O animal pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e armazéns de grãos e possui uma significativa resistência à seca e ao frio.
O molusco foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot, mas depois descobriu-se que a espécie não é comestível e transmite doenças.
Trata-se de um molusco grande, terrestre, que, quando adulto, 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura, com mais de 200 gramas de peso. A cada dois meses, um caramujo põe 200 ovos.
Clique na imagem para ampliar.
Doenças
A simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, pois dois tipos de microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção.
Um deles é o Angiostrongytus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal.
Os sintomas são dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito.
O outro é o Angiostrongylos cantonensis, causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso.
Clique na imagem para ampliar.
As fotos acima expostas foram tiradas na Av. Professor Milton Leite da Costa, esquina com R. Apóstolo Paschoal.
SOS Canasvieiras.
3 comentários:
Eu já sabia.
Eu e mais Canasvieiras inteira também já sabíamos...
Já mandei, há um tempo atrás, uma cartinha relatando esse sério problema, para a Coluna do Leitor, do D.C., achando que os donos dos terrenos baldios fossem se sensibilizar e se constranger com essa situação e que tomassem a atitude de limpar e acabar com estes moluscos.
O que aconteceu??? NADA!!! Ou melhor, os caramujos se multiplicaram, e se continuar assim, serão eles os "futuros moradores de Canasvieiras".
Portanto, não podemos deixar isso acontecer.
As crianças adoram pisar nestes moluscos.
Pais, mães e responsáveis! Fiquem alertas...é um perigo essa brincadeirinha inocente. O risco de contaminação é enorme.
Mariana
Postar um comentário