quarta-feira, 6 de abril de 2011

Desabafo de um hermano

Oi, antes do que nada tenho que pedir desculpas pelos erros na escritura porque nao sou brasileiro, sou argentino e meu nome è Ariel Percuco tenho 41 anos; sou da Argentina e moro com minha esposa Lina e Priscila, a filha em Buenos Aires.
rimeiramente gostarìa de dizer que nòs AMAMOS BRASIL E ADORAMOS FLORIANOPOLIS, tanto assim que temos planos de morar là em algum momento. Todos os veroes tiramos ferias no Norte da Ilha, como uma grande quantidade de argentinos, muitos amigos ou familiares nossos formam parte de esa grande quantidades e o comentario hoje em dia è o mesmo: a grande preocupaçao pela contaminaçao e poluiçao das praias.
Como voce bem diz, e surpreendentemente pior a situaçao de 5 anos para cà, especialmente dos últimos 3 anos.
Aquela beleza que nòs apaixonou hà 20 anos quando fui pela primeira vez foi desaparecendo com a construçao dos condominios que denominan "pè na areia", ou "de frente para o mar", que tirarom aquelas casinhas a beira da Praia principalmente em Cachoeira, e agora a construçao indiscriminada de condominios que agora a construtoras para tirar um pouquinho de culpa protegem a restinga da Praia e com isso pensam :"Pronto, ja fizemos a nossa parte e colaboramos com a natureza".
Este ano tiramos muitas fotos do desborde do Rio Braz ao lado do trapiche de Canasvieiras, da sujeira e dos esgotos saindo para a Praia, e uma coisa que chamo a nossa atençao: vimos muitas lixeiras sem sacolas e pior ainda, sem recolher o lixo, quando antigamente daba para ver muitos recolhedores de lixo vestidos de bermuda verde uma ou duas vezes ao dia.
Alem da nossa preocupaçao pela poluiçao, queríamos comentar que voces jà devem ter notado que muita, mas muita gente menos de Argentina estao indo para là è nao se enganem: nao è somente pelo cambio que è desfavoravel agora para nòs, o outro motivo è essa sujeira è os esgotos diretamente na Praia. Muitos argentinos donos de apartamentos comprados nos anos 90 jà nao curtem ferias là porque alugam para turistas, mas èles vao para outros locais, seja no Brasil ou mesmo na Argentina.
Este ano limos no Diario Catarinense e assistimos os jornais na tv : RBS, BAND, BARRIGA VERDE etc, que este verao quase 1000 pessoas foram atendidas por ter entrado em contato com a escherichia coli, que causa diarreia, vómitos, dores abdominais e outras doenças que vem da agua contaminada com esgoto , e daqui a pouco principalmente na area do rio Braz o problema vai piorar: tem o Aguas Vivas acho que è o nome que vai ter lanzamento no verao que vem, e o outro condominio que vai se construir Aguas da Cachoeira, ao lado do outro.
Como diz o Prof. James Pizarro: Estao matando a galinha dos ovos de ouro.

4 comentários:

Tathy disse...

Será que adiantava as autoridades lerem este depoimento do turista argentino? Será que eles não iam sentir vergonha?

Tathy

Anônimo disse...

A continuar do jeito que tá e n inguem agindo, a proxima temporada será pior. E muito preocupante publicação do desabafo deste argentino. o tiro podera sair pela culatra. em vez de atrair o turismo vao é espantar os poucos turistas que ainda vem par cá. pensem nisso autoridades e sos.

Sandra Petersen disse...

Infelizmente, para as "autoridades", tanto faz....!!! Para o sos, chega de "empurrar a sujeira para debaixo do tapete".
E vem mais desabafos por aí!

Sandra Petersen

Anônimo disse...

Boa noite!!
Sou natural de Florianópolis e moradora do bairro de Cachoeira do Bom Jesus desde que nasci.
Este Argentino tem toda razão, mas isso que está acontecendo não é apenas de 5 anos pra cá não... infelizmente já é de mais de 10 anos... mas somente agora estão aparecendo os sintomas com mais força... lembro-me como se fosse ontem de uma vez que eu brincava na praia com uma amiga e fazíamos uma brincadeira e acabei engolindo um pouco de água do mar... e o resultado nao foi outro, fui parar no pronto socorro. Isso já tem, bem mais de 10 anos. Agora com toda essa mudança climática,as coisas estão acontecendo com mais intensidade ainda. Os mares estão cada dias mais poluídos, e agora a nossa àgua (potável) já não é mais segura... vamos ver se chegamos vivos ate 2020 né??