terça-feira, 2 de agosto de 2011

A culpa é do cachorro?

Ana Echevenguá

Um acidente fatal, envolvendo uma adolescente e um cachorro nas ruas da praia de Canasvieiras, Florianópolis, trouxe à tona a questão dos cachorros na rua.

A culpa é do cachorro?

Fala-se tanto em proteção animal. Com exceção de alguns abnegados voluntários, pouco é feito. Com isso, o tema proteção da saúde e integridade física das pessoas - em relação a esses animais – é olvidado.

Embora o município de Florianópolis possua lei a respeito da proibição expressa da presença de animais em praias, o problema persiste. Se o bicho tem dono, este não tá nem aí. Leva o cachorro pra passear, fazer xixi e cocô na areia. Para a bicharada sem dono, os órgãos públicos fecham os olhos. E os animais ainda não sabem ler ou entender as placas indicativas.

Lei Complementar 094/2001, art. 8°. - É expressamente proibida a presença de cães, gatos ou outros animais em praias a qualquer título.

Reclamações aos órgãos públicos competentes de nada adiantam. As regras da LC 094/2001, que obrigam a apreensão dos animais e seu envio ao “Centro de Vigilância Ambiental para triagem que será feita obrigatoriamente por Médico Veterinário” ou ao “canil público, com todas as condições de alojamento, alimentação e cuidados veterinários” ou a submissão desses ao “processo de eutanásia” não são cumpridas. É ficção científica!

Isso é mais um dos tantos casos de saúde pública. Soma-se a tantos outros que experimentamos.

Cachorros na rua. Quantas pessoas ainda precisam morrer para que tenhamos solução para esse problema?

Um comentário:

Sandra Petersen disse...

O ser "humano" é o único culpado. Os animais são as maiores vítimas!
Isso é incontestável!

Sandra Petersen