sábado, 15 de dezembro de 2012

O papel da APROCAN

Por José Luiz Sarda.
Publicado originalmente na edição 17 do jornal Floripa Norte

O Decreto Estadual nº 8.558 de 20 de agosto de 1979, assinado pelo então governador Jorge Konder Bornhausen, no seu artigo 2º. parágrafo único alterou o decreto que criou os conselhos comunitários. Nesta época, era denominado Conselho Comunitário de Canasvieiras. Em função deste decreto, no ano de 1988 em assembléia geral ordinária mudou sua denominação para a Associação dos Moradores da Freguesia de Canasvieiras. Anos atrás com objetivo de integrar a comunidade mudou novamente para Associação dos Moradores de Canasvieiras.

Não obstante, percebe-se que esta associação tem se preocupado principalmente com reivindicações pontuais, notadamente nativos e moradores oriundos do centro urbano de Florianópolis e de outras cidades, na maioria domiciliados na região do Canto do Lamim e Papaquara. Muitos deles trabalham e vivem em função do comércio de Canasvieiras, principalmente na alta temporada.
Atualmente a Associação dos Moradores de Canasvieiras pouco contribuiu para a solução dos grandes problemas, na maioria as reivindicações juntos aos órgãos públicos são isoladas e meramente politiqueiras.

Preocupado com esta inércia e na busca de soluções urgentes para a região, recentemente um grupo de moradores de Canasvieiras reuni-se e reativou a Associação Pró-Desenvolvimento de Canasvieiras, com o intuito de reivindicar principalmente as demandas de cunho social e de obras estruturantes a curto, médio e longo prazo. A diretoria da Associação Pró-Canasvieiras é composta por pessoas interessadas em transformar a Baía de Canasvieiras e os bairros adjacentes num local atrativo e com qualidade de vida.

Penso que não podemos ficar esperando somente pelos órgãos públicos. A comunidade precisa fazer a sua parte. A Associação Pró-Canasvieiras precisa de sua ajuda na área social, de turismo, ambiental, técnicos urbanistas, arquitetos, engenheiros, paisagistas, geógrafos, biólogos, entre outros.
Parabéns a diretoria da Associação Pró-Canasvieiras, aos associados, parceiros, colaboradores e moradores.

Com a participação de todos a Aprocan atingirá seu objetivo. Irmanados nesta luta, vamos contribuir decisivamente para a transformação de um novo Balneário de Canasvieiras.

Nenhum comentário: