quinta-feira, 28 de abril de 2011

A farra da ignorância

Todos os anos, Santa Catarina e os catarinenses são humilhados pela abominável prática da farra do boi. Contrariando a lei e a ética, a farra é um espetáculo patético e degradante, que vai empurrando e confinando seus adeptos em bolsões de ignorância, nos quais a vítima não é apenas o boi. O próprio farrista, ainda que não o saiba, também é vítima. É vítima de uma das piores educações do mundo; do ensino público sem qualidade, onde a educação não diferencia cultura de barbárie e, portanto, não é libertadora.

É vítima da omissão da Igreja Católica, que não se manifesta de forma clara e firme, condenando uma prática que tortura um dos animais que aqueceram Jesus na manjedoura. Talvez por medo de perder os fiéis para as igrejas evangélicas.

É vítima de pseudoestudiosos, que editam livros teorizando que a farra não é movida pela violência, ainda que o animal termine em uma massa ensanguentada. É vítima de políticos anacrônicos, que garantem votos financiando a farra nos seus currais eleitoreiros.

É vítima, ainda, da hipocrisia de pessoas que os incitam, alimentando a rejeição aos cidadãos de outros estados da União, em áreas pobres, onde a riqueza vem de fora. É mais barato dar um boi para a farra na Semana Santa do que pagar melhores salários o ano inteiro.

Se o farrista fosse um pouco mais esperto, saberia que é com ele que a ignorância faz a sua farra.

Na farra do boi, todos perdem. Só ganha quem vende a “pinga”.

MARIA DA GRAÇA DUTRA
DIRETORA MUNICIPAL DE BEM ESTAR ANIMAL DE FLORIANÓPOLIS

3 comentários:

Sandra disse...

Não dá para aceitar a Farra do Boi.
Precisamos evoluir!

Sandra disse...

Hoje é o Dia de Proteção aos Animais. Vamos refletir sobre o que estamos fazendo por eles, especialmente quando permitimos tais abusos.

Guta disse...

Esse negocio de farra de boi, rinha de calo, de gachorros, sejá la o que for já era. só não ve quem não quer.

Guta