segunda-feira, 9 de julho de 2012

Se não for prali, vai praonde?

Ana Echevenguá

Comento com várias pessoas sobre o absurdo de a ETE - Estação de Tratamento de Canasvieiras recepcionar o esgoto produzido nos Ingleses, Praia Brava, Jurerê Tradicional... Estou falando de uma ETE que não funciona direito com a quantidade de esgoto que recebe hoje... que está destruindo a Praia de Canasvieiras... tudo isso com farta comprovação.

E a maior parte das pessoas, vinculadas ao atual governo municipal, diz: - se não for pra essa ETE, vai praonde?

Oh! Surpresa! De repente, a Prefeitura de Florianópolis-SC resolveu se preocupar com o esgoto não tratado do bairro dos Ingleses, de Jurerê Tradicional...
E – junto com a CASAN – sem consultar os verdadeiros envolvidos, achou a “melhor solucionática”!
João Manoel do Nascimento, brilhante advogado que está nos ajudando nessa empreitada, formulou uma resposta das boas à questão que serviu de título para o texto... e senti necessidade de dividir com vocês:
“Ana, o que a CASAN quer fazer é contra a lei, é crime ambiental e pode adiar indefinidamente o projeto do emissário submarino. Esta empresa ganha milhares de reais por mês para "tratar os esgotos" de Canasvieiras e não os trata. Esta empresa deveria estar projetando, em regime de urgência, os estudos de impacto ambiental para o emissário submarino de Ingleses. Mas, nada fez até o momento. E, pior: quer transferir o problema de Ingleses para Canasvieiras e aumentar a degradação do Manguezal de Ratones e da Baía Norte.

Partindo do princípio de que a CASAN é que é remunerada para dar respostas e não a gente (movimento em defesa da balneariabilidade e do meio ambiente), a resposta a essa questão é simples:

1º - A ETE de Canasvieiras NÃO opera adequadamente conforme deveria e está com as suas licenças vencidas. Os documentos da FATMA e do ICMBio comprovam isto.

2º - O bairro dos Ingleses – sozinho - é maior do que Canasvieiras. Logo, o "aporte" de esgoto é fenomenal.

3º - O PMISB (Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico) não orienta que os esgotos sejam despejados em cursos d'água inadequados para a diluição (Rio do Brás/Rio Papaquara). Logo, os esforços deveriam ser no sentido de direcionar os projetos para acabar com este despejo atual. Não podemos esquecer que a própria FATMA já está dizendo que nem o Rio Papaquara (imagina o Rio do Brás!!) suporta o lançamento de efluentes (ainda que previamente tratados). Inclusive, passou a - literalmente - dizer que este rio não se adequa aos parâmetros legais.

4º - O PMISB jamais sugeriu que os esgotos de Ingleses fossem enviados para Canasvieiras. Aliás, o "projeto geral" do PMISB é exatamente ao contrário!

5º - O que a CASAN quer fazer é transferir o local da degradação. Atualmente, a rede de esgotos de Ingleses direciona os esgotos "in natura" para a praia (salvo engano, via Rio Capivari). Agora, o CASAN vai transferir o lançamento de esgotos para o Rio do Brás/Rio Papaquara (pois a operação desta ETE é ineficiente)!

6º - Acima de tudo, aceitar o "jeitinho" da CASAN vai permitir que o emissário submarino não saia do papel, pois a situação "temporária" ficará confortável! E permanente!

ESTÁ NO MOMENTO DE DEFENDERMOS CANASVIEIRAS E TODO O SISTEMA DE ESGOTOS QUE DEVERIA EXISTIR OU ESTAR SENDO PROJETADO (PMISB)!!!!!
Por favor, Ana, segurança nos argumentos e não caia na cilada de que o "problema também é nosso!!!". Pois ele não é.

A verdade é uma só: a CASAN finge "tratar os esgotos"; e é remunerada mensalmente por isso”.

Ana Echevenguá, presidente do Instituto Eco&Ação; e-mail: ana@ecoeacao.com.br; website: www.ecoeacao.com.br.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que vá pra p.....
Chega de maltratarem o norte da ilha.
Caramba!!!!!

Iara disse...

Tenho pra mim que é isso mesmo que "eles" querem. Acabar com tudo pra ficar com a ilha só pra "eles".
Se as comunidades não se unirem, é isso que vai acontecer.

Iara

P51 disse...

temos que comer muuuito feijão com arroz para enfrentarmos a poderosa casan.
mas um dia a gente consegue!

quando? acho que nem Deus sabe...