segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Administração Regional Norte da Ilha

José Luiz Sardá*


A implantação da administração regional no norte da ilha de Florianópolis-SC é uma necessidade premente para a prefeitura e ao desenvolvimento de nossa região. Forjada na idéia da descentralização, agregação e efetiva participação dos segmentos organizacionais objetivando melhorar a qualidade de vida dos moradores, comerciantes, empresários e turistas que nos visitam.

Portanto, os anseios dos moradores do norte da ilha devem estar além dos interesses pessoais e políticos.

De nada adianta os políticos e tecnocratas do Poder Público apresentar soluções paliativas para nossos problemas, Ou tentar solucioná-los no afogadilho, se o atual modelo de administração de Florianópolis é retrógrado e obsoleto, frente ao atual quadro de crescimento desenfreado e desorganizado na região.

Há anos que o norte da ilha vem crescendo de modo desordenado. Os problemas aparecem e agravam-se: a desenfreada ocupação do solo, a falta de planejamento, o crescimento desorganizado,...

E, com relação a isso, pouco foi feito, até o momento. As reivindicações e benfeitorias aclamadas pela população não são atendidas e concretizadas.

Contudo, as taxas e impostos são recolhidos.

Sabemos que o turismo - fonte geradora de emprego e renda - em muito contribui para o desenvolvimento de Florianópolis. Em especial, da região norte da ilha. Canasvieiras, Ingleses, Jurerê têm vocação turística. Basta observar as belezas naturais que nossa ilha oferece; e o número de turistas que procura essas praias anualmente.

Mas, nas áreas da saúde, educação, segurança pública, serviços públicos e turismo, há carência da atuação efetiva do Poder Público.

Há alguns anos, numa audiência pública na ACADEPOL, em Canasvieiras, associações de moradores e segmentos organizados solicitaram providencias à administração municipal da época, para que definitivamente fosse implantada a Secretaria Regional do Norte da Ilha.

Queriam uma administração regional modelo, com autonomia financeira e administrativa, eficiente e atuante nas diversas áreas e setores afins. Onde parte da arrecadação dos impostos aqui recolhidos retornasse em benfeitorias aos nossos bairros. Este organismo seria apoiado por um conselho de entidades sociais, universidades que detectará e priorizará as demandas a curto, médio e longo prazo. Com a efetiva participação de moradores.

Esta Secretaria teria o poder de implementar diversas obras, sociais e/ou de infra-estrutura, para viabilizar um um turismo de qualidade, oferecendo opções de lazer e de trabalho, o ano inteiro. Isso, além de por um fim à sazonalidade, poderia gerar receitas, melhorar a qualidade de vida da população local, proporcionando novas oportunidades de geração de emprego e renda.

Aguardamos com expectativa as transformações que nossa cidade e região merecem.

* - José Luiz Sardá

Morador do Norte da Ilha - Canasvieiras

Fone: (48) 99680784 / E-mail: sardacanas@yahoo.com.br

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Sardá, muito bom o teu artigo.
Acho que você poderia preparar um projeto a respeito. Está mais do que na hora de a Administração Pública Municipal olhar para o Norte da Ilha. E, com certo carinho, para Canasvieiras, já que hoje o "Sapiens Parque" é uma realidade. Portanto, é urgente remapear a urbanidade em seu entorno para chamarmos a atenção dos investidores. É necessário que todo o bairro urbano esteja de acordo com a infraestrutura que o parque tecnológico está oferecendo. "Se o município não agilizar, a tendência é que o crescimento desordenado aumente": Então, se o município não tomar providências imediatas para acompanhar os projetos do Sapiens Parque, será perdida uma grande oportunidade de corrigir as falhas. O plano diretor e o poder de polícia municipal devem estar atentos e preparados para um crescimento populacional; ou o município vai ficar parado diante de uma ação do Estado?
De outro modo, também deveriam cuidar melhor da pavimentação das ruas e calçadas. Por exemplo, na rua José Daux, aonde construí há aproximados 20 anos, nunca foi feita manutenção de qualidade no asfalto. Mais parece uma rua de chão, com pedregulhos e buracos. Será que as altas taxas de arrecadação de impostos feitas em todos esses anos, e pagas pelos moradores dessa rua, não foram suficientes?
Pois é, amigo Sardá, relatei essas poucas coisas locais para te dizer como é importante a tua idéia...
E, hoje, que ocupas um cargo político relevante, aumentado mais teus contatos com os executivos, tenho certeza que, com sutileza e determinaçào, podes fazê-los enxergar com teus e os nossos olhos.

Um grande abraço, que o teu aniversário recente aumente tua felicidade em todos sentidos!!!! E que te aguce ser um assessor e fiscalizador de idéias para o município. Nobre

Sardá disse...

Olá meu amigo Carlos Nobre, o teu comentário é pertinente com nossa realidade e exige reflexão por parte de nossas autoridades.

Grato!
José Luiz Sardá

Irene disse...

Esse moço, o Sardá, conhece muito bem o nosso bairro e sabe do que está falando. Das nossas mais profundas necessidades e aponta soluções para as mesmas.

Abraços,

Irene

Anônimo disse...

A RUA JOSE DAUX É UMA VERGONHA. NAÕ É POSSIVEL QUE PAGANDO OS IMPOSTOS QUE PAGAMOS TEMOS QUE CONVIVER COM ALAGAMENTOS E POEIRA COMO NUM FAROWEST. OU SERA QUE PRETENDEM TRANSFORMAR AQUILO NUM RALLY?

Morador da rua em doze anos

Anônimo disse...

É isso aí, Sardá,!!!!!!
Você tem toda a razão, não podemos deixar nossa Canasvieiras às moscas.
Vamos à luta. Apoio seu texto e suas intenções.

Marcos Vinícius

Anônimo disse...

Acabaram de espancar uma pessoa com chutes e pontapés bem no meio da Av. das Nações aqui em Canasvieiras. Passou até carro de contramão cantando pneus. As câmeras que foram instaladas no bairro, só tem as caixas por enquanto com os fios desconectados. Polícia não existe por aqui.