terça-feira, 20 de abril de 2010

Esperança

Morei por 10 anos em Canasvieiras, mas ainda continuo frequentando o bairro.
Canasvieiras tem um forte apelo turístico, principalmente para turistas vindos de países vizinhos. Entretanto, é claro o descaso com o bairro. Ruas sujas, espaços públicos mal cuidados, violência, falta de policiamento e autoridade são algumas das características do balneário. Isso realmente é uma pena, já que se houvessem melhores condições, seguramente mais investimento seriam feitos pelo empresariado, mais empregos seriam criados (não só para o verão) e mais oportunidades para todos surgiriam.

Acredito que todos que curtem Canasvieiras devem se juntar para elevar o nível do bairro. Se organizadas, as pessoas terão maior poder para cobrar as autoridades e as ações de melhoria terão embasamento para serem desenvolvidos. Ou seja, parabéns ao movimento SOS Canasvieiras, tenho certeza que daqui a alguns anos iremos comentar em um blog de exaltação a uma nova Canasvieiras, cujo modelo sustentável de administação será exemplo para o Brasil.

Guilherme Petersen

7 comentários:

Lenita disse...

Sou Lenita Silva e parabenizo o senhor que fez o texto acima, onde além da crítica constrtutiva nos dá uma "injeção de ânimo" para que não desistamos de lutar por um lugar melhor. Ainda há esperança, com o esforço e união de todos.
Abraços ao comentarista e ao movimento SOS Canasvieiras!!!

Mirian disse...

Bem lembrado... O empresariado também tem que se articular e cobrar melhorias do lugar onde estabele parceria com todos os públicos.
Parabéns Sr. Guilherme, reforço seu comentário.

Anônimo disse...

Conheço este "senhor" aí de cima, que fez essa colocação bem consciente. Se trata de um jovem de 23 anos que adora Canasvieiras e até onde sabemos, sonha em ver esse lugar como um exemplo de superação de todos esses problemas por que está passando.
Tomara que não precise de mais 10 anos para isso acontecer.

Uma moradora

Sandra disse...

A respeito do comentário do Guilherme, algumas pessoas de outras cidades nos perguntam se Canasvieiras possui prefeitura própria, pois como poderemos ser um "modelo sustentável de admnistração"...???
Canasvieiras está subordinada à Prefeitura de Florianópolis, mas temos aqui uma Intendência (que é uma subprefeitura), temos lideranças, como por exemplo, o presidente da Associação de Moradores (Amocan), temos um vereador eleito com a maioria dos votos daqui e é nesse sentido que devemos nos mobilizar e cobrar as melhorias para nosso bairro e obviamente poderemos ser um modelo, administrando individualmente aquilo que nos compete, fiscalizando, cuidando desse lugar, mantendo-o limpo, saudável, criando condições para Canasvieiras atrair cada vez mais pessoas também saudáveis, pessoas de bem, que queiram investir aqui, porque beleza natural já existe, o que falta é conscientização, educação e vontade de ver as coisas como elas realmente são e não ficar "nivelando por baixo", ou dizer assim: "Poderia ser pior".
Nós, do movimento SOS Canasvieiras queremos nada menos do que O MELHOR
para Canasvieiras e é por isso que estamos trabalhando.

Sandra

Sandra disse...

E se esse trabalho for em forma de parceria com as lideranças (comunitárias, políticas, empresariais,etc...)todos nós sairemos vitoriosos e a vida de cada morador irá melhorar.
O que não devemos esperar é que esse se torne mais "um sonho impossível" ou "quimeras" de um grupo de idealistas.

Anônimo disse...

Belo post este! Lendo-o, senti que vale a pena lutar por um mundo melhor, e que daqui a alguns anos, o cenário deste lugar abençoado esteja digno de seus lutadores.

Guilherme, continue assim, com esta forma de ver a vida e dar esperança a quem trabalha!!!

Ilka

Paula disse...

Além do comentário do Guilherme, também reforço o comentário da Sandra.
Não chegaremos a lugar nenhum, se nivelarmos por baixo, como ela mesmo escreveu.

Paula