domingo, 24 de outubro de 2010

As 5 cidades mais ecológicas do mundo

Fonte: http://hypescience.com/as-5-cidades-mais-ecologicas-do-mundo/

Você já ouviu falar que Curitiba, capital do Paraná, é a “Capital Ecológica” do Brasil? Pode até ser verdade! Confira uma lista que preparamos com as cidades mais verdes e sustentáveis no mundo e escolha sua preferida:

5 - Vancouver, Canadá



A cidade que recentemente foi sede das Olimpíadas de Inverno tem como lema a sustentabilidade – e levou isso a sério até mesmo nos jogos olímpicos. As medalhas que eram entregues aos atletas eram feitas de restos de metal, jogados fora (lixo eletrônico). Mas o conceito de sustentabilidade está presente em Vancouver há muito tempo – 90% de sua energia é produzida através de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.

4 - Malmo, Suécia



Ela tem muito espaço verde, mas não é famosa apenas por seus jardins e parques, mas também pelo desenvolvimento urbano sustentável. É uma das maiores cidades do país e, mesmo assim, não há congestionamentos, já que várias ciclovias cortam todo o território. Além disso, 20% dos habitantes de Malmo são estrangeiros, o que contribuiu para um ambiente muito rico culturalmente.

3 - Curitiba, Brasil



E eis a nossa representante nacional. Curitiba é a capital do estado do Paraná desde 1854 e foi fundada em 1654, como um campo de mineração. A lenda é que um cacique indígena indicou o lugar para os tropeiros, exploradores da região, dizendo “Curi-Etuba” que, em tupi, significa “muito pinhão” ou “muitos pinheiros”. Atualmente a cidade tem 1,8 milhão de habitantes e possui vários espaços verdes (bosques e parques). É considerada a capital ecológica do Brasil e, por ter um transporte coletivo que também é considerado eficiente, os curitibanos são aconselhados a deixar os carros (e o monóxido de carbono) em casa.

2 - Portland, Estados Unidos



Mesmo com muitas grandes cidades dos Estados Unidos usarem grandes avenidas, carros e táxis, Portland investe em alternativas mais ecológicas, como ciclovias e ferrovias. Ela também se comprometeu a reduzir a emissão de gases nocivos na atmosfera e passou a construir seus edifícios apenas com materiais sustentáveis.

1 - Reykjavik, Islândia



A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo. Sua energia é produzida através de hidrelétricas e de usinas geotermais. O sistema de transporte coletivo trabalha com hidrogênio como combustível. O ar de lá é tão puro que alguns turistas visitam a cidade para conhecer apenas o seu sistema de sustentabilidade.

4 comentários:

Mayer disse...

O assunto "transporte coletivo" é meio traumático para nós moradores de Floripa, principalmente pelo valor cobrado e pela demora entre as viagens.
Gostei desse post!
Mayer

Mayer disse...

Minha preferida, claro, é a brasileira CURITIBA, onde a população é educada e consciente, apesar da fama de ser "fechada". Mas não é bem assim....
Mayer

Anônimo disse...

Pessoas maleducadas, fechadas, que se acham tem em todos os lugares, não só em Curitiba. só que lá é evidente a conscientização do povo, quando fui lá não vi um papelzinho de bala nas ruas e calçadas, e os ônibus realmente é coisa de primeira!

VÃNIA

Diego disse...

Com toda a beleza natural da ilha, e especialmente daí,onde vocês lutam melhor qualidade de vida, seria justo que as pessoas que moram em FLORIPA se esforçassem para trazer esse título de cidade mais ecológica do BRASIL, não acham?
O que o poder público, o empresariado, agências de turismo,hotelaria,imobiliárias, fazem para tornar isso REALIDADE?

Diego Lopes