sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Provérbio indígena
domingo, 24 de outubro de 2010
As 5 cidades mais ecológicas do mundo
Você já ouviu falar que Curitiba, capital do Paraná, é a “Capital Ecológica” do Brasil? Pode até ser verdade! Confira uma lista que preparamos com as cidades mais verdes e sustentáveis no mundo e escolha sua preferida:
5 - Vancouver, Canadá

A cidade que recentemente foi sede das Olimpíadas de Inverno tem como lema a sustentabilidade – e levou isso a sério até mesmo nos jogos olímpicos. As medalhas que eram entregues aos atletas eram feitas de restos de metal, jogados fora (lixo eletrônico). Mas o conceito de sustentabilidade está presente em Vancouver há muito tempo – 90% de sua energia é produzida através de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.
4 - Malmo, Suécia

Ela tem muito espaço verde, mas não é famosa apenas por seus jardins e parques, mas também pelo desenvolvimento urbano sustentável. É uma das maiores cidades do país e, mesmo assim, não há congestionamentos, já que várias ciclovias cortam todo o território. Além disso, 20% dos habitantes de Malmo são estrangeiros, o que contribuiu para um ambiente muito rico culturalmente.
3 - Curitiba, Brasil

E eis a nossa representante nacional. Curitiba é a capital do estado do Paraná desde 1854 e foi fundada em 1654, como um campo de mineração. A lenda é que um cacique indígena indicou o lugar para os tropeiros, exploradores da região, dizendo “Curi-Etuba” que, em tupi, significa “muito pinhão” ou “muitos pinheiros”. Atualmente a cidade tem 1,8 milhão de habitantes e possui vários espaços verdes (bosques e parques). É considerada a capital ecológica do Brasil e, por ter um transporte coletivo que também é considerado eficiente, os curitibanos são aconselhados a deixar os carros (e o monóxido de carbono) em casa.
2 - Portland, Estados Unidos

Mesmo com muitas grandes cidades dos Estados Unidos usarem grandes avenidas, carros e táxis, Portland investe em alternativas mais ecológicas, como ciclovias e ferrovias. Ela também se comprometeu a reduzir a emissão de gases nocivos na atmosfera e passou a construir seus edifícios apenas com materiais sustentáveis.
1 - Reykjavik, Islândia

