Nossa querida Florianópolis está completando seus 286 anos de fundação. Tantas histórias tens para contar! És cantada em versos e prosas, comentada, filmada e mostrada no Brasil e mundo inteiro. Tuas belezas naturais: lagoas, dunas, mangues, restingas, costões, praias e rios, belezas sem par.
A histórica ponte Hercílio Luz, o Morro da Cruz, a Lagoa da Conceição, o Figueirense e o Avai. És majestosa, reuniste tanta beleza num só lugar, musa e inspiração de muitos artistas e poetas deste lugar.
Hoje, a falta de planejamento por parte dos órgãos públicos e de conscientização ambiental, te levou ao descaso agredindo tuas lagoas, dunas, áreas de restingas e mangues.
Florianópolis teu meio ambiente agoniza, reclama! As tuas praias e rios no norte da ilha a situação é preocupante e ações urgentes precisam ser tomadas pelos nossos governantes visando à preservação destes ambientes degradados.
Há tempo minha querida Florianópolis estamos em sinal de alerta!
Precisamos salvar as Praias e Rios das Baías de Canavieiras e de Ingleses para esta e as futuras gerações! Pois o problema está se agravando e nossas praias estão morrendo, poderão se tornar iguais às saudosas praias da tua região continental; as Praia do Meio, Coqueiros, Saudade e Abraão, hoje infelizmente todas estão poluídas e sem balneabilidade.
Os bairros dos distritos do norte e de outras regiões da Ilha de Santa Catarina vem enfrentando graves problemas socioambientais: o crescimento desenfreado e a especulação imobiliária originaram a ocupação desordenada.
Necessário incentivar e viabilizar a relação sustentável entre comunidade, poder público e ambientes naturais desenvolvendo projetos voltados à conscientização e a prevenção ambiental em áreas de risco e de preservação permanente. Nossos bairros querida Florianópolis, carecem de jardins, espaços culturais, parques, áreas de recreação para nossas crianças, praças esportivas de lazer para nosso jovens e adultos e uma agenda cultural que valorize, preserve e resgate a nossa cultura. Os teus distritos e bairros carecem de melhor atenção. As regiões norte, leste e sul da ilha precisam urgente de uma administração regional descentralizada, de secretarias regionais, idêntico ao modelo adotado no continente tendo como base um Plano Diretor de Desenvolvimento Regional que oriente o crescimento econômico com equilíbrio ambiental e social nestas regiões. Com objetivos específicos de fomentar o desenvolvimento sustentável, criar um diagnóstico baseado em indicadores e planejar ações para a resolução de problemas a curto, médio e longo prazo. Juntos vamos ajudar a salvar este lindo pedacinho de terra perdido no mar e deixar aos nossos filhos e futuros habitantes desta ilha, condições dignas para que possamos usufruir e compartilhar das tuas belezas em tardes fagueiras ao deleite nas noites de lua cheia sestrosa ao luar, num verso que jamais um poeta teve tanto pra cantar. FELIZ ANIVERSÁRIO, FLORIANÓPOLIS!
José Luiz Sardá - Geógrafo e Morador de Canasvieiras
quarta-feira, 28 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Que lindo!
Postaram atrasado mas ta valendo, sarda estava inspirado, parabens!
Postar um comentário