terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mobilização na praia de Canasvieiras, Florianópolis-SC

Ana Echevenguá





Para o próximo sábado, dia 28 de janeiro de 2012, das 9hs ao meio-dia, está prevista uma atividade de conscientização socioambiental na praia de Canasvieiras, norte da Ilha da Magia, na beira do Rio do Braz, próximo ao trapiche das escunas.



O evento contará com a participação do Movimento SOS CANASVIEIRAS, Instituto Eco&Ação e dos integrantes do projeto CECA (Centro de Educação e Cidadania Ambiental), com distribuição de material informativo sobre conduta consciente em praias.

Precisamos da colaboração de todos: moradores e turistas. As praias da Baia de Canasvieiras estão sofrendo forte degradação. Principalmente pelo despejo de esgoto in natura nas suas águas e areia. No dia 22 de janeiro último, o DC - Diário Catarinense* publicou que, em Florianópolis, “dos 65 pontos monitorados pelos técnicos da Fatma, 29 não são indicados para o banho. Quem está curtindo o verão no Norte da Ilha não tem muito o que comemorar. A incidência de chuva combinada ao gigantesco fluxo de turistas e um sistema de esgoto sobrecarregado agrava a situação. Pelo menos cinco pontos em praias em Canasvieiras, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui estão com a qualidade sanitária da água comprometida”.

E prestem atenção ao recado deixado por essa reportagem do DC: “Independente das placas de balneabilidade, os técnicos do órgão ambiental não indicam o banho de mar após dias chuvosos. A chuva "lava as ruas", levando água contaminada para o mar. Locais próximos de braços de rios, córregos e tubulações também devem ser evitados”.

O número de pessoas que contraíram ‘virose’ – principamente crianças – nesse início de 2012 já é alarmante. Problemas gastrointestinais dos usuários da praia, esperas nos postos de atendimento, despesas com medicamentos são uma constante nas conversas diárias.

Precisamos descruzar os braços e lutar pela qualidade sanitária das nossas praias. Se nada for feito, elas não mais poderão ser utilizadas em um futuro bem próximo. E não é isso o que queremos: Queremos praia limpa! Para a presente e futura geração.

Participe do nosso evento: ajude a salvar a Baia de Canasvieiras!

* - http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/19,859,3638308,Sobe-para-66-pontos-improprios-para-banho-em-praias-no-Litoral-de-Santa-Catarina.html


Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br

2 comentários:

Equipe disse...

Precisamos de um grande número de pessoas neste evento:...moradores, turistas, parentes, vizinhos, crianças, idosos, brasileiros, argentinos, chilenos...São todos bem vindos e a causa é justíssima.
SOCORRO! Nossa baía está morrendo!
Não podemos deixar!

Equipe

Anônimo disse...

Geeente, eu e minha família somos veranistas, chegamos em Canas dia 20 e pretendemos ficar até dia 30 de janeiro, só que pegamos a tal virose e já pagamos as diarias da casa. Se melhorarmos, queremos prestigiar a manifestação do sos canas, que já conhecemos de conversas. Onde podemos adquirir as camisetas?
Obrigado, um grande abraço e parabéns por mais esta iniciativa.

Wanderley L.