quinta-feira, 19 de maio de 2011

Resumo da reunião com Renato Hinnig


por Ana Echevenguá*

atual Secretário Regional da Grande Florianópolis - Renato Hinnig – realizou audiência pública em Canasvieiras, uma das praias do norte de Florianópolis-SC.

O Movimento SOS Canasvieiras e o Instituto Eco&Ação – na defesa da “Praia Limpa” estão convidando as autoridades competentes para se inteirarem dos principais problemas da região que, a cada ano, recrudescem. Pedindo socorro e solução.

Com dados e imagens, e exposição didática, as lideranças da comunidade mostraram, ao Secretário e sua equipe, os principais itens que originaram o evento:

- a poluição da praia e a ineficiência do tratamento de esgoto;

- os problemas relacionados à falta de segurança;

- as discussões sobre o futuro do Centro de Eventos (localizado no Sapiens Parque);

- a necessidade da implantação do projeto de engorda da praia.

- ajuda no processo de federalização da Escola Jovem (de ensino médio estadual), para qualificação da mão-de-obra dos jovens do norte da Ilha.

O Secretário ouviu atentamente. E desabafou: “O que está acontecendo hoje é fruto de erros sucessivos que vem sendo cometidos ao longo do tempo; e que a comunidade acabou também, por um determinado tempo, se acomodando ou fechando os olhos ou não se apercebendo e as coisas foram acontecendo...”

E se colocou à disposição para construção conjunta de soluções, buscando envolvimento da sociedade, da iniciativa privada. Falou, inclusive em “buscar parceiros que tenham capital pra investir...”.

Mais de uma vez, cumprimentou o grupo pela organização, pela forma de exposição dos problemas. “Vocês estão no caminho certo: não desistam!

E a sugestão de encaminhamento foi bem prática: quer nossas reivindicações por escrito, para repassar aos órgãos competentes. Comprometeu-se a informar ao grupo, periodicamente, o andamento das demandas. Se necessário, vai promover reuniões, seminários para a busca de soluções.

Enfim, foi uma reunião produtiva em que estavam presentes aqueles que realmente sonham com um futuro melhor para Canasvieiras. Nosso grande desafio - de ora em diante - é angariar mais adeptos para a causa, mais pensadores e ativistas para a busca conjunta de soluções. Afinal, segundo Hinnig, “os desafios estão aí para serem vencidos...”.

* - advogada ambientalista, integrante do Instituto Eco&Ação e do Movimento SOS Canasvieiras, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, www.ecoeacao.com.br.

Um comentário:

Mariana disse...

Obrigada!

Mariana