terça-feira, 30 de novembro de 2010

Problemas no Norte da Ilha

Trecho de reportagem publicada no Diário Catarinense do dia 30 de novembro de 2010, páginas 20 e 21.

Reportagem completa.

Problemas no Norte da Ilha

A Praia de Canasvieiras, a que mais recebe visitantes na temporada, passa por problemas de segurança e poluição. O argentino Carlos Malerba e sua esposa italiana Catarina Todaro vêm há 12 anos passar as férias no balneário. Para eles, o crescimento desordenado na praia está arruinando a região, que, na avaliação deles, está pior ano a ano.
— Um exemplo é isso aí — mostra Malerba, apontando para o Rio Beatriz, depósito de esgoto que desemboca no mar e cujo mau cheiro aumenta no verão.

A mesma reclamação ambiental acontece na Praia dos Ingleses nos locais que, esporadicamente, ficam impróprios para o banho. A turista Aline Sobreira, de Belo Horizonte, reclama da sujeira, lixo, esgoto e da presença de cachorros na praia.

O secretário de Turismo admite que na cidade existem praias poluídas e limpas. Segundo ele, as poluídas não são turísticas, como as baías Norte e Sul.

— Já as praias turísticas são limpas e, ocasionalmente, ficam com áreas impróprias. Isso passa pela conscientização da comunidade em manter as fossas limpas e fazer a ligação na rede de esgoto e não na rede pluvial — responde Gomes.

Para ele, a solução é uma só: gestão compartilhada das praias, seguindo o modelo de Jurerê Internacional, que possui a certificação internacional de qualidade de praia Bandeira Azul. Trata-se de uma estrutura com participação do empresariado, associação de moradores e do poder público para gerar resultados mais rápidos.

— Mas não tão rápidos para o início da temporada.

4 comentários:

Equipe disse...

VOLTAMOS A INSISTIR NO ASSUNTO BANHEIROS E DUCHAS.
É VERGONHOSO, INDIGNO, DEPRIMENTE, NÃO OFERECER AOS MORADORES E TURISTAS O MÍNIMO DE INFRAESTRUTURA.
NESTA REPORTAGEM COMPLETA ESTÁ ESCRITO QUE FLORIANÓPOLIS RECEBERÁ, NESTA PRÓXIMA TEMPORADA, UM NÚMERO MUITO MAIOR DE TURISTAS.
ONDE ESTAS PESSOAS VÃO TIRAR O SAL DO CORPO E FAZER SUAS NECESSIDADES?

SOS CANASVIEIRAS

Anônimo disse...

No mar, é claro!!!!

Iara disse...

Que desagradável. Ontem uma turma de estudantes invadiu a praia de canasvieiras (excursão de final de ano), mas ao saírem do mar, antes de entrar no Ônibus para seguirem viagem, começaram os problemas, não havia água doce para tirarem o sal e areia do corpo, tiveram que apelar para a boa vontade de moradores e desta maneira tomarem um mísero "banho de gato".
E aí, prefeitura, o que nos dizem desta situação???
Iara

Debys disse...

Acabei de chegar aqui, faz dois meses, fic triste com que acabei de ler, mas vamos fazendo, que uma hora ah de dar certo, sempre q vou a praia levo uma sacola e e minhas filhas catamos os lixos, que deixam para trás...não seria nem necessário fazer mais campanhas para praias limpas, usou tinham q deixar limpas nao é...E povo mal educado, isto é uma vergonha!!!
Debys!!