quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vamos unir nossas forças pelo bem comum!

João Calçada
Chefe Tropa Escoteira do Grupo Escoteiro Universo - 13-SC

Em linhas gerais nossa atividade será a seguinte:

Nosso tema: O Lixo é alimento. A idéia é fazer uma analogia da Natureza com nossa vida na cidade quanto ao lixo.
"Observando a natureza podemos perceber que nada se perde. O que é descartado por uma espécie serve de alimento para outros seres, formando uma cadeia que se realimenta. As folhas e frutos das árvores alimentam animais como pássaros ou mamíferos, cujas fezes, além de propagarem as plantas, serve de alimento para outros animais maiores e até microscópicos. Estes seres ao excretarem, produzem fertilizantes para as plantas e todo o sistema se melhora.
Se pensarmos que o lixo que nós, seres humanos, produzimos também deve servir de alimento para outros entes, estaremos no caminho da completa preservação ambiental. Por não termos assimilado esse conceito, deixamos de separar o lixo adequadamente, ampliando a bomba relógio que é a questão do lixo nos centros urbanos. Além disso, moradores das cidades não sabem o que fazer com o lixo diferenciado e acabam fazendo o descarte às margens de vias pouco movimentadas e terrenos baldios, trazendo prejuízos ambientais e até para a saúde pública."

Objetivo: A proposta é disseminar entre nossos jovens e a comunidade de Canasvieiras o conceito de que lixo é alimento, contribuindo para sua correta destinação, envolvendo a população, os catadores de lixo, a empresa encarregada da coleta de lixo, empresas e outras entidades atuantes na comunidade. Nossa ação compreende o levantamento do lixo incorretamente descartado, buscar informações da destinação correta e divulgar estas informações em impresso a ser distribuído pelos escoteiros de porta em porta. Servirá, também, para a divulgação do movimento escoteiro e comprometimento dos jovens com o aproveitamento de alimentos e preservação ambiental.

Cronograma/Ações:
Dia 10/09/2011 - Na parte da manhã nossos escoteiros e seniores/guias vão percorrer ruas de Canasvieiras, Norte da Ilha de Florianópolis, fotografando o lixo descartado indevidamente nas margens de ruas e rodovias pouco movimentadas, terrenos baldios, etc... Após o almoço, deverão entrevistar pessoas da comunidade, como empresários, autoridades, dirigentes de entidades ligadas ao bairro, como CONSEG, Rotari, Blog SOS Canasvieiras, etc... Realizaremos também algum jogo. No final do dia, será entregue carta-prego com instruções para os jovens separarem, pesarem e medirem (cubagem) o lixo de suas casas durante uma semana.

17/09/2011 - Cada patrulha deverá preparar uma apresentação do que encontraram na fase 1 (levantamento do dia 10/09/2011), do lixo produzido em casa, e em seguida debaterem sobre o que fazer para eliminar esse descarte indevido de lixo. Estas apresentações serão assistidas por pessoal da COMCAP que também fará uma palestra sobre o tema. Após as apresentações, o grupo irá debater sobre as questões levantadas e buscarem soluções. No final da reunião, deverão listar ações a serem desenvolvidas e contatos a serem realizados. Durante a semana, escotistas deverão levar os jovens para visitação ao Museu do Lixo da COMCAP e buscarem soluções no mercado (empresas e catadores) e junto ao poder público.

24/07/2011 - Serão escolhidos um jovem de cada patrulha para auxiliarem na montagem de protótipo de impresso com informações à comunidade sobre a separação, acondicionamento, dias e locais de coleta do lixo, o que os catadores recolherm, empresas que reciclam, etc... Aqui teremos ajuda da ACIF, com um jornalista ou um um editor gráfico.

01/10/2011 - Novamente os jovens voltam as ruas de Canasvieiras para distribuição do impresso de porta em porta. Nesta fase seria muito importante se conseguíssemos trazer tropas de outros grupos escoteiros do distrito para termos maior eficiência e visibilidade na mída, afinal 200 escoteiros aparece muito mais do que 32 ou 64.

Importante: Segundo a COMCAP, eles fazem a coleta seletiva, porém podemos verificar que ninguém separa o lixo. Contatei a COMCAP e o Vereador Dinho que é quem coordena os trabalhos da Intendência de Canasvieiras, e temos todo o apoio, pois nossa atividade vem ao encontro do que pretendiam fazer mais próximo da temporada, que é a distribuição de impressos sobre a separação e coleta do lixo.

2 comentários:

Camila disse...

Nossa família tinha o hábito de separar o lixo orgânico (verduras, cascas de frutas, etc...) e repassar para as pessoas que possuiam horta ou criavam animais (galinhas, porcos,...)mas esse costume era lá no Rio Grande do Sul. Quando viemos morar aqui, foi um grande problema não ter o que fazer com estas sobras. Demorou muito tempo para nos acostumarmos com os hábitos daqui.
Acho que essa é a hora de mudar.

Camila

Maria Gorete disse...

Temos que unir nossas forças pra muitas coisas mais, como a insegurança, a falta de educação decente, a poluição, e muito mais!
Mas urgente mesmo é a insegurança nõa só no norte da ilha, mas em todos os lugares é uma vergonha e uma grande falta de vontade do poder publico fazer a sua parte e cumprir com as suas promessas.
Quem sabe o grupo de escoteiro se mobiliza e participa da grande manifestação que ocorrerá dia 27 terça feira as 17h em frente á Cãmara de vereadores, para pedir e exigir mais segurança para a população?