segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Virose"

Pra variar, a RBS faz 'meia notícia', mostra meias verdades. Não explica porque o Pronto Atendimento está cheio de gente. E é bem simples:

- o Município e o Estado chamam uma população que a Ilha não está preparada para recepcionar, alegando que temos turismo de qualidade;

- o Município não trata o esgoto como deveria tratar e as nossas praias viram focos tão grandes e preocupantes de doença que já são passíveis até de interdição. Mas nos obriga a pagar pelo serviço de tratamento de esgoto que não é prestado.

Resultado: a maior parte da população que está próxima das praias contrai uma tal de 'virose'. Assim, ninguém relaciona a diarréia e o vômito com o xixi e o cocô que são lançados diretamente nas praias (areia e água). Tudo fica sob o manto da 'virose'.


Em breve, Canasvieiras vai ser como a beiramar da baia norte: não poderemos colocar nem o pé na areia.

Lembrem disso na hora do voto.

Ana Echevenguá - advogada ambientalista

8 comentários:

Sandra disse...

Francamente!
Ontem fomos pessoalmente verificar os banheiros colocados em Canasvieiras, todos no mesmo lugar...saída da praia na Av. das Nações e "pracinha" do Tri Legal. BANHEIROS QUÍMICOS!
Sem comentários!

Sandra

Ana Echevenguá disse...

Os pipi-móveis, como são carinhosamente chamados, são outro foco de problemas. Os que foram colocados no carnaval do ano passado ficaram por um bom tempo, além do prazo estipulado, perto da pracinha da beira da praia, um foco de doenças próximo das nossas crianças. Era um cheiro insuportável!!!... quem lembra disso???

Ana Echevenguá disse...

Precisamos fazer um alerta para os usuários da nossa praia. A maior parte não relaciona os problemas de saúde que está enfrentando com as águas e a areia poluída. Acham que, por causa das visitas da Vigilância Sanitária ao bairro, tudo foi resolvido. Estamos com sérios problemas de saúde pública: a praia está poluída sim. E a grande culpada é a Prefeitura de Florianópolis e a CASAN.

Anônimo disse...

Virose contraida no contato com a areia da praia de Canas!! Agora sei da onde veio essa tal pois, acreditava que só fosse possivel ao tomar banho de mar. Fizemos uma caminhada e a minha esposa pegou a virose. Como morador fixo, no verão evito o banho mas agora também a caminhada? Pelo visto o que sobrou mesmo foi essa multidão de turistas.
Flavio Cordeiro

Iara disse...

Também aqui em casa ninguém entra no mar, já sabendo da contaminação, ano após ano, e estranhamos que contraímos a virose, mesmo só caminhando na areia.
Lamentável!

Iara

Ana Echevenguá disse...

Infelizmente, toda a nossa praia está poluída. Água e areia; solo e subsolo... As crianças é que são as grandes vítimas. Por isso, precisamos divulgar esse problema para que a solução venha mais rapidamente. Não podemois deixar nossa praia ser interditada, assim como a beira-mar norte. Quem coloca o pé naquela areia e água?

Anônimo disse...

Prezados,
Sen nem entrar na questão dos alimentos vendidos por ambulantes, me parece pertinente lembrar que a água "potável" também pode servir como meio de cultura de agentes patogênicos.
A limpeza das caixas d'água devem ser realizadas a cada seis meses ou após ocorrência de enchentes, rompimentos importantes de tubulações adutoras de água potável ou fornecimento deste alimento com características estranhas àquelas desejáveis.
Muitas residências que permanecem fechadas durante o ano são ocupadas no verão sem que se tenha o cuidado de limpar os reservatórios d'água.
O certificado de limpeza da caixa d'água em estabelecimentos comerciais (hotéis, pousadas, bares, restaurantes...) deve estar no local e disponível à fiscalização.

Carlos disse...

Bem lembrado o comentario anterior.