quarta-feira, 17 de julho de 2013

SAPIENS PARQUE/APESCAN

Por José Luiz Sardá
Geógrafo e Gerente Regional de Projetos Especiais
SDR da Grande Florianópolis

Hoje o Sapiens Parque é uma realidade, empreendimentos estão sendo construídos e outros previstos para médio e longo prazos. O Centro de Convenções de Canasvieiras também irá propiciar um marco histórico na região. Surgirão novas possibilidades de negócios. Vislumbro um novo turismo para Florianópolis e em especial para região Norte da Ilha. Um turismo sério, equilibrado, profissional e constante para os setores turísticos e econômicos na região.

Diante deste quadro promissor que irá gerar novos produtos e serviços a sociedade, a diretoria da Associação de Pescadores de Canasvieiras - Apescan, apresentou a direção do Sapiens Parque uma proposta de cunho socioambiental que consiste em mitigar a extinção da espécie peixe robalo, objetivando o repovoamento da espécie na Baía de Canasvieiras, rios e lagoas da Bacia hidrográfica do Rio Ratones, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras da região.

A idéia é introduzir a reprodução dessa espécie e de outros peixes nos dois lagos que estão sendo construídos no Sapiens Parque. Posteriormente o repovoamento, atividades de educação ambiental e de lazer.  As associações de pescadores da região seriam parceiras neste projeto, formando cooperativa, construindo açudes e viveiros tanques-redes para a engorda, consumo próprio e comercialização. A Prefeitura Municipal de Florianópolis através da (Secretaria da Pesca e Maricultura, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis – Igeof, Secretaria da Educação, Secretaria de Turismo e Esporte) seriam parceiras no planejamento e execução, buscando dinamizar a economia e o potencial desta atividade.

Este projeto propiciaria aos pescadores artesanais de Canasvieiras e região a viabilização econômica da atividade extrativista da pesca, potencializando a geração de emprego e renda, numa relação direta de parceria entre estes profissionais, atendendo restaurantes, bares e hotéis da região.

Torço pelo sucesso, por tratar-se de um projeto que promove o desenvolvimento econômico e socioambiental, aproximando a comunidade do Sapiens Parque. Idéias desta natureza devem ter apoio das autoridades e dos gestores públicos, pois irá gerar potencialidades e possibilidades para uma melhor qualidade de vida aos pescadores e moradores da Região Norte da Ilha.

Necessário ainda a parceria da Fundação Certi, Fatma, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca, Epagri, Cidasc, Ufsc, Udesc, Acif, Associações de Moradores e entidades representativas da Região.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia
Tenho algumas questões sobre os "pescadores de Canasvieiras":
-Por que eles tem uma atitude territorialista ao usar a praia para a pesca?
-Por que são tão homofóbicos, agredindo, expulsando os gays que por ventura estão caminhando na praia?
-Por que eles tem tantos privilégios, como usar a praia para o comércio, por exemplo o bar do canto das pedras, em que o dono é um fascista, grosso, que acha que toda a região lhe pertence, sendo que ele que está ilegalmente há décadas naquele local, e ganhando muito dinheiro pelo que vemos que com o carro que possui deve ter muito dinheiro?
- Por que temos que, em pleno 2013, ainda aguentar esse reacionarismo mafioso, mascarado por um discurso assistencialista?
O incrível disso tudo é notar e até ter provas que esses pescadores expulsam as pessoas da praia para fazer o que eles em preconceitos, como por exemplo alguns que "caçam" a noite inteira, se é que vocês me entendem. Acho que isso é um caso de Ministério Público.
Aguardo as respostas dessa associação.
Obrigado

Anônimo disse...

Tudo bem, são pescadores e fazem parte da cultura local, mas poderiam e deveriam limpar o rastro de sujeira por onde passam e deixam os resíduos da pésca. Seria bem interessante e demonstraria respeito pelo lugar de onde tiram seu sustento.
Você não concorda, Sardá?
Faça um texto com esta conotação, quem sabe surta efeito dentro da comunidade pesqueira.
Você escreve muito bem e tem respeito e trânsito junto a eles.
Obrigado, leve como uma dica.
J. Marcos

Anônimo disse...

o cara colocou algumas questões no primeiro comentário e não houve nenhuma manifestação. Espero q a revolução chegue até canasvieiras e essas "entidades fantasmas" tenham q se posicionar. Parece que existe caroço embaixo desse angu!!!