terça-feira, 14 de setembro de 2010

No limite da capacidade?

Diário Catarinense, dia 14 de setembro de 2010, página 19:

No limite da capacidade?

Análise do TCE recomenda que Casan avalie novas ligações à Estação de Tratamento de Florianópolis. Estatal discorda

A situação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) insular, na entrada de Florianópolis, divide as análises do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O órgão fiscalizador diz que ela está prestes a ter sua capacidade esgotada. A estatal discorda.

De acordo com o diretor de Atividades Especiais do TCE, Kliwer Schimitt, duas recomendações foram feitas: que a Casan avalie a capacidade de a estação receber novas ligações de esgoto e que acabe com o mau cheiro do local.

Em relação à capacidade da estação, a divergência está nos cálculos feitos pelos técnicos. Os do tribunal usaram a produção diária de matéria orgânica por pessoa no valor de 48g – a estatal, 54g (ver quadro ao lado).

Com a ligação na rede de 25 mil moradores da região do Itacorubi, anunciada pela Casan, a capacidade da ETE insular seria superada, segundo o TCE.

– No projeto original, o cálculo deveria ser feito levando em consideração uma produção orgânica diária de 48g por pessoas, mas a Casan usou 54g. Queremos que a estatal apresente um estudo científico (até 10 de dezembro) para nossos técnicos avaliarem. Se nosso cálculo estiver correto, a capacidade da estação vai ser extrapolada, e o esgoto não tratado será jogado no mar – explicou Kliwer Schimitt.

Para professor, os dois índices podem ser usados

E qual seria o parâmetro certo? De acordo com Luiz Sérgio Philippi, professor do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os dois números podem ser usados, mas, para ele, o mais correto é o da Casan, 54g.

– Mas, se no projeto original o número apontado foi de 48g, ele deve ser usado. Foi colocado ali por algum motivo, e aprovado pelos órgãos ambientais.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente da Casan, Cláudio Floriani Júnior, a divergência é só no parâmetro.

– Montamos um grupo de trabalho para avaliar a capacidade da estação de tratamento e, até dezembro, vamos apresentar ao TCE – afirmou.

Por enquanto, continua o projeto de ligação das moradias da região do Itacorubi com a ETE Insular.

– Se chegarmos à conclusão de que a capacidade vai ser ultrapassada, nós ampliaremos a estação ou faremos melhorias operacionais para dar conta – prometeu Cláudio Floriani Júnior.

MAURÍCIO FRIGHETTO

Um comentário:

Iara disse...

E EM CANASVIEIRAS??????
A IMPRENSA NÃO VAI FALAR NADA????
JÁ VIRAM O ESTADO DA ETE DE CANASVIEIRAS???

Iara