quarta-feira, 27 de julho de 2011

Os sem-teto da beira da praia de Canasvieiras

Por Ana Echevenguá*



Já contei essa historinha pra vocês: tem gente morando na beira da praia de Canasvieiras, em Florianópolis, SC. Na época, somente um periódico fez uma reportagem a respeito. Mas, informou-me que a Prefeitura nada poderia fazer porque os sem-teto estavam cadastrados em alguma listagem oficial do Município.

Assim, ano após ano, as mudanças na praia são para pior. Várias pessoas continuam morando sob as árvores, em situação ilegal e insalubre... Comendo e bebendo na areia, sem cozinha ou banheiro. Quem conhece a praia, vai identificar um dos locais habitados dessa forma: aquele barranco entre o Trilegal e a Aldeia dos Piratas, perto da pracinha das crianças.


E, em dias de chuva, eles ocupam a calçada dos bares do “centrinho de Canas”, que ficam de portas fechadas fora da alta temporada. Na última quinta-feira, na porta da sorveteria Amoratto, por exemplo, dormia um sem-teto, aquecido por 1 cobertor e 3 cachorros.

Parece que, dentre essas pessoas, estão os recentemente indenizados pela desocupação das margens do rio Papaquara.

É óbvio que esse grupo de pessoas, bebendo álcool, a qualquer hora do dia, provoca medo e insegurança. Ainda mais num local – beira da praia - onde não se enxerga nenhum representante da segurança pública.




Até quando seremos coniventes com esses bolsões de miséria e de marginalidade?



*Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Águas; email: ana@ecoeacao.com.br; website: www.ecoeacao.com.br

6 comentários:

Cida disse...

Depois das 17h dá medo caminhar na praia.

Debys disse...

Morro de medo tbm, uma vez levei minhas meninas para brincar no parquinho q devia ser limpo, mas não era e alem de não ser limpos eram cheios deste homens, nossa o q serão que vão fazer para este problema acabar, pq pelo q vi sai ano e passa ano eles voltam e ficam por ai, sempre bêbados, ai q medo..

Rodrigo disse...

Uma vez eu fiz uma denúncia de marginais morando nos arbustos de um edifício na Apóstolo Paschoal, que estava fechado. Fui ao posto policial do trevo (que até então funcionava), e relatei ao oficial de plantão. A resposta dele: "O sr. pode ligar para o 190, e dizer que tem gente armada, senão não aparece ninguém. Ou esperar até o verão, quando os proprietários chegam, e botam eles pra correr..."

Talvez o secretário de turismo mande uma força-tarefa pra recolher mendigos e cães para deixar nossa praia limpinha para os turistas, lá por dezembro...

Iara disse...

E o pior: Fiquei sabendo que a imprensa esteve aqui pra fazer uma matéria sobre os moradores de rua, como não encontraram muitos, entrevistaram alguns populares.
Sabe o que disseram à imprensa?
- "que não tem problema nenhum, são só mendigos, que não incomodam, blá blá blá..."
Ora bolas!
É evidente que o problema é sério, se o poder público não tomar providências agora, daqui a pouco não terá mais controle, pois a miséria só tende a aumentar.
Quer dizer então que não tem problema estas pessoas usarem calçadas, ruas, praia, como banheiro?
Como está no texto acima, consumir drogas e álcool é normal?
Tá tudo certo?????
FRANCAMENTE!!!!

Iara

Mariana disse...

Não é porque são mendigos e estão numa situação penosa que não mereçam os cuidados e a dignidade de vida de todas as criaturas de Deus.
Não podemos, de forma alguma, achar "normal" um ser humano viver nestas condições. É desumano!


Mariana

Ana Candida Echevenguá disse...

Que bom que várias pessoas reconhecem que os moradores da beira da praia, das calçadas, etc trazem sérios problemas à nossa comunidade. Precisamos de união para consertarmos o que está errado. As condições em que eles vivem são indignas, insalubres e nos afetam diretamente, de forma negativa. Este é o objetivo do nosso blog: discutir os problemas para encontrarmos soluções. Parabéns a todos!