quinta-feira, 7 de junho de 2012

ACIF Regional Canasvieiras e a defesa das praias


Ana Echevenguá, integrante do SOS Canasvieiras

“Por outro lado, não somos gado, levando a vidinha no pasto, alheio ao cutelo que o espera...” – Henrique Cortez, jornalista do Portal Ecodebate.

Todo dia é dia do Meio Ambiente. E cuidar do meio ambiente não é somente proteger a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, o mico leão dourado ou as baleias do nosso querido Truda. É também cuidar do lixo nosso de cada dia, das ruas do nosso bairro, das mãozinhas limpas dos nossos filhos, ...

Então, uma boa nova: a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) Regional Canasvieiras criou um grupo para tratar dos problemas relacionados à poluição da nossa praia. A Câmara de Balneabilidade, Água e Esgoto. Um espaço aberto a todos que estão preocupados com o futuro da Baía de Canasvieiras e que buscam uma solução socioambiental para a atual situação enfrentada.

Os empresários associados à entidade – em sua maior parte – sobrevivem do comércio na alta temporada de verão. O ingresso de turistas – buscando nossas praias - triplica a população local, gerando emprego e renda no município. 
 
A necessidade da criação do grupo surgiu após a ciência dos dados fornecidos pelo órgão fiscalizador estatal – FATMA – sobre a contaminação das nossas águas. Se a grande mídia publicou, em fevereiro de 2012, queCanasvieiras – conforme notícia ao final - estava totalmente poluída, é porque a situação é preocupante.

Não dá mais pra esconder debaixo do tapete: o número de doenças de veiculação hídrica cresceu drasticamente. A reclamação generalizada dos turistas é ouvida em todos os cantos da Ilha da Magia. E a culpa não é da chuva, como querem que a gente acredite. A coisa vai piorar com os novos projetos que estão em andamento.

O espaço está aberto a todas as pessoas – físicas e jurídicas - interessadas na preservação do meio ambiente local, na defesa das nossas praias, na manutenção da indústria do turismo, ...
Junte-se ao grupo. O SOS Canasvieiras já está lá. Precisamos salvar a Baía de Canasvieiras, o norte da Ilha da Magia, Florianópolis-SC, ... 
 
Queremos praia limpa! Para as presentes e futuras gerações.

Canasvieiras: totalmente poluída - 17 de fevereiro de 2012
A Fundação do Meio Ambiente - FATMA divulgou hoje o Relatório de Balneabilidade Nº 10 da temporada de verão 2011-2012. O estudo traz a atualização dos municípios compreendidos entre Itapoá, Norte do Estado, até o município de Jaguaruna, ao Sul. Nesta semana, as fortes chuvas no Norte da Ilha, em Florianópolis, provocaram o rompimento da barra do Rio do Brás vertendo o conteúdo deste para o mar e provocando a contaminação de mais três pontos no Balneário de Canasvieiras. “Estamos agora com todos os pontos em condições impróprias para banho daquele balneário”, adverte o responsável técnico pelas análises do laboratório da FATMA, Marlon Daniel da Silva.
O relatório informa que 64 pontos estão impróprios no Estado dos 195 monitorados, e 29 pontos estão impróprios em Florianópolis dos 65 monitorados, o que mostra um grau de impropriedade da ordem de 32,82% no Estado e de 44,61% na Capital.
Além de Canasvieiras, os pontos amostrados na Cachoeira do Bom Jesus (P56), Jurerê (P54), Daniela (P16) e Cacupé (P09) também devido a positividade nas análises passaram à condição de impróprios ao banho.
http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2012/02/17/canasvieiras-totalmente-poluida/?topo=67,2,18,,,e159
Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413

Um comentário:

Anônimo disse...

...Das bitucas dos cigarros que os fumantes jogam no meio-fio...

Urge campanhas de conscientização para esta prática nefasta.

Que tal, SOS?
Que tal, ACIF?
Seria muito bem-vinda!

Joana Sousa