segunda-feira, 5 de julho de 2010

Civilidade e cuidado com o meio ambiente

O comportamento ambiental das pessoas nas ruas e demais locais públicos é bastante questionável. Pelo menos é o que afirmam os pesquisadores sociais, indicando oque a maior parte do público simplesmente ignora as regras mais básicas de civilidade, ao jogar lixo nas ruas, ao deixar de regular a emissão de gases de seus automóveis e ao destruir plantas ou árvores de praças e bosques.

Apesar do descaso ambiental, essa situação já foi bem pior no Brasil. Na década de 1970, o governo brasileiro chegou a colocar no ar a campanha “Povo desenvolvido é povo limpo”, que tinha no personagem “Sujismundo”, desenhado por Rui Peroti, o protagonista que retratava o comportamento de milhões de brasileiros.

Eram diversas as situações em que o Sujismundo aparecia dando exemplos de comportamento anti-higiênico, sempre emporcalhado, fazendo sujeira, espalhando lixo e coisas do gênero. No fim da propaganda, sempre vinha a mesnagem: não façam isso, não façam aquilo. O Sujismundo ficava feliz com a lição, mas nunca deixou de aparecer assim, coberto de sujeira e moscas. O brasileiro era lembrado constantemente de que “Povo desenvolvido é povo limpo”, mas seu “herói” era um cara sujo e de maus hábitos.

Hoje, décadas mais tarde, o povo brasileiro se desenvolveu um pouco mais em relação aos anos 1970, mas ainda está longe de praticar comportamentos adequados de limpeza nos locais públicos. De acordo com as pesquisas, algumas cidades estão mais evoluídas em relação ao comportamento social ambientalmente correto. Os estados do Sul são considerados mais adiantados em relação a essa prática, mas ainda há muito o que se fazer. Para os pesquisadores, os conceitos de limpeza não estão diretamente relacionados com o desenvolvimento de um povo, mas com a sua educação. Ou seja: “Povo bem-educado é povo limpo!”.

Fonte: Colecionáveis Malwee 2010, número 6.

4 comentários:

Mariana disse...

Já percecemos que este assunto é de bastante preocupação por parte do grupo sos canasvieiras.
Em diversos depoimentos postados aqui, as pessoas se manifestam criticando os "porcalhões",que são as cópias fiéis do "Sujismundo".
De tanto bater nesta tecla, tomara que haja uma MAIOR e DEFINITIVA CONSCIENTIZAÇÃO nestas pessoas e que REALMENTE PRATIQUEMOS, NÓS TODOS,as regras de BOA EDUCAÇAO E CIVILIDADE.
Mariana

Iara disse...

Não é porque Canasvieiras seja considerado um bairro de menor poder aquisitivo( ao contrário de décadas atrás), que necessariamente deva ser tratada com desleixo, onde a preocupação maior é a entrada (trevo), lugar onde se passou uma vassoura, deu-se uma "maquiada", instalaram uma academia para terceira idade (que por sinal, já está sendo frequentada por quem não deveria, tem que se ficar atento, para não sofrer danos), que está tudo às mil maravilhas....
Seria ótimo o Sos canas organizar um mutirão de limpeza no bairro todo, incluindo a praia e terrenos abandonados...uma campanha permanente de conscientização quanto ao cuidado que devemos ter com o lugar onde moramos, trabalhamos, vivemos...enfim!!!
Iara

Mariana disse...

Estive em Curitiba a trabalho, fiquei impressionada com a civilidade e limpeza da cidade. Sério mesmo! PROCURAMOS um mísero papelzinho ou bituca de cigarro jogado na rua. NÃO ENCONTRAMOS.
Oxalá um dia possamos ser assim!!!
Mariana

Lara disse...

Os fumantes são os mais mal educados. Não respeitam NINGUÉM e ainda se ofendem quando reclamamos.
E dá-lhe sargetas sujas, como cinzeiros gigantes....
Lara