quarta-feira, 2 de março de 2011

Venham pro nosso “Arrastão do Bem”!

No próximo dia 06 de março, Domingo de Carnaval, o Movimento SOS Canasvieiras vai às ruas fazer um “Arrastão do Bem”. Num clima de alegria e descontração, o grupo fará um trabalho de limpeza e conscientização, com coleta de lixo e distribuição de panfletos.

A concentração será às 10hs, no Capitão do Mar, o barzinho do Jorge e da Neuzinha, que fica na areia da praia, próximo ao Riacho Beatriz.

Canasvieiras vive um momento crítico. E carece de cuidados urgentes. A falta de tratamento de esgoto – somada ao descaso dos governantes e da CASAN - está afetando diretamente a saúde dos usuários da praia. Em janeiro, após a chuva que alagou o balneário, foram mais de 15 mil casos de “virose”, provocada por coliformes fecais.

Ou seja, está mais do que comprovado que tem cocô e xixi na água e na areia! E não dá mais esconder isso debaixo do tapete!

Um dos objetivos do SOS Canasvieiras é chamar a atenção da mídia para este problema de saúde pública. E, desde março de 2010, várias reportagens foram feitas, mostrando um pouco da realidade local.

Também levou o caso às autoridades competentes. O Ministério Público Estadual foi um dos primeiros a cumprir seu papel: instaurou um inquérito civil para apurar as ilegalidades noticiadas.

Quem não entende, acha que o Movimento, ao discutir os problemas que o balneário experimenta, poderá falir a indústria do turismo.

Ao contrário, queremos defender e preservar as riquezas naturais de Canasvieiras, para atrair cada vez mais turista. Afinal, é este que gera emprego e renda na Ilha.

Por isso, queremos que nossos governantes cumpram suas obrigações e entendam que preservar é preciso! Queremos saneamento básico! Queremos praia limpa!

Portanto, junte-se a nós! Abrace essa causa! Adquira sua camiseta no Mercado Jardim, do Seu Chico. Visite nosso blog - http://soscanas.blogspot.com - e página do Facebook.

Enfim, faça parte desse grupo de voluntários apaixonados por Canasvieiras e que está lutando para garantir a sadia qualidade de vida, um direito que está nas linhas e entrelinhas da nossa Constituição Federal e Estadual.


Por Ana Echevenguá.

5 comentários:

Iara disse...

Eu estarei com visitas em casa, mas elas já sabem deste compromisso e vão nos acompanhar. Vão "engrossar o caldo".
Afinal, é uma ação que interessa a quem mora no nosso planeta!

Iara

Mayer disse...

No jornal Notícias do Dia, de hoje, com destaque, está o convite para o Arrastão do Bem, com uma nota detalhando.

Mayer

Anônimo disse...

Também saiu no DC de hoje,dia 04/03/2011, na coluna do Rafael Martini.
Como se vê, não é por falta de divulgação que o arrastão não tem tudo para ser um sucesso.
Queremos ver agora como será a mobilização.

Mirian disse...

Quem escreveu o artigo acima foi a Dra. Ana Echevenguá, advogada ambientalista e também integrante do movimento sos canasvieiras. Está no facebook e em outros sites.
Parabéns!
Mirian

Anônimo disse...

O arrastão poderia terminar dentro da estação de tratamento de esgotos para todos apreciarem o tanque final e ver com os seus próprios olhos o que está indo para os rios da região.