domingo, 12 de fevereiro de 2012

Etiqueta que se leva à praia

Na edição do D.C. pág. 28 do dia 12/02/2012 saiu uma matéria muito legal de como devemos nos comportar na praia, um dos lugares mais democráticos que frequentamos.

A consultora de eventos e etiqueta Mari Ferraz se dirigiu ao norte da Ilha para dar dicas de com o agir à beira-mar e assim garantir um bom convívio com os outros.
Algumas normas são novas por conta das mudanças que a tecnologia e a preocupação com o meio ambiente trouxeram para a vida das pessoas.

CIGARRO: Se antes era comum os fumantes acenderem cigarros no meio da muvuca, hoje a maioria fica em algum canto para dar suas tragadas.
Apesar de nenhuma lei restringir o fumo na praia, como ocorre em outros espaços públicos, existe preocupação em não expor os outros à fumaça.
O ideal é ir para longe da multidão e levar um saquinho ou cinzeiro de praia para não jogar o filtro na areia (isso é importante). 

CRIANÇAS: Os pais devem cuidar para que os filhos não incomodem as outras pessoas na praia. Crianças têm que brincar, mas no seu espaço, perto dos pais.

LIXO: Não deixar lixo na praia também é algo que está mais incorporado no consciente coletivo hoje .
- A questão do lixo melhorou muito e o cuidado está tão em alta que se alguém deixa na praia, os próprios banhistas fazem cara feia ou chamam a atenção. Mesmo se a pessoa não está preocupada com o meio ambiente, fica sem graça e acaba levando, explica a consultora.
O correto é levar saquinhos e colocar nas lixeirinhas da orla.

FALTA DE PUDOR: Para Mari, o que piorou foi a falta de pudor. Ela lembra que hà vinte anos não era comum ver namorados se beijando “fogosamente”. E observa que a praia é um espaço onde normalmente têm muitas crianças, que têm o direito de não ficarem expostas. Também ficou comum ver mulheres se depilando com pinça ou pessoas espremendo cravos. Tudo isso se faz apenas em espaços reservados. Outra regra: palavrão nunca é bem vindo.

BARULHO: A grande mudança tem a ver com o barulho e a tecnologia. Não é mais comum se ver carros com as caixas de som ligadas. Mas, o celular e as caixinhas de som portáteis – que recebem pen drive – são os dispositivos que hoje mais incomodam os vizinhos de areia. O certo é usar fones de ouvido. A pessoa também deve ser comedida ao falar ao telefone.

JOGOS: Praticar esporte na praia é divertido, mas não deve atrapalhar os outros banhistas. No caso de frescobol, o ideal é jogar na beira do mar e manter uma distância para não acertar quem está instalado na areia. Também é preciso deixar um espaço para a passagem das pessoas que caminham. Algumas praias têm horários fixos, como início e final da tarde para o exercício. No futebol, também é preciso ter o mesmo cuidado.

ANIMAIS NA PRAIA: Lugar de bicho de estimação não é na praia. Mesmo com as Leis Municipais proibindo a permanência de animais nos balneários, têm banhistas que insistem em levar seus cães. Um dos balneários com mais cachorros é Canasvieiras, onde se flagra os donos levando seus amiguinhos de estimação para tomar banho de mar ou caminhar. Eles transmitem doenças, como bactérias e sarna. 

ROUPAS ADEQUADAS: Mari lembra que o biquini, maiô e sunga combinam com a praia. Se a mulher for caminhar na praia, antes de retornar para a rua, deve colocar uma canga, um vestido ou um shorts. Os homens também devem colocar uma bermuda. Para entrar em um restaurante, uma regata. Até porque não é adequado estar sem camiseta em um lugar com alimentos.

NA ÁGUA: Dentro do mar valem as mesmas regras da areia. É preciso ter cuidado com as pessoas ao redor e brincar somente com quem você conhece bem.
- Às vezes, a pessoa próxima de você pode não querer molhar o cabelo, por exemplo – alerta a consultora.

AREIA: Ninguém gosta de estar sossegado numa cadeira de praia e receber areia no rosto. Por isso, as pessoas têm que saber sacudir suas cangas ou toalhas. É importante observar o lado que o vento sopra e não fazer movimentos amplos. O mesmo vale quando se está caminhando entre os vizinhos, ser sutil ao andar, principalmente se estiver de chinelos, que costumam levantar areia.

De todos estes itens, para nós do SOS CANASVIEIRAS, a questão do lixo, dos animais na praia, dos cigarros enterrados na areia ou jogados no mar, são os que mais preocupam e necessitam urgentemente de uma mudança de postura e conscientização por parte da população que frequenta a praia.

5 comentários:

Anônimo disse...

é complicado manter a classe numa praia sem estrutura e contaminada por coliformes fecais....

é ou não é?????????

Juarez Comessi

Anônimo disse...

Quem está contaminando a praia de Canasvieiras não são os cachorros, e sim os esgotos que saem da própria cidade.

Mari disse...

O problema não é os cachorros de rua que ainda não aprenderam a ler placas (cadê elas)?
O problema são os donos que i nsistem em desrespeitar a lei.

Mari

Anônimo disse...

O sos canas tá na coluna do Cacau Menezes do Diario Catarinense de hoje, uma pequena notinha destacando a luta de vocês contra a poluição da Casan.

J. Carlos disse...

No clicrbs tem uma notícia da poluição de canasvieiras.
Era bom colocarem neste blog, que tem tudo a ver.

obrigado

João Carlos