sexta-feira, 10 de junho de 2011

Será?

Diário Catarinense, 10 de junho de 2011, página 12.

Acorde, Floripa!, por Ernesto São Thiago*

Um terminal de cruzeiros para Canasvieiras foi noticiado por ocasião da palestra do governador Raimundo Colombo à Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Quem deu a boa nova foi Cesar Souza Junior, titular da Secretaria Estadual do Turismo. Segundo ele, o governo do Estado irá buscar recursos junto ao Ministério do Turismo para o projeto. Terminamos um estudo que indicou Canasvieiras como o melhor lugar do litoral catarinense para a instalação de um terminal de cruzeiros. Já estamos trabalhando para conseguir o projeto executivo e as licenças ambientais, detalhou a um auditório absolutamente lotado. Vamos recolocar Florianópolis novamente no mapa dos cruzeiros internacionais, garantiu.

Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado no Seatrade South America Cruise Convention, encontro mundial do segmento, o turismo marítimo movimentou, em 2010-2011, entre gastos de armadoras e de passageiros, R$ 1,3 bilhão no país. O Rio registrou R$ 102,9 milhões, seguido por Santos, com R$ 86,6 milhões, e Búzios, com R$ 57 milhões. Dos R$ 522,5 milhões gastos pelos turistas e tripulantes, R$ 172,6 milhões o foram com o comércio varejista, e R$ 155,1 milhões com alimentos e bebidas. Passeios giraram R$ 67,6 milhões, e transporte, durante a viagem, R$ 30,5 milhões. Comissões a agentes de viagens representaram mais R$ 122,9 milhões. Gastos com hotéis e resorts, antes ou após o cruzeiro, chegaram a R$ 16,4 milhões.

A última temporada teve 20 navios, que transportaram, aproximadamente, 800 mil passageiros, 100 mil estrangeiros. Com melhores portos, regulação e marketing, os números vão disparar. Milhões de fiéis turistas de cruzeiros americanos e europeus começarão a desembarcar no Brasil.

Se a hipersazonalidade é um grande desafio, a temporada de cruzeiros brasileira vai de outubro a maio: quando estamos na primavera, navios já estão movimentando milhares de turistas em outros destinos do litoral brasileiro, inclusive o de SC, e continuam a fazê-lo até depois da Páscoa, quando os turistas há muito já se foram daqui. Florianópolis precisa desse terminal de cruzeiros. É uma questão de competitividade.

*DIRETOR DE TURISMO DA ACIF

4 comentários:

Anônimo disse...

Tem que trabalhar muito para se concretizar essse sonho.

Rodrigo disse...

Seria muito bom vermos mais navios de cruzeiro aportando em Florianópolis, com turistas de alto nível movimentando nossa economia. Mas, parafraseando o título SERÁ que estamos preparados?
O turista que desembarcasse em Canasvieiras, primeiramente ia se deparar com uma praia cheia de construções irregulares, uma faixa de areia estreita tomada por hermanos disputando palmo a palmo cada metro quadrado de areia, vendedores ambulantes tapando a vista com cabides repletos de cangas e bad boys com seus carros sobre o que resta de vegetação, ouvindo algum hit do momento em volume ensurdecedor.
Ok, nosso turista não quer se misturar com o povão. Vai direto fazer um tour. Cadê o ônibus fretado? Está atrasado, preso em algum engarrafamento por conta das obras de recapeamento da SC-401, que inevitavelmente, ocorrem no verão, no horário de maior movimento. Ah, mas a SC-401 vai estar duplicada. Certo. Então o ônibus ainda vai ter que achar espaço para chegar até a praia, entre ruas apertadas e carros mal-estacionados. E estacionar um ônibus de turismo é outra aventura. O único espaço livre à beira do trapiche, está sempre tomado por carros.
O infeliz turista resolve então experimentar o transporte público. Táxi? Só no centrinho, com educados taxistas brigando com outros motoristas por vagas de estacionamento em frente à pastelaria. Ônibus? No domingo, vinte longos minutos são suficientes para esperar um Balneário Canasvieiras lotado. Não pense em subir com mochila nas costas. No TICAN, mais 10 minutos para pegar outro ônibus. Em pé, durante 30 minutos, até o centro, sem ar-condicionado, e ouvindo funk. Ou até o TITRI, se ele achar que vai conseguir passear pelas praias badaladas. Epa, Joaquina só tem dois horários. Não dá... Vamos para outra praia. Peraí. Onde estão os mapas mostrando os pontos de interesse turistico? Nada de mapas. Pergunte ao fiscal, que está tomando um café, e vai atendê-lo com toda a cordialidade...
Certo, lá se foi o dia andando de ônibus. Mais uma hora e meia em pé até Canasvieiras. O único consolo para o pobre turista que resolveu conhecer a cidade por conta própria e se cansou, é fartar-se com uma boa travessa do melhor camarão da região. Mas cuidado ao voltar caminhando pela praia, tarde da noite até o "terminal marítimo". Os amigos do alheio podem estar à sua espera, pronto para deixá-lo com uma péssima lembrança da sua estadia por aqui. Não chame pela polícia. Fatalmente, ela vai estar "em ronda", como anuncia um papel na porta do posto de vigilância...
Moral da história: antes de reformar o telhado, reforce a estrutura. Senão, a casa cai...

Carlos Gomes disse...

Muito bons seus comentários ponderados, Rodrigo!

Carlos Gomes

Marlon disse...

Mas é assim mesmo. Como TUDO nesta ilha, se cogita em fazer as coisas, mas não pensam no planejamento.
Depois dá no que dá.....
Cansavieiras não tem estrutura.
Basta ver o que se oferece no comércio por exemplo...está virada em lojas de camisetas!

Cansavieiras, Cansavieiras!!!!!!!

Marlon