segunda-feira, 18 de julho de 2011

‘Shopping center’ em Canasvieiras

Ana Echevenguá

Todo mundo gosta de ‘shopping center’. Agora, estão surgindo os de recicláveis. Afinal, reciclar é chique; coisa da hora... Em qualquer reunião verde, aparece a máxima do momento: reciclar o lixo é a fórmula mágica para salvar o Planeta.

O ‘shopping’ do qual falo já existe há algum tempo. Obedecendo às regras da livre iniciativa, está com mais ofertas. O ponto é ótimo: ao lado do Mercado Jardim, na avenida Madre Maria Vilac, praia de Canasvieiras, Florianópolis, SC, Brasil. Ali, funcionava um camping em tempos pretéritos.

Gente, é um negócio bem bolado; coisa de marqueteiro de primeira linha:

- grande área verde. (Aliás, vegetação exuberante! Seu crescimento é documentado por alguns transeuntes);

- vista pro mar;

- estacionamento fácil;

- auto-atendimento e satisfação imediata.

É perceptível que as mercadorias são usadas. Cadeira, sofá, armários, garrafas, latinhas, pneus... E imagino que o abastecimento desse ‘shopping’ ocorra na calada da noite. Pra não fazer barulho pra vizinhança.

Falando nisso: acho que os órgãos competentes não apreciaram os impactos de vizinhança – aquela regra que o Estatuto da Cidade prevê desde o século passado, mas que não se aplica à bela Ilha da Magia.

Gostaram? Shoppings como este são corriqueiros por aqui. Do lado do prédio onde moro, já começaram a instalação de um. Por enquanto, só tem material de construção e um carrinho de supermercado.

Mas, logo, logo, apresentará mais ofertas...

Um comentário:

Mariana disse...

Que dizer dos fumantes que pensam que o planeta Terra é um imenso cinzeiro a céu aberto?

Mariana