terça-feira, 19 de outubro de 2010

A geração “praia limpa”

Ana Echevenguá

Eles não são mais crianças. Ainda não chegaram à idade adulta. Mas conhecem os seus direitos e saíram às ruas – com autorização por escrito dos pais – para exigirem “praia limpa”.

Quem são? Os estudantes do ensino médio da Escola Jovem de Canasvieiras, um dos bairros de Florianópolis-SC.

A concentração dos alunos, direção e professores, juntamente com o grupo SOS CANASVIEIRAS ocorreu às 14hs do dia 18 de outubro de 2010, na avenida das Nações. A data foi escolhida porque, neste dia, estava programada a audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual para discutir, entre outras, as problemáticas da falta de saneamento básico na praia de Canasvieiras.

A audiência não ocorreu, conforme previsto. Foi adiada para o dia 08 de novembro de 2010. Mas, os estudantes não desistiram da manifestação – que já contava com todos os preparativos - e farão outra nessa data.

Ou seja, a “geração praia limpa” sabe o que quer e pretende defender seu direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado!

Após uma caminhada pelas ruas do bairro, eles escolheram o trapiche para promoverem algumas atividades como jogo de vôlei e coleta de lixo da praia. Claro que não deixaram de lado o banho de mar, nem o beijo na namorada.

Uma manifestação pacífica sob o sol da primavera, sob a batuta de professores que gostam do que fazem; que ensinam por amor à profissão que abraçaram; e que sonham com um mundo melhor para seus pupilos. Risadas e barulho de meninos e meninas, que ainda gostam de ouvir a obra de Renato Russo e similares.

De vez em quando, alguém gritava: ‘água, maçã, banana e goiaba; quem quiser, pode pegar’! Era a oferta do lanche pra molecada.

Diversos cartazes e faixas deixaram clara a conscientização de que os recursos naturais carecem de preservação. E que isso é de suma importância para a economia e para a saúde dos habitantes locais.

“Queremos praia limpa” – esse grito de guerra vai ecoar durante algum tempo nas nossas cabeças.

15 comentários:

Anônimo disse...

Bonito texto Ana!

Parabéns a todos! Em especial a Sandra que tornou esse evento possível.

um abraço a todos.

Camila disse...

Foi emocionante o envolvimento da juventude...exercendo sua cidadania de forma pacífica e enfática.
Todos estão de parabéns!!!!

Camila

Sandra disse...

Ana, deu para perceber que a juventude te inspira, que a luta por dignidade e justiça são combustíveis que mantem acesa a vontade de não desistir.
Muito legal o teu texto!!!
Sandra

Sandra disse...

Obrigada e parabéns a Nelson, Maria Alice, Alice, Fábio, Walter, Ofélia, Sonia, Rosa,Ana, Jaque,Paulo, Tião...que se esforçaram e contribuíram com o que puderam, para o sucesso que foi esse evento.
Toda a Escola... professores, direção, alunos, APP, Grêmio Estudantil...

Sandra

Jaqueline disse...

Link para fotos do evento:
http://www.flickr.com/photos/soscanasvieiras/tags/passeata/

Rafa disse...

muito bom ver gente unida fazendo alguma coisa por nos, a temporada tá chegando e ninguem merece praia suja, sem esquecer que a areia das praias nao é cinzeiro, viu?

Rafa

Anônimo disse...

Bem legal este texto da Ana Echevenguá, nossa turma adorou! Obrigada! Beijos,
Carol

Jaqueline disse...

Oi Pessoal,

O RBS notícias fez um pequeno comentário sobre a manifestação, o vídeo esta disponível no endereço:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=144566&channel=47

Jaque

Jaqueline disse...

Link para a reportagem "O balneário esquecido" - 29/10/2010 - Jornal Notícias do Dia

http://www.flickr.com/photos/soscanasvieiras/5099799848/

http://www.flickr.com/photos/soscanasvieiras/5099200499/

Áurea Martins disse...

PARABÉNS À TODOS PELA INICIATIVA

Paula Marins disse...

Viram que gracinhas os meninos do grêmio estudantil, tocando o "barco pra frente"???
São esses que vão conduzir o futuro do Brasil. Que sejam éticos e justos, que lutem por um mundo melhor!!!!
Paula

Sandra Petersen disse...

É verdade...os políticos de hoje, começaram assim, no Grêmio Estudantil, da escola ou faculdade,exercendo e praticando a política estudantil.
Tomara que os de hoje (esses e outros meninos) sejam BEM DIFERENTES da maioria que se vê pelo país afora...Carecemos de gente honesta e justa!!!

Sandra

Suely disse...

Saudades.....muita emoção neste escrito.

Obrigada!!

Suely

Mariana disse...

Muito bacana e gostoso de ler este artigo. Fica uma sugestão: Criar o dia do "LIMPA PRAIA", na alta temporada, praia cheia, fazer um "arrastão" de limpeza para ver se assim os "sugismundos" os "sem noção" se conscientizam....!!!!

Mariana

Anônimo disse...

O professor diz que a praia está cheia de cachorros, entre outros problemas, como poluição, etc...,mas o que fazer com as pessoas que se livram dos cachorros e deixam abandonados nas ruas? tinha que rever essa lei que proíbe as pessoas de terem mais de cinco animais em casa...por isso que a ong Abaré foi embora, deixando de ajudar a solucionar ou ao menos amenizar esse grave problema de saúde pública. os bichos são vitimas com certeza, as pessoas é que são as responsáveis, as vilãs...