Publicado no Diário Catarinense, 15 de outubro de 2010, pág
Oi, professor!*
Como é gratificante ouvir, todos os dias, de nossas crianças e jovens, esta expressão carinhosa, alegre e espontânea: Oi, professor!
E tão profundo reconhecimento só podia ser dirigido a um profissional fundamental neste país. Afinal, professor é uma pessoa que ensina uma ciência, uma arte e uma técnica na construção do conhecimento, o que exige muitas qualificações tanto acadêmicas quanto pedagógicas.
Com sua mágica e arte, o professor encara, todos os dias, uma plateia, que está à sua espera. Este é o desafio de quem exerce uma das profissões mais antigas e mais importantes, já que as demais, na sua maioria, dependem dela. Nunca foi fácil ser professor, mas sempre foi motivo de realização.
Ser professor é conviver com a esperança de dias melhores nas condições de trabalho, além de buscar aprimoramento técnico e qualidade. Grandes educadores, como Anísio Teixeira e Paulo Freire, inclusive nossos professores, servem de referência e de reserva moral e de conduta para o país.
É hora de os governantes focarem a educação como verdadeira prioridade e futuro de uma nação que requer sabedoria, desenvolvimento e independência.
Não esquecemos, neste cenário, a figura do professor. Afinal, educação é investimento. Segundo Cristovam Buarque, um professor se faz com a cabeça, o coração e o bolso.
Enfim, ser professor é ser alguém que escolheu dedicar sua vida, seu trabalho e os seus passos aos outros. E o reflexo singelo desse dom é o desenvolvimento da afetividade, que resulta em um sorriso estampado em nossos rostos e o sentimento de que tudo valeu a pena! A recompensa não poderia ser melhor a cada vez que ouvimos a saudação: “Oi, professor!”
Parabéns, professor, pela passagem do seu dia!
JESSI HELENA JOSTEN OLIVEIRA * * PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PROFESSORES
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O movimento SOSCANASVIEIRAS não podia deixar esta data passar em branco.
Nossos parabéns a todos os mestres que fazem desta missão uma das mais belas e dignas profissões!
Sandra
Parabéns a todos os professores, mesmo que hoje não seja o dia dedicado a eles.Eles é que dedicam todos os dias a seus alunos, porque raramente tem descanso.
Mariana
Postar um comentário