segunda-feira, 16 de julho de 2012

Poluição de Canasvieiras no Jornal do Almoço


Ana Echevenguá

Recebi esta mensagem do Diretor Regional da ACIF Canasvieiras, Milton Weber Filho (ACIF - Associação Comercial e Industrial de Florianópolis): “Informo que hoje de manhã foi gravado entrevista com os membros do Grupo de Trabalho Balneabilidade e Esgoto da ACIF Canasvieiras, mas que não foi transmitido hoje no Jornal do Almoço. Segundo o coordenador Ricardo Sempre Bom, a RBS TV fará matéria mais completa e lançará no futuro a reportagem”.

Um espaço desses na mídia é bom demais! Hoje - segunda-feira. 16 de junho de 2012 - os jornalistas da RBS TV encontraram-nos, por volta das 9hs, na estradinha de acesso à ETE de Canasvieiras. Estava muito frio!

Enquanto aguardávamos – eu, Darlei de Marco, Ricardo Semprebom, João Manoel do Nascimento e Roberto Schwarz -, constatamos várias ilegalidades:

- a chegada de 04 caminhões limpa-fossa. Agora, temos a prova de que o recebimento desses caminhões não tem mais autorização; que esta atividade não está autorizada na LAO (já vencida) – pag. 42 do relatório elaborado pela FATMA no final de junho de 2012;

- animais nas APPs dos córregos vizinhos da ETE;

- disposição de lixo e de resíduos de construção no entorno da ETE;

- cursos d’água praticamente mortos devido ao despejo de efluentes da ETE.

Contamos o que acontece por aqui. Cada um falou um pouco do que sabe sobre a poluição provocada pela falta de tratamento de esgoto.

Eles capturaram várias imagens da degradação ambiental. Esperamos que a reportagem – que provavelmente irá ao ar na próxima quinta-feira, no Jornal do Almoço - reproduza os reais problemas que vivenciamos. A situação é calamitosa mesmo: não há exageros no que eu digo.

É preciso dar um basta na ilegalidade de uma empresa que pagamos mensalmente para proteger o meio ambiente e a nossa sadia qualidade de vida.

Precisamos da ajuda de todos. Capricha na inspiração, na edição e na apresentação, Rafael Faraco!


Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413

Nenhum comentário: