terça-feira, 12 de julho de 2011

Criança e meio ambiente

Por Ana Echevenguá*


Estive em São José do Cedro, no extremo oeste de Santa Catarina, participando do 3º. EcoCedro, um evento que envolveu todas as escolas do município. As crianças chegavam às 7hs30 da manhã, apesar do frio congelante. Todas empolgadas com o passeio, com as novidades...

A atração principal foi o ‘Planetário Móbile’. As crianças riam, gritavam dentro daquela grande bola inflável... mas, saiam encantadas com o que viram e aprenderam sobre nosso céu.

Alguns alunos apresentaram pequenas peças teatrais onde mostraram o talento para interpretar. Além disso, percebia-se o quanto estudaram os textos, preocuparam-se com o figurino e foram bem orientados pelo professor. Muitas dessas crianças, se receberem o incentivo necessário, serão estrelas em muitos palcos, futuramente.

Fui uma das palestrantes convidadas. Diante de crianças de várias faixas etárias, decidi mostrar imagens de alguns exemplares da fauna do litoral catarinense. Pequenos vídeos de alguns bichinhos, da pesca da tainha e até de um pingüim (ainda vivo) que naufragou na praia de Canasvieiras na semana passada.

Criança é espontânea; diz o que pensa e o que sabe. Diverti-me muito no evento. Descobri que poucas crianças – das que ali estiveram - conhecem o mar. Numa das apresentações, perguntei se conheciam a praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Um menino, com 5 ou 6 anos, levantou o bracinho e respondeu: “Sim, é uma praia suja!”.

Atenção, povo de Canasvieiras! Se não nos antenarmos e mudarmos o curso da nossa história, essa será a única lembrança que o turista levará das nossas praias.




*Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http:www.ecoeacao.com.br.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ana, há seis anos qdo mudei do interior do rio grande do sul para cá, algumas pessoas me aconselharam a procurar outra praia que não fosse Canasvieiras por conta da poluição, que já naquela época era famosa pela sujeira e esgoto e locais improprios para o banho.
Há seis anos. O que mudou de lá para cá?

Teresinha

Rubia disse...

TAMBEM VIVO DO ALUGUEL DE UNS APARTAMENTINHOS MODESTOS, AQUI EM CANASVIRAS E NOTO QUE A CADA ANO QUE PASSA OS TURISTAS DIMINUIM E OS QUE VEM EXIGEM MAIS E NÃO GOSTAM DAS NOTICIAS E INFORMAÇÕES SOBRE A POLUIÇAO DO MAR E DA FAIXA DE AREIA CADA VEZ MAIS ESTREITA.
E RECLAMAM DA FALTA DE LOCAIS DE LASER, TIPO PRAÇAS E PARQUES.

RUBIA

joao disse...

Ta certo! concordo! mas voces estão fazendo o que para mudar este quadro??? hein ?? O que??
Chorar e transferir p/os outros o problema é mais comodo....

Rodrigo disse...

Rúbia, uma ótima idéia seria entregar aos teus turistas/inquilinos uma cartilha sobre preservação ambiental e atitudes que ajudam a conservar o bairro e a praia. No meu prédio, pretendo fazer o mesmo na chegada da alta temporada: cartazes educativos sobre cuidados ambientais, economia de água e separação do lixo (mesmo que a Comcap não ajude). Pode ser pouco, mas é o que está ao nosso alcance.

Ju disse...

de grão em grão....
é isso aí, Rodrigo, temos que conscientizar os turistas também.
o planeta agradece.
o planeta é de todos nós!

Ju