sábado, 2 de abril de 2011

Litoral catarinense em alerta

Diário Catarinense, 2 de abril de 2011, páginas 36 e 37.

Litoral catarinense em alerta
Análise mostra que 58 pontos de SC passaram a maior parte da temporada impróprios para banho

Na Praia de Ponta das Canas, na Capital, o garoto de 13 anos exaltava a “baita beleza da praia”. – E como é a lagoa ali ao lado? – questiona o repórter. – Se tu tomar um banho lá, tu morre. É cheia de bactéria e cocô – responde o menino. Apesar do exagero, ele tem certa razão. A lagoa é um dos 58 pontos poluídos no Estado na maior parte da temporada.


O DC analisou os relatórios de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) nos últimos três verões. Chegou à conclusão de que o número de pontos críticos aumentou na temporada 2010/2011, após uma queda no período de 2009/2010.

O estado é considerado crítico quando os pontos analisados passaram pelo menos a metade do tempo impróprios para banho, ou seja, se o local teve coletadas 10 amostras, por exemplo, pelo menos cinco vezes ele apresentava coliformes fecais acima do permitido.

Os pontos estão espalhados por toda a costa catarinense. Mas os resultados de três cidades chamam a atenção no ponto de vista negativo. Itapema e Porto Belo apresentam quase todos os pontos em estado crítico. E Florianópolis tem 23 locais na mesma situação.

Durante a semana, o DC, acompanhado do responsável pelo laboratório da Fatma, Marlon Silva, visitou pontos problemáticos no Norte da Ilha.

– Os rios se transformaram em condutores ou em depósitos de esgoto sanitário – analisou Marlon, ao passar ao lado do Rio do Braz, que desemboca na Praia de Canasvieiras, ao lado do trapiche das escunas de passeio.

Marlon contou que os pontos impróprios para banho estão, geralmente, próximos da foz de rios ou lagos. Significa que o esgoto doméstico passa por eles antes de contaminar a costa.

Naquele balneário, há seis pontos de análise: um crítico, dois regulares e três bons. Só que no relatório do dia 25 de janeiro todos foram considerados impróprios para banho.

– Naquela semana, choveu demais e estourou a barra do Rio do Braz, que invadiu o mar. Assim, todos os pontos ficaram contaminados – disse Marlon.

Ao lado de Canasvieiras, Ingleses também enfrenta problemas. Em um dos pontos, próximo a uma região de restaurantes, há um cano grande por onde deveria descer a água de um córrego. Mas a análise dos dados mostra mais do que água por ali. Há três anos, apenas 36% das análises estavam próprias para banho. Neste ano, nenhuma.

– No fim da tarde, desce pelo cano uma água preta com cheiro forte. Os turistas passam com a mão no nariz – conta o garçom Alex Sander Furtado.

Moradores dizem que, no passado, as mães levavam os filhos para brincar naquelas águas. Em outros pontos, a reportagem flagrou turistas e moradores passeando ou até pescando em lugares impróprios.

Em Ponta das Canas, uma garotinha brincava na água que escorria da lagoinha. A mesma água descrita pelo menino de 13 anos como um lugar cheio de bactéria e cocô.

MAURÍCIO FRIGHETTO

3 comentários:

Sandra Petersen disse...

Ou você se molha no mar, correndo o risco de ficar doente por causa dos coliformes fecais ou então....
Entra para uma boa academia para adquirir um ótimo condicionamento físico, e dar esses saltos que vemos nas fotos, sem sofrer uma distenção muscular ou coisa assim!
Na situação ATUAL que envergonha o nosso litoral....só temos estas duas opções!

Sandra Petersen

Anônimo disse...

Parece brincadeira!

Anônimo disse...

Não não é brincadeira é ridiculo submente as pessoas a cenas como estas!!!!

Lenowie