sábado, 24 de abril de 2010

Caramujos Africanos

O caramujo africano pode transmitir uma série de doenças para o homem, sendo que as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio.

O animal pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e armazéns de grãos e possui uma significativa resistência à seca e ao frio.

O molusco foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot, mas depois descobriu-se que a espécie não é comestível e transmite doenças.

Trata-se de um molusco grande, terrestre, que, quando adulto, 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura, com mais de 200 gramas de peso. A cada dois meses, um caramujo põe 200 ovos.

Clique na imagem para ampliar.

Doenças

A simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, pois dois tipos de microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção.

Um deles é o Angiostrongytus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal.

Os sintomas são dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito.

O outro é o Angiostrongylos cantonensis, causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso.

Clique na imagem para ampliar.


As fotos acima expostas foram tiradas na Av. Professor Milton Leite da Costa, esquina com R. Apóstolo Paschoal.


SOS Canasvieiras.



3 comentários:

Camila Mayer disse...

Eu já sabia.

Sandra disse...

Eu e mais Canasvieiras inteira também já sabíamos...
Já mandei, há um tempo atrás, uma cartinha relatando esse sério problema, para a Coluna do Leitor, do D.C., achando que os donos dos terrenos baldios fossem se sensibilizar e se constranger com essa situação e que tomassem a atitude de limpar e acabar com estes moluscos.
O que aconteceu??? NADA!!! Ou melhor, os caramujos se multiplicaram, e se continuar assim, serão eles os "futuros moradores de Canasvieiras".
Portanto, não podemos deixar isso acontecer.

Mariana disse...

As crianças adoram pisar nestes moluscos.
Pais, mães e responsáveis! Fiquem alertas...é um perigo essa brincadeirinha inocente. O risco de contaminação é enorme.
Mariana