domingo, 18 de abril de 2010

A gota d’água, por Ceciliano Ennes*

(Publicado no Diário Catarinense de 18 de abril de 2010, pagina 24)

Essencial à sobrevivência, a água é o recurso natural mais importante para a manutenção e equilíbrio da vida na Terra. Fundamental na agricultura, no preparo de alimentos, na higiene pessoal e no saneamento básico além de ser imprescindível para a hidratação , a água, apesar de abundante no Planeta Azul, é motivo de preocupação de especialistas. Isso porque a maior parte dela não é própria para o consumo humano nem para agricultura 97,2% de toda água no mundo está nos oceanos e não é potável, outros 2,4% estão congelados em calotas glaciais e geleiras. Os 0,6% de água doce nos lagos, rios e lençóis freáticos são constantemente contaminados pelo despejo de esgoto urbano, resíduos industriais e agrotóxicos.


No Brasil, país que lidera o ranking mundial dos países com maior volume de água doce – com 12% de toda água consumível do mundo –, apenas 40% dos esgotos gerados nas cidades recebem tratamento. Em relação aos resíduos industriais, o problema pode ser ainda pior: muitas fábricas liberam efluentes tóxicos, prejudicando o ciclo da água. Para que a água do processo industrial seja devolvida aos rios, sem prejuízos à natureza, é preciso que esses efluentes sejam tratados. Para isso, empresas especializadas recolhem a água contaminada e, depois de corrigir o pH, a reoxigenam. Em seguida, é feita uma clarificação, com separação do lodo da água, para, aí sim, devolvê-la, limpa, ao rio.

Impõe-se refletir sobre a necessidade de preservação e tratamento da água. A pouca água consumível que temos está sendo contaminada. Continuar poluindo os rios pode ser a gota d’água.

* Presidente da Riovivo Ambiental, de Brusque

Fonte

3 comentários:

Sandra e Camila disse...

Quem sabe chegará o dia em que o homem se conscientizará da importância de não desperdiçar este bem que a natureza nos dá e repensar na hora de lavar calçadas, carros, não consertar vazamentos, e a CASAN, que é a nossa companhia de abastecimento, fizer bem feita a sua parte, na hora em que é chamada a consertar as tubulações, muitas delas provocadas por um serviço mal acabado.
E quanto à poluição de rios, mares, córregos...???
Não é nem necessário enumerar o quanto é nociva à vida. Nossa temporada passada nos mostrou claramente essa triste realidade e é esse nosso mais urgente foco: Lutar pela despoluição do mar no norte da ilha e pela preservação da pouca água que nos resta.

Sandra Petersen e Camila Petersen

Ricardo N. disse...

Faz mais de um ano que adverti um pessoa que tava lavando a calçada com mangueira e quase apanhei, ela deu a desculpa que pagava a conta e que ninguem se metesse, fez um barraco danado e quase fui expulso da rua, os vizinhos começaram desde então a me perseguir e agora nao acredito que este tipo de ser humano possa ter consciência um dia...

Ricardo

Anônimo disse...

A água deveria ser mais cara que filé mignon, assim, doendo no bolso, quem sabe as pessoas pensariam com mais carinho quando desperdiçam e não pensam nas consequencias.