sexta-feira, 30 de abril de 2010

O bom combate

COMPANHEIROS DE CANASVIEIRAS : LUTEMOS O BOM COMBATE !

James Pizarro**


Os dirigentes políticos brasileiros - salvo raríssimas exceções - são omissos à realidade popular.
São apáticos diante das centenas de crimes ambientais que ocorrem a cada momento em todos os lugares.
Isto vale para vereadores, deputados estaduais e federais, ministérios e outras autoridades de maior coturno.
Há no país uma tsunami de omissões, uma enxurrada de descasos, uma hemorragia de cegueiras, uma overdose de insensibilidade.
Em Florianópolis não haveria de ser diferente.
Na audiência realizada com o Ministério Público dia 29 de abril de 2010 ouvi um dos representantes de Ingleses dizer claramente e mostrar documentos, datados de 1994, com as mesmas reclamações que se faz ainda hoje. São quase duas décadas!!!
Com mais de 40 anos de lutas ambientalistas no RS aprendi uma coisa : os governos NÃO AGEM... Eles apenas REAGEM.
E reagem diante de duas coisas : da mídia (rádio, jornal e TV) e da Justiça.
O Diário Catarinense e a TV RBS já se mostraram sensíveis às nossas denúncias e pedidos de providências.
Não devemos temer usar a mídia quando esta se mostra generosamente a nosso favor.
Algumas pessoas não acostumadas a este tipo de exercício de cidadania temem que sejamos acusados de estarmos falando mal ou denegrindo a imagem de Canasvieiras. Temem por suas relações comerciais e suas ligações empresariais, segundo pude observar.
Meus amigos : as rodas da História só andam para a frente a as coisas só mudam para melhor porque existem pessoas capazes de OUSAR. O medo jamais levou a algum lugar benfazejo. Nossos inimigos contam é exatamente com nossa omissão e nosso medo.
Depois da reunião do dia 29 de abril com o Ministério Público, saí confortado. Por duas coisas.
Pela união demonstrada pelo grupo de moradores do SOS Canasvieiras e pela sabedoria, boa vontade e senso de justiça demonstrados pelo Dr. Rui Arno Richter, titular da 32 Promotoria, um homem sensível e preparado para entender as tragédias ambientais dessa ilha da magia de Florianópolis.
Acabo de chegar da visita que nosso grupo SOS Canasvieiras fez hoje, dia 30 de abril de 2010, a vários pontos cruciais de esgoto largado na praia, acompanhado pelo pessoal da CASAN, senhores Cesar P. de Luca, Celso Pereira e Haneron V. Marcos.
Os membros da CASAN - a pedido do Ministério Público - farão um relatório circunstanciado (receberão nossas denúncias ainda por uma semana e por escrito) e apresentarão os dados todos ao Dr. Rui Arno Richter, juntamente com o organograma de providências que a CASAN implementará.
É o começo de uma boa luta.
Não desanimemos.
Lutemos o "bom combate", como recomendava São Paulo.

**Professor de Ecologia da UFSM (aposentado) e ex-presidente da FZB/RS - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

3 comentários:

Amigo disse...

Antes de ir dormir com a sensação do trabalho honesto e bem cumprido, como é bom ler um texto como este. Revigora nossas forças e nos prepara para os bons combates que ainda vamos enfrentar...!!!

João disse...

Essa overdose de omissões está passando dos limites e se nos que somos povo naõ agirmos a coisa vai ficar pior, porque se ficarmos esperando pelas autoridades, estamos ferrados.
João Luis

Sandra disse...

Penso que o bom combate deve ser isento de melindres e guerra de egos, que devemos pensar e agir como mandam nossas consciências, com humildade, e pensando no melhor para o grupo, focando nossas energias no trabalho que teremos pela frente para REALMENTE conseguirmos atingir nossos objetivos.
Isso vale para mim, em primeiro lugar.
Sandra Petersen