A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo. Sua energia é produzida através de hidrelétricas e de usinas geotermais. O sistema de transporte coletivo trabalha com hidrogênio como combustível. O ar de lá é tão puro que alguns turistas visitam a cidade para conhecer apenas o seu sistema de sustentabilidade.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Passeata em Canasvieiras
terça-feira, 19 de outubro de 2010
A geração “praia limpa”
Ana Echevenguá
Eles não são mais crianças. Ainda não chegaram à idade adulta. Mas conhecem os seus direitos e saíram às ruas – com autorização por escrito dos pais – para exigirem “praia limpa”.
Quem são? Os estudantes do ensino médio da Escola Jovem de Canasvieiras, um dos bairros de Florianópolis-SC.
A concentração dos alunos, direção e professores, juntamente com o grupo SOS CANASVIEIRAS ocorreu às 14hs do dia 18 de outubro de 2010, na avenida das Nações. A data foi escolhida porque, neste dia, estava programada a audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual para discutir, entre outras, as problemáticas da falta de saneamento básico na praia de Canasvieiras.
A audiência não ocorreu, conforme previsto. Foi adiada para o dia 08 de novembro de 2010. Mas, os estudantes não desistiram da manifestação – que já contava com todos os preparativos - e farão outra nessa data.
Ou seja, a “geração praia limpa” sabe o que quer e pretende defender seu direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado!
Após uma caminhada pelas ruas do bairro, eles escolheram o trapiche para promoverem algumas atividades como jogo de vôlei e coleta de lixo da praia. Claro que não deixaram de lado o banho de mar, nem o beijo na namorada.
Uma manifestação pacífica sob o sol da primavera, sob a batuta de professores que gostam do que fazem; que ensinam por amor à profissão que abraçaram; e que sonham com um mundo melhor para seus pupilos. Risadas e barulho de meninos e meninas, que ainda gostam de ouvir a obra de Renato Russo e similares.
De vez em quando, alguém gritava: ‘água, maçã, banana e goiaba; quem quiser, pode pegar’! Era a oferta do lanche pra molecada.
Diversos cartazes e faixas deixaram clara a conscientização de que os recursos naturais carecem de preservação. E que isso é de suma importância para a economia e para a saúde dos habitantes locais.
“Queremos praia limpa” – esse grito de guerra vai ecoar durante algum tempo nas nossas cabeças.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Oi, professor!
Oi, professor!*
Como é gratificante ouvir, todos os dias, de nossas crianças e jovens, esta expressão carinhosa, alegre e espontânea: Oi, professor!
E tão profundo reconhecimento só podia ser dirigido a um profissional fundamental neste país. Afinal, professor é uma pessoa que ensina uma ciência, uma arte e uma técnica na construção do conhecimento, o que exige muitas qualificações tanto acadêmicas quanto pedagógicas.
Com sua mágica e arte, o professor encara, todos os dias, uma plateia, que está à sua espera. Este é o desafio de quem exerce uma das profissões mais antigas e mais importantes, já que as demais, na sua maioria, dependem dela. Nunca foi fácil ser professor, mas sempre foi motivo de realização.
Ser professor é conviver com a esperança de dias melhores nas condições de trabalho, além de buscar aprimoramento técnico e qualidade. Grandes educadores, como Anísio Teixeira e Paulo Freire, inclusive nossos professores, servem de referência e de reserva moral e de conduta para o país.
É hora de os governantes focarem a educação como verdadeira prioridade e futuro de uma nação que requer sabedoria, desenvolvimento e independência.
Não esquecemos, neste cenário, a figura do professor. Afinal, educação é investimento. Segundo Cristovam Buarque, um professor se faz com a cabeça, o coração e o bolso.
Enfim, ser professor é ser alguém que escolheu dedicar sua vida, seu trabalho e os seus passos aos outros. E o reflexo singelo desse dom é o desenvolvimento da afetividade, que resulta em um sorriso estampado em nossos rostos e o sentimento de que tudo valeu a pena! A recompensa não poderia ser melhor a cada vez que ouvimos a saudação: “Oi, professor!”
Parabéns, professor, pela passagem do seu dia!
JESSI HELENA JOSTEN OLIVEIRA * * PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PROFESSORES
Atenção!
Aguardamos a sua presença.
Obrigado.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Se queremos apoio, também temos que dar apoio!
Hoje, dia 14/10/2010, um grupo do soscanasvieiras fez uma visita à Escola Jovem de Canasvieiras, ao lado do TICAN, nos turnos matutino e vespertino, passando em todas as salas, para apresentar nosso movimento e firmar uma parceria com esta instituição de ensino no necessário exercício de cidadania.
A direção, professores e estudantes da EJA farão uma passeata/manifestação no dia 18/10/2010 em Canasvieiras, partindo da frente do super Imperatriz, às 14h.
Portarão faixas e cartazes, confeccionados por eles mesmos, para chamar a atenção da população, da imprensa, dor órgãos públicos, etc...quanto à necessidade de melhorar e resolver os inúmeros problemas que nos afetam, especialmente a preocupação com o meio ambiente e a poluição das praias de toda a baía de Canasvieiras.
Eles estão contando com a presença maciça dos integrantes do soscanasvieiras
Como estão trabalhando a questão da cidadania,também estão conscientes que só com união de forças, mobilização e parceria entre todos, conseguiremos ter sucesso nas reivindicações de nossos direitos.
O registro desse encontro de hoje com a Escola Jovem está postado na seção de fotos deste blog.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
URGENTE
Lembramos que na próxima segunda - dia 8 de novembro - será realizada a audiência pública, onde toda a população do norte da Ilha está convidada a participar.
A partir do dia 25 de outubro contamos com a presença de todos aqueles que quiserem dedicar algumas horas por semana do seu tempo para ajudar a melhorar nosso bairro.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Ofício enviado aos órgãos públicos
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Arquitetura sustentável
Desde o início dos tempos, o homem vem ocupando o solo e usando os recursos naturais sem se preocupar com problemas ambientais ou falta de matéria-prima. Hoje, no entanto, sabemos das condições alarmantes em que se encontra a Terra, e sabemos, também, que se não adotarmos estratégias de controle da degradação ambiental, no futuro não haverá condições para habitar, confortavelmente, o planeta. Daí a importância de falarmos sobre o conceito de sustentabilidade, ou seja, da escolha de soluções em qualquer âmbito da atividade humana ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas. E a arquitetura, neste sentido, tem um papel muito especial a cumprir neste que talvez seja o maior desafio proposto aos profissionais do século 21: a sustentabilidade do ambiente construído. A arquitetura está nas pequenas e nas grandes intervenções humanas, está na privacidade das casas e no público estratosférico dos grandes conglomerados urbanos. A arquitetura guarda e protege a vida e as atividades humanas e deve, ela também, salvaguardar o planeta.
Usar técnicas como captação das águas pluviais, aquecimento solar e especificação mais adequada dos vidros nas construções, por exemplo, é tão necessário quanto projetar espaços urbanos em que as pessoas não tenham que percorrer grandes distâncias para acessar o trabalho e lazer, o que é um excelente modo de evitar a utilização excessiva dos veículos e a poluição do ar. Outro método é oferecer condições para que as edificações possam aproveitar ao máximo a orientação e energia do Sol.
Temas como estes estão no cerne das apresentações do 2º Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo, que será realizado em Florianópolis, amanhã e sexta-feira.
* Presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura de SC
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Saneamento Básico na Praia de Canasvieiras
A última notícia que tivemos, através da Sra. Ivanilde, funcionária do Gabinete da Secretaria, é que o referido documento foi REENCAMINHADO à Casan.
O motivo deste reencaminhamento, é a procura por uma PARCERIA entre a CASAN e a PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. Provavelmente no final do mês de outubro de 2010, já teremos uma resposta mais objetiva para esta nossa reivindicação, pois é nesse período que, segundo a funcionária, vai ser dado o início da Operação Verão em Florianópolis.
Continuamos aguardando!...