Começou a ser divulgado o protesto do próximo sábado (27.8) contra a insegurança no antigo posto de pedágio da SC-401. A iniciativa dos moradores da Daniela recebeu a adesão do distrito de Santo Antônio de Lisboa.
O primeiro passo foi a colocação de cartazes nos estabelecimentos de comércio da região. Na noite desta terça-feira (23.8) o grupo de moradores que coordena a manifestação voltou a se reunir para discutir os detalhes da atividade. Serão feitos “mosquitos” (pequenos convites) para distribuição nas ruas e faixas. Também haverá chamada por veículo de som.
No sábado os manifestantes vão se concentrar às 8h30 nas imediações da igreja de Nossa Senhora das Necessidades e Santo Antônio, seguindo em passeata até o local do protesto.
Motivações
Confira abaixo texto de Adriane Cunha (presidente do CCPontal) e do advogado João Manoel do Nascimento (vice-presidente), encaminhado aos moradores de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Barra do Sambaqui e Cacupé, com as motivações do protesto no dia 27.
Neste próximo sábado, o Conselho Comunitário Pontal do Jurerê - CCPontal (Balneário Daniela) irá realizar uma carreata para manifestar a insatisfação quanto ao cenário de insegurança que esta região da cidade tem presenciado nos últimos meses.
Não apenas o número de arrombamentos cresceu assombrosamente, mas puderam ser vivenciados crimes com violência e emprego de armas de fogo. Esta situação é inédita e precisa deixar de ocorrer imediatamente.
Lógico, que esta realidade não é exclusiva de nosso bairro, mas de toda a nossa região de Florianópolis, por isso, esta carta convida os moradores de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Barra do Sambaqui.
Nós entendemos que os insuficientes investimentos em segurança pública não decorrem deste último governo, mas refletem uma escolha política de quase abandono tomada por quase todos os últimos governantes. Chegamos à situação de insuportabilidade! Qualquer pessoa que minimamente faça uma reflexão de dois, três ou cinco anos percebe que a possibilidade de agravamento é quase inevitável. Lamentavelmente, a reação governamental é praticamente cosmética de tão insuficiente.
Do mesmo modo, entendemos que os policiais estão trabalhando no limite de sua capacidade operacional, pois o serviço existente é muito maior do que a capacidade das corporações.
É preciso dar um basta nesta situação de precarização! Não podemos permitir a banalização de situações nunca antes vividas. O governo precisa priorizar os investimentos não apenas em tecnologia (câmeras) e na inteligência, mas também na contratação maciça de novos policiais por meio de concurso público.
O aparato policial está agindo praticamente só após os delitos, quando o foco deveria ser a prevenção dos crimes.
Florianópolis não está bem na foto! Se pretende continuar “vendendo” a imagem de lugar turístico mais seguro que a maioria dos destinos nacionais, entre outras ações, Florianópolis deve emergencialmente:
1 – Ter mais rondas policiais preventivas,
2 – Aproximar-se das comunidades e lideranças para a troca de informações sobre situações potencialmente perigosas (que não estão sendo coibidas),
3 – Fazer investimentos imediatos em tecnologia para o monitoramento de todas as vias públicas de maior circulação,
4 – Atender mais rapidamente as ocorrências quando há o acionamento pela população,
5 – Reabrir os postos policiais localizados nos bairros, pois o seu fechamento dá a sensação de abandono dos bairros pelo Poder Público e estimula o aumento da ocorrência de crimes, e
6 – Abertura de processo de concursos públicos para a correção do severo déficit de efetivo de agentes tanto na Polícia Militar quando na Polícia Civil.
Por isso, CONVIDAMOS E SOLICITAMOS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS MORADORES DE CACUPÉ, SANTO ANTÔNIO DE LISBOA, SAMBAQUI e BARRA DO SAMBAQUI na carreata que ocorrerá no próximo sábado, dia 27/08/2011, com encontro na Praça de Pedágio da SC 401, às 10h00.
Queremos que todas as comunidades de nossa região estejam presentes para chamar a atenção das autoridades públicas para a mudança verdadeira de rumos. Inclusive, sugerimos que sejam levadas faixas grandes para que a população identifique os bairros que estão presentes no ato público.
Atenciosamente,
Conselho Comunitário Pontal do Jurerê – CCPontal
ccpontal@ccpontal.org.br
(48) 3266-8544
Avenida das Palmeiras, 566, Balneário Daniela
Adriane Cunha
Presidente do CCPontal
adri.ccpontal@gmail.com
João Manoel do Nascimento
Vice-Presidente do CCPontal
joaomn@yahoo.com.br
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Canasvieiras também tá junto!!!!....Vamos lá, o problema é sério, os problemas de insegurança estão tomando enormes proporções e não podemos permitir que esta situação permaneça!!!!!!
SOS CANASVIEIRAS
Simplesmente entraram no meu predio e roubaram duas bikes de dentro da portaria, ninguem sabe ninguem viu e procuramos por toda a praia e nada de encontrar nem sinal.
Em plena luz do dia.
Luana
Postar um comentário