sábado, 31 de julho de 2010

Voluntários tentam proteger a natureza

O trabalho voluntário é aquele que nasce da vontade do indivíduo de colaborar, de alguma forma, para uma causa ou para o bem estar de uma ou mais pessoas, doando seu tempo e desenvolvendo atividades de forma espontânea.

O voluntariado é ação decorrente de uma decisão espontânea (não pode ser compulsória) de pessoas de contribuir, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, para o enfrentamento de problemas reais na sua comunidade ou em âmbito social mais amplo.

Já o voluntário, segundo definição das Nações Unidas, é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal ou ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos.

Ao mesmo tempo em que o voluntário ajuda as pessoas, também recebe muito em troca, às vezes até sem perceber pois, no contato com as pessoas, tem a satisfação de ser útil, aprende com a convivência e amplia seus horizontes, vivenciando situações novas.

Bandeira: LUTAR POR UM MUNDO MELHOR é a bandeira levantada pela maioria dos movimentos da sociedade civil organizada. Mas nenhum deles usa esta frase com melhor propriedade do que aqueles que trabalham com o MEIO AMBIENTE, pois trabalhar por esta causa significa trabalhar pela melhoria das condições de vida do planeta, e não somente de uma comunidade.

A causa do meio ambiente reúne milhares de pessoas ao redor do mundo. NUNCA se falou tanto em desenvolvimento sustentável e na vida das gerações futuras como agora. Assuntos como aquecimento global, esgotamento dos recursos hídricos e aumento da emissão de carbono estão na agenda da população de todos os países. E o que torna essa causa tão agregadora é a constatação de que os lucros da destruição do meio ambiente são de poucos, e os prejuízos, compartilhados pela população de todo o planeta.

Fonte: Colecionáveis Malwee N. 9 - Informe Comercial

9 comentários:

MAÍRA disse...

Bacana o voluntariado e disposição de quem luta por um mundo melhor.

Anônimo disse...

Cuidemos muito de nossa água potável, não desperdiçando. Muitas pessoas ridicularizam o trabalho voluntario, principalmente daqueles que brigam pela preservação da água.
Nair

Pimentel disse...

Este trabalho que vocês estão fazendo é de muita importância para a preservação da natureza e para a "salvação" de Canasvieiras, já que a mentalidade das pessoas que aqui vivem geralmente é de acomodação, com muitas reclamações, mas poucas ações...
Continuem firmes e determinados nesta luta!!!!
Parabéns pelo seu trabalho voluntário!!!!
Pimentel

Iara disse...

O trabalho voluntário é apaixonante, sem contar que, em qualquer causa, ele promove um bem enorme naquele que se propõe a fazer algo por alguém ou por muitos.
Iara

Guiga disse...

Parabéns pelo artigo postado! Acredito que com o trabalho voluntário e unido das pessoas de Canasvieiras conseguiremos mudar a cara e a moral do bairro! Todos devem participar das reuniões do movimento, suportando as iniciativas com comprometimento e seriedade! As eleições estão aí e tem-se a oportunidade rara de aparecer e fazer barulho!

Abs a todos!

Camila disse...

O trabalho voluntário cura até depressão.

Camila

Camila disse...

Além de curar a Depressão, essa doença que se tornou uma epidemia mundial, muitas empresas investem e incentivam os funcionários que desempenham um trabalho voluntário. Trabalhar pelo bem do nosso planeta, tentando salvá-lo das garras dos insensatos é um desafio, mas que vale a pena.
Todos ganham: O voluntário, o planeta, as empresas...
Camila

João disse...

Com um envolvimento comunitário sério e responsável, de pessoas comprometidas, acreditamos que Canasvieiras possa voltar a ser o que ara em decadas atras. Não precisa crescer muito, mas que cresça com mais ordem, onde a natureza não sofra. Para isso é de fundamental importancia o trabalho voluntario, se esperarmos pelo poder público...estamos PERDIDOS!!!!
João Oliveira e familia

Sandra disse...

Já pensaram se para entrar na política, os candidatos fossem VOLUNTÀRIOS, e não remunerados? Claro, poderiam receber uma ajuda de custo para suas despesas. Seria justo.
Aí sim, teríamos apenas bons líderes, pois desempenhariam a sua função,o seu trabalho por vocação, e não por dinheiro e poder.
Desta maneira, seria separado com garantia, o "joio do trigo"...
Sandra Petersen