quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Apelo

Procurador da República – Maurício Pessutto
Divisão de Tutela Coletiva e Cível
Área do Consumidor e da Ordem Econômica


Prezado senhor,

Por não saber a quem me dirigir nesse Ministério Público, tomo a liberdade de denunciar e solicitar providências enquanto consumidor dos serviços de coleta e tratamento de esgoto do bairro de Canasvieiras na cidade de Florianópolis. Ao fazê-lo, informo que solicitação semelhante, sem sucesso, já foi encaminhada à vossa Procuradoria dos Direitos do Cidadão.

Desnecessário torna-se dizer que antes de apelar ao Parquet procuramos a Casan, a Prefeitura Municipal, a Fatma e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, sem sucesso e manifestação.

Vamos aos fatos: Desde 1997 a rede pluvial da região da Rua Acari Margarida em Canasvieiras, de responsabilidade da municipalidade, esgota a precipitação pluviométrica diretamente na praia, o que é aceitável uma vez que águas pluviais não são necessariamente poluídas.

Ocorre, porém, que paralelamente a concessionária estadual de águas e esgotos – Casan instalou a sua rede coletora que por razões diversas lança dejetos naquela rede pluvial que deságua na praia, poluindo-a durante todo o período de verão, comprometendo a balneabilidade, provocando doenças de pele e outras relativas ao aparelho digestivo, pela ingestão da água do mar poluído.

Senhor, entendo que como contribuinte da prefeitura eu sou um consumidor dos seus serviços e pago pela sua boa prestação e não por serviços de má qualidade. Como consumidor dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário julgo que tenho o direito de receber a água dentro das características físico – químicas definidas na portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, o que é feito, mas na mesma proporção do consumo da água, pago pelo esgotamento sanitário, o que não é feito com qualidade.

Nos dois casos, Prefeitura e Casan, eu não tenho alternativas e o pagamento me é imposto sem descontos pela má qualidade do oferecido, ou seja; sou obrigado a pagar para ver o esgotamento sanitário misturado às águas pluviais que poluem uma das mais belas praias desta ilha e ter, ainda, a minha saúde comprometida, além do mau cheiro insuportável que exala naquele ponto.

A Prefeitura alega que a sua rede pluvial, por si, não polui e que são os moradores que lançam os dejetos domésticos na sua rede, o que é ilegal. Argumento que no meu entender é falho, pois as edificações somente recebem o “habite-se” após a vistoria e aprovação da Vigilância Sanitária e da Casan. Então como é que as ligações estão incorretas e a culpa é lançada a crédito dos moradores? Onde está a responsabilidade dos aprovadores da Prefeitura e da Casan que atestaram e liberaram o habite-se?

Entendo que como consumidor de qualquer produto eu tenho o direito de recebê-lo dentro das especificações e não cabe e não se aceita que o fabricante de um automóvel lance a culpa de uma falha mecânica aos seus fornecedores de auto peças.

Assim, alguém que defenda o cidadão consumidor e contribuinte deve, no meu entender, chamar às falas estes dois prestadores de serviços e exigir que em conjunto resolvam o problema, sob pena de terem suspensos os pagamentos relativos à prestação dos serviços.

Senhor procurador, aguardo e agradeço as vossas providências para sanar o problema.


Manoel Rodrigues Maltez

5 comentários:

Iara disse...

APOIADO!!!
APOIADO!!!!
APOIADO!!!!!!
Tomara que o promotor leia isso.
E muito mais que virá por aí...
A CASA TÁ CAINDO..ou melhor, JÁ CAIU!!
CHEGA, a população catarinense não aguenta mais!!!

Iara

Anônimo disse...

Onde estão as fotos?

Sandra Petersen disse...

Seria JUSTO que não tivéssemos que pagar a taxa de esgoto, já que somos severamente PENALIZADOS quando, por um infortúnio ou outro, deixamos de pagar nossos boletos.
O mesmo deveria acontecer: PENALIZAR quem não nos presta um serviço À ALTURA, incomodando naquilo que eles mais prezam, ou seja, O BOLSO.

Sandra Petersen

Anônimo disse...

Acima perguntaram onde estao as fotos. Nem precisa mostrar fotos, no temporada basta dar uma caminhada na praia para ver com os proprios olhos onde tá os problemas e alem do mais, fotos não tem cheiro, portanto, são dispensáveis, pois o fedor é insuperável e insuportável.

Orotro

Jaqueline disse...

Nesses links é possível visualizar as fotos:

http://www.flickr.com/photos/soscanasvieiras/5169908977/

http://www.flickr.com/photos/soscanasvieiras/5169908945


Mas infelizmente elas não possuem cheiro.