que não se acanham para travar a eterna luta de bem defender a sociedade catarinense.

* Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público

--

Nós, do Movimento SOS Canasvieiras, aproveitamos a data para parabenizar o competente Promotor Rui Arno Richter, que está trabalhando na nossa causa. Desejamos tudo de bom, e que essa missão seja concluída com êxito.

9 comentários:

Eliseu disse...

Muito bem!!!
O próprio nome já diz: Promotor Público, que tem a missão de PROMOVER a JUSTIÇA, defendendo a sociedade daqueles que insistem em burlar a lei.
Parabéns a todos!

Eliseu

Sandra disse...

Dr. Rui A. Richter,
Parabéns!
Contamos com seu valioso empenho na solução deste grave problema ambiental de poluição da praia e mar, que afeta nossas vidas, nosso trabalho, nossa saúde.
Sozinhos,
não podemos quase nada, com a lei do nosso lado, representada pela sua autoridade, poderemos mudar o rumo desta triste realidade do momento.
As gerações futuras vão agradecer.
Obrigada,
Sandra Petersen

Camila disse...

PARABENS, DR. RUI RICHTER, SUA PROFISSÃO É PARA PESSOAS CORAJOSAS, QUE FAZEM A DIFERENÇA NO MUNDO.
TENHO 19 ANOS DE IDADE E NÃO APROVEITO A PRAIA DE CANASVIEIRAS PORQUE SEI QUE EXISTEM MUITOS LOCAIS IMPRÓPRIOS.
DEPOSITO MINHA CONFIANÇA NA SUA ATUAÇÃO PARA COMBATER AS CAUSAS DESTE CENÁRIO.
OBRIGADA, UM ABRAÇO,
CAMILA M.P.

Carlos Gomes disse...

Caro Promotor,
No dia dedicado à sua profissão, desejamos felicidades e sucesso na sua missão.
Além de todos os problemas já conhecidos na questão da poluição de nossa baía de canasvieiras, a falta de banheiros públicos agrava ainda mais a qualidade de vida.
Pense nisso e nos ajude na resolução desse entrave.
Obrigada,
Carlos Gomes

Nelson disse...

Nós, cidadãos conscientes de nossas responsabilidades, ficamos felizes e parabenizamos o promotor Arno pelo seu interesse em tentar resolver os problemas que se avolumam em nosso balneário e, no norte da ilha em geral. Neste dia do Promotor esperamos que nosso ilustre amigo não se deixe enganar pelas balelas da Casan e Vigilância Sanitária.
Um abraço
Nelson
SOS CANASVIEIRAS

Mirian Mayer - SP disse...

A presença do Dr. Rui em canasvieiras, mostra também, que devemos, cada vez mais, contar, acreditar e confiar no poder público. Acompanho de São Paulo, através do blog, o trabalho sério, responsável e consciente do movimento SOS Canasvieiras.
Torço para que todos sejam bem sucedidos, fortalecendo assim o exercicio da cidadania e o dever cumprido do poder público.
Parabens a todos envolvidos nesta importante causa.

Rejane disse...

Fique atento, promotor Dr. Rui...em qualquer vistoria, em qualquer lugar, com certeza Casan e demais não vão assumir suas fraquezas, mas com todas as letras vão colocar A CULPA nos moradores. Claro que devemos cobrar que as pessoas façam as ligações corretas, mas esse NÃO é o principal vilão.
Parabéns por estar trabalhando justo no dia em que a sua profissão é homanegeada.

Rejane

Ana Echevenguá disse...

O Ministério Público de Santa Catarina possui representantes que abrilhantam a instituição. Aproveito para enfocar a ação do dr. Rui Richter à frente do inquérito civil para apurar as irregularidades e ilegalidades praticadas pelo Município de Florianópolis e a CASAN com relação ao tratamento de esgoto. Ana Echevenguá, integrante do SOS CANASVIEIRAS.

Leopoldo Silva disse...

Esclarecedor o artigo do promotor ANDREY AMORIM, presidente do MPSC.
Parabéns a ele também.
Leopoldo Silva