domingo, 12 de dezembro de 2010

IPTU, Poluição e Incompetência

Prezado Promotor de Justiça – Rui Arno Rischter – MPE – SC

Estou, hoje, particularmente irritado e lhe escrevo ou vou ao psicanalista que o meu plano de saúde não paga.

Senhor, acabo de receber o boleto do IPTU com a inovação de que, agora, se quiser fazer jus ao desconto de 20% tenho que pagá-lo integralmente até o dia 03 de janeiro de 2011, o que antes era possível até o dia 03 de Março.

Não sei se a intenção do prefeito Dário é garantir o caixa antecipado abocanhando parte do nosso 13º., ou se sabendo que as nossas despesas de final de ano são elevadas não poderemos usufruir do desconto.

De qualquer forma ele sempre lavará as mãos, como Pilatos, e vai dizer que foram os vereadores que aprovaram essa estrovenga.

Mas, o que irrita ainda mais é saber que esse achaque, secundado pelas taxas e emolumentos e capitaneado pelo Fundo de Participação dos Municípios, repassado, do nosso, pelo Governo Federal, serve para sustentar essa Prefeitura incompetente e a nossa Câmara de Vereadores que ainda não descobriu para que serve.

Caminhando, cedo, pela praia de Canasvieiras eu me deparei com a placa de praia “Imprópria” ali colocada pela Fatma para nos proteger dos coliformes fecais e me lembrei da vossa estupefação na audiência pública realizada no Hotel Moçambique, onde a representante da Vigilância Sanitária Municipal nos atirou à cara a culpa pela poluição, dizendo que os moradores veranistas lançam os seus dejetos na rede pluvial da prefeitura e com isso poluem a praia.

Caro promotor, Canasvieiras está às moscas, a temporada ainda não começou e os veranistas ainda estão lançando os seus dejetos em outras plagas, então como se justifica que a praia, na altura da rua Acari Margarida, já esteja poluída pelos coliformes?

Será que os engenheiros de engenho e os sanitaristas de escrivaninha da Prefeitura ainda não entenderam que as águas represadas na saída da rede pluvial e do córrego Beatriz apodrecem sob o sol e que bastaria escoá-las para o mar para acabar com isso?

Desculpe Senhor Promotor, mas pagar para ter a incompetência como produto é de lascar!

Abraços,

Maltez

4 comentários:

Carlos Gomes disse...

A população, não só de Canas, mas de toda a ilha, concorda em gênero, número e grau com o sr.Maltez.
É DE LASCAR!!!!

Carlos Gomes

Sandra Petersen disse...

Só não concordo com o tal cano que "jogaria" a "coisa" para o mar.
O que queremos é PRAIA e MAR LIMPOS!!!
Sandra Petersen

Morador de Canasvieiras também indignado disse...

TB ACHO QUE DEVE HAVER UMA FORMULA DE RESOLVER O PROBLEMA SEM POLUIR O MAR E PRAIA. REALMENTE O MAU CHEIRO ALI É INSUPORTÁVEL, NÃO MERECEMOS CONVIVER COM ISSO ANOS A FIO E AINDA TERMOS QUE PAGAR ABSURDO EM IMPOSTOS, NO CASO ESTA VERGONHA DE IPTU COM DESCONTO SOMENTE ATÉ 3 DE JANEIRO.
PARABÉNS VIZINHO MALTEZ!

Equipe disse...

Em resposta ao desabafo do sr. Maltez, o Promotor de Justiça da Capital, Dr. Rui Arno Richter informa o seguinte:
Amanhã, terça-feira, dia 14/12/2010, estará em Canasvieiras, a partir das 16h em frente ao Hotel Moçambique (Av. das Nações), para acompanhar os trabalhos de inspeção ajustados com a Casan e Vigilância Sanitária.
Também estará à disposição dos interessados para novas sugestões sobre o encaminhamento a ser dado a estas e outras questões.
Nós, do Movimento Sos Canasvieiras, pedimos que o maior número de pessoas compareça a este encontro.

Equipe do Movimento SOS Canasvieiras