segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SC: relatório aponta que 26,8% das praias estão impróprias


SC: relatório aponta que 26,8% das praias estão impróprias


FABRÍCIO ESCANDIUZZI
Direto de Florianópolis

O litoral de Santa Catarina conta com 52 pontos impróprios para banho, segundo relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). No total, de acordo com o diretor do órgão, Murilo Flores, foram avaliadas 197 localidades de 27 municípios. "O resultado mostrou que 52 pontos, ou 26,8%, não apresentam condições satisfatórias para os banhistas", afirmou.

Foi o primeiro relatório da situação das praias catarinenses visando a próxima temporada de verão, que terá início em cerca dez dias. Em relação aos anos anteriores houve um acréscimo de praias poluídas em Santa Catarina. Ano passado, a Fatma reprovou 46 locais em seu primeiro relatório e, em 2008, 49 acabaram se mostrando impróprios para banho.

Na capital Florianópolis, a Fundação informou que 19, dos 64 pontos, onde houve coleta de água, não são próprios para banhos. Entre os pontos "impróprios", estão trechos de locais badalados como a Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Ingleses e Armação do Pântano do Sul. A cidade recebe cerca de um milhão de visitantes apenas na temporada, a grande maioria entre os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

O esgoto doméstico lançado em alguns balneários preocupa a fundação do meio ambiente. Entre os municípios catarinenses, a cidade de Itapema, uma das mais procuradas no verão, mostrou um quadro nada positivo: dos oito pontos da orla onde os técnicos retiraram amostras, seis acabaram reprovados.

Segundo Flores, os técnicos da Fatma começaram a coletar semanalmente amostras de água nos locais escolhidos. O trabalho segue até março de 2011. Os relatórios com a situação das praias catarinenses podem ser acompanhados pela internet, na página do governo estadual.

3 comentários:

Anônimo disse...

Balneabilidade
Polêmico comentarista esportivo de Florianópolis demonstrou irritação com os relatórios de balneabilidade do nosso litoral, divulgados pela FATMA.
- Desde garoto eu sei em quais praias a gente podia tomar banho ou não, nunca precisei da Fatma. O pessoal toma banho lá no "Vai quem quer"? Não, né!
- O que eu espero é que divulguem PROJETOS para melhorar as condições de banho de mar para os moradores da ilha.

Do DC - Coluna do Cacau Menezes pag. 35
Renê Müller - Interino
13/12/2010

Anônimo disse...

Ahuauhaauahua!!!!
A placa tá demais.....
É isso aí!!!!!

Eliseu disse...

INSANO é quem deixa chegar a este ponto!!!!
ELISEU