quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Animais, nossos irmãos

Por Bruno Padoveze

Cerca de 10 dias atrás, compartilhei dois videos para um pequeno grupos de amigos meus. E qual foi a minha supresa, quando quatro desses amigos me escreveram dizendo que pararam de comer animais (e até seus subprodutos: laticínios e ovos) imediatamente após assistirem os vídeos que havia enviado?
Já adianto a todos que não são videos sensacionalistas ou violentos, com aquelas cenas terriveis que não fazem bem a nossa alma e que ninguém gosta de assistir. Não, não é nada disso! São vídeos conscientes, fundamentados em estudo ecológico, biológico e social e que apenas trazem um contraponto para que possamos refletir e tirarmos nossas próprias conclusões.
Pois bem, compartilho novamente agora, pois sei que todos estão já despertos para a verdadeira vida que devemos trilhar nesse planeta. E no fundo, devo confessar, tenho esperança de que pelo menos mais algumas pessoas, após se informarem com o conteúdo desses videos, escolham contribuir para o começo do fim dos mal-tratos e assassinatos de nossos queridos irmãos planetários.
Por favor, percebamos que todos são danificados nesse processo: os animais, o planeta, a humanidade e nossos corpos biológicos.







PS: compartilho ainda abaixo algo que a Thais, minha esposa, escreveu sobre o tema em um momento de reflexão:

"A questão maior que vejo é que muitas vezes não existiu uma decisão entre comer carne, simplesmente foi algo imposto pelos especialistas, pela mídia e por doutores em seus jalecos brancos, e que foi aceito pela população e perpetuado até os dias atuais.
E o mais triste é que muitas pessoas reproduzem falas e "verdades" sem ao menos checarem os benefícios e prejuízos deste ato.
Tenho certeza que se até hoje as próprias pessoas que dizem não conseguir viver sem carne tivessem que matar os animais para o próprio consumo, essa realidade estaria um pouquinho mais diferente.
Outro ponto crucial desta discussão é a questão do egoísmo e do orgulho. Consumir carne é se relacionar com o outro, seja ele da sua espécie ou não de maneira utilitária, transformá-lo em "coisa" para satisfação do seu próprio prazer, prazer este que você deveria saber controlar, já que é um ser pensante, consciente e capaz de realizar escolhas. Ao transformar o outro em coisa, ao satisfazer o meu prazer sem ao menos refletir sobre as consequências, indica que eu estou sub-julgando a minha própria capacidade de ser humano.
Somos seres espirituais, de amor, e se pararmos para pensar sobre o porque nos afastamos dessa nossa essência, ao certo não saberemos responder, principalmente por que quem guia a nossa vida não somos nós, e sim pensamentos externos a nós, materialidades.
É momento de nos conectarmos com o amor universal, que é o amor que existe em cada um de vocês, e se realmente sairmos do primitivismo, o qual um dia precisamos, mas não mais, sentiremos a nossa conexão com tudo que é vivo, e saberemos que somos todos irmãos".

7 comentários:

Mariana disse...

Quem pretende parar de comer carne, sofre discriminações até da própria família, muitas vezes.
Dia desses, num breve comentário sobre esse assunto, um familiar me disse: Era só o que faltava, mais uma "fresca" no mundo...

Mariana

Gita disse...

Não concordo que estamos TODOS já prepoarados para deixar de comsumir carne. Conheci uma pessoa que fez isso, começou a ficar doente, anêmica, mesmo consumindo outros alimentos. Fez tratamentos mil, nada adiantava. Até que resolveu voltar a comer carne e melhorou, Hoje come com discipli,a sem exageros e tem uma bela saúde.

Sandra Petersen disse...

Tomara que chegue logo o dia em que cenas de animais sendo abatidos para o consumo humano, seja apenas lembranças de um tempo de barbárie.

Sandra Petersen

Rita de Cássia disse...

Para quem se alimenta certo, a carne animal não faz falta.

Anônimo disse...

todos OS ANIMAIS ME COMOVERAM MUITO NESTE VÍDEO, MAS OS PORCOS, ESTES SIM, FICA EVIDENTE O PAVOR QUE ELES SENTEM QUANDO SE APROXIMA A HORA DO ABATE.
SOMOS SERES HUMANOS DESUMANOS.....

Anônimo disse...

todos OS ANIMAIS ME COMOVERAM MUITO NESTE VÍDEO, MAS OS PORCOS, ESTES SIM, FICA EVIDENTE O PAVOR QUE ELES SENTEM QUANDO SE APROXIMA A HORA DO ABATE.
SOMOS SERES HUMANOS DESUMANOS.....

Carla disse...

Meu DEUS!
QUE TRISTEZA VER ISSO.
ME AJUDE A PERSEVERAR E NUNCA MAIS COMPARTILHAR COM TAMANHA BRUTALIDADE.