domingo, 30 de outubro de 2011

Caixas de gordura

SOS EM CAMPANHA POR UMA VIDA SAUDÁVEL E CONSCIENTE

TEMA: CAIXAS DE GORDURA


As caixas de gordura precisam ser limpas com frequencia.
Seguindo as recomendações de tamanho e capacidade, podemos garantir o bom funcionamento delas.

Manutenção:
Assim como no caso das instalações de água, a manutenção das instalações de esgotos dos imóveis é de inteira responsabilidade dos proprietários ou ocupantes.
A limpeza das caixas de gordura deve ser feita semanalmente, lançando-se os resíduos, devidamente ensacados, no lixo.
No caso de vazamentos (não só de esgotos com o de água) de um imóvel para outro, também cabe ao proprietário providenciar os reparos.
Os vazamentos de esgoto sanitário representam um sério problema de saúde pública, em face dos altos riscos de contaminação que oferecem. Portanto, temos que ter todo o cuidado com a manutenção dessas instalações.
A falta de limpeza da caixa de gordura poderá causar transtornos, tais como:
- transbordamento pela tampa,
- entupimento das canalizações,
- escoamento lento da água pelo ralo da pia,
- mau cheiro.

Bactérias Biológicas:
Se não dispomos de mão-de-obra para limpeza, podemos utilizar bactérias biológicas para digerir e limpar as caixas. As bactérias agem degradando a gordura, evitando entupimentos nas tubulações sem danificar nenhuma estrutura estanque das caixas, podenso ser adicionadas diretamente na pia da cozinha.

Limpeza:
Ao se resfriar, a gordura torna-se sólida em forma de blocos, que irão entupir a rede de esgotos sanitários. Assim, é necessário, pelo menos uma vez por semana, limpar a caixa de gordura. A gordura retirada deverá sempre ser ensacada e jogada no lixo, e NUNCA na instalação de esgoto sanitário.

Dica:
Para evitar que se acumule muita sujeira na caixa, podemos usar uma peneira ou rede na no ralo das pias.

As caixas de gordura que são dimensionadas para estabelecimentos comerciais com número de refeições variados, deverão atender à norma ABNT 8160, onde diz que o nível de água para esses tipos de comércio deverá ser de 0,60m.

REGULARIZAÇÃO:
Muitas residências da Grande Florianópolis ainda não têm caixas de gordura ou utilizam modelos antigos, sem cifão.
Para que a caixa seja eficiente, ela precisa seguir as características recomendadas pela norma brasileira 8160 da ABNT.
Entre as disposições da normativa, estão os tamanhos mínimos e capacidade do sistema. Nas residências comuns (uma ou duas cozinhas) a caixa precisa ter capacidade de, no mínimo, 18 litros. Além disso, a norma estabelece que deve ser feita em formato retangular ou cilíndrico.
Nos edifícios, o mais comum é uma única caixa de gordura para todos os apartamentos. A capacidade mínima recomendada varia de acordo com o número de apartamentos.
A NBR 8160 não estabelece qual o tipo de material deve ser feita a caixa. A escolha fica a cargo do proprietário do imóvel.

Fonte: DC – 30/10/2011 Caderno: Produtos e Serviços – Pág. 13 – Informe Comercial

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma semana? Não é exagero limpar toda a semana?

Fernanda disse...

A dica da peneira funciona e aí não acumula tanta sujeira, podemos limpar a caixa de quinze dias. Mas depende tambem dos habitos das pessoas, se usam muita gordura por exemplo.

Marlon disse...

Bom lembrete a respeito de caixas de gordura e e tenho mais um comentario a fazer que não é deste assunto. Tou me divertndo com o blog Laranjas.
Parabens ao pessoal!

Marlon Cony

Manuel disse...

As gorduras,e um residuo que solidifica rapidamente, e sempre que seja possivel deve-se fazer a limpeza dos canos.