domingo, 29 de janeiro de 2012

EU QUERO O MEU BAIRRO MELHOR!

A implantação da administração regional no norte da ilha de Florianópolis-SC é uma necessidade premente ao desenvolvimento de nossa região. Forjada na idéia da descentralização, agregação e efetiva participação dos segmentos organizacionais objetivando melhorar a qualidade de vida dos moradores, comerciantes, empresários e turistas que nos visitam.

Portanto, os anseios dos moradores do norte da ilha por uma melhor qualidade de vida, devem estar além dos interesses pessoais e políticos. De nada adianta os políticos e tecnocratas do poder público apresentar soluções paliativas para nossos problemas ou tentar solucioná-los no afogadilho, se o atual modelo de administração aos distritos da ilha é retrógrado e obsoleto, frente ao atual quadro de crescimento desenfreado e desorganizado na região.

Há anos que o norte da ilha vem crescendo de modo desordenado. Os problemas aparecem e agravam-se: a desenfreada ocupação do solo, a falta de planejamento, o crescimento desorganizado.

E, com relação a isso, pouco foi feito até o momento. As reivindicações e benfeitorias aclamadas pela população não são atendidas e concretizadas a contento. Contudo, as taxas e impostos são recolhidos.

Sabemos que o turismo - fonte geradora de emprego e renda, em muito contribui para o desenvolvimento de Florianópolis. Os distritos de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses, Rio Vermelho, Ratones e Santo Antônio de Lisboa têm vocação turística. Basta observar as belezas naturais que nossa ilha oferece e a quantidade de turistas que procuram nossas praias.

Necessário implantar um modelo de administração regional, com autonomia financeira e administrativa, eficiente e atuante nas diversas áreas e setores afins. Onde parte da arrecadação dos impostos aqui recolhidos retornasse em benfeitorias aos nossos bairros. Este organismo seria apoiado por um conselho de entidades sociais, universidades que detectará e priorizará as demandas a curto, médio e longo prazo.

Com a efetiva participação de moradores, esta estrutura administrativa teria o poder de programar diversas obras, sociais e/ou de infra-estrutura, para viabilizar um turismo de qualidade, oferecendo opções de lazer e de trabalho, o ano inteiro. Isso, além de por um fim à sazonalidade, poderia gerar receitas, melhorar a qualidade de vida da população local, proporcionando novas oportunidades de geração de emprego e renda.

José Luiz Sardá / Morador do Norte da Ilha - Canasvieiras

10 comentários:

Marco Antônio disse...

Só dessa maneira mesmo, com planejamnto e sem crescimento desordenado o quadro poderia melhorar.
E viva o norte da ilha.

Reflitamos!

Abraço ao Sardá

Anônimo disse...

Nos resta sonhar, por enquanto....

Maria Hilda

Fernando disse...

Leio este blog quase diariamente, já estava preocupado por não ter novidades, gostamos muito deste texto do sardá, grande amigo, grande pessoa que quer o bem comum.
Parabéns!

Fernando

José Luiz Sardá disse...

Moradores de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, turistas e lideranças do norte da ilha e imprensa local participaram do evento de MOBILIZAÇÃO À CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL às margens do Rio do Braz em Canasvieiras. A participação do SOS Canasvieiras, Instituto Eco e Ação, CECA (Centro de Educação e Cidadania Ambiental), da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado e do Instituto Mangue Vivo foi de grande importância para o sucesso do evento. Segundo Paulo Douglas Pereira, Diretor Presidente da Ong Mangue Vivo, é necessário fazer um estudo de monitoramento para diagnosticar a situação real da qualidade das águas e apresentar propostas as autoridades competentes visando à recuperação e revitalização do Rio do Braz. O Instituto Mangue Vivo comprometeu-se em elaborar este projeto e em breve será apresentado à comunidade e posteriormente protocolado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis. Vamos salvar as belezas naturais da Baia de Canasvieiras! Queremos Praia Limpa! Para a Presente e Futura Geração!

José Luiz Sardá

Anônimo disse...

... Penso que Canasvieiras é região... merece ser administrada com mais Atenção, pois se fosse município estaria ente os 10 (dez) mais....!!!
Lista de municípios de Santa Catarina por população segundo censo de 2010 do IBGE.
Posição Município
1 Joinville
515 250 habitantes
2 Florianópolis
... ... 421 203 habitantes
3 Blumenau
309 214 habitantes
4 São José
203 384 habitantes
5 Criciúma
192 308 habitantes
6 Chapecó
183 561 habitantes
7 Itajaí
183 388 habitantes
8 Lages
156 737 habitantes
9 Jaraguá do Sul
143 206 habitantes
10 Palhoça
137 199 habitantes
11 Balneário Camboriú
108 107 habitantes

José Luiz Sardá

José Luiz Sardá disse...

‎... É importante saber que no Norte da Ilha da Santa Catarina na região de Ingleses está localizado o Aqüifero Guarani (armazenagem de águas subterrâneas), este está vulnerável à contaminação. Há necessidade urgente de ações conjuntas entre comunidades, poder público e a todos os segmentos que defendem o meio ambiente para a proteção desde manancial. Importante desenvolver programas de conscientização junto às escolas da região e do município, precisamos refletir e estudar soluções.

José Luiz Sardá

José Luiz Sardá disse...

... A tendência do crescimento desenfreado e a especulação imobiliária na região Norte da Ilha levaram a ocupação desordenada. Penso que a solução é incentivar e viabilizar a relação sustentável entre “Comunidade, Poder Público e Ambientes Naturais”. Necessário desenvolver projetos voltados à conscientização e a prevenção ambiental em áreas de risco e de preservação permanente. Evitando assim alagamentos e problemas de toda ordem. Acho que o desassoreamento sistemático dos rios, córregos, valas e canais vão ajudar a mitigar os problemas que ora estamos enfrentando.

José Luiz Sardá

José Luiz Sardá disse...

... A região norte da ilha carece de espaços culturais... parques de recreação principalmente para nossas crianças, jardins, praças esportivas, de lazer e eventos... e tantos outros equipamentos... de uma agenda cultural que valorize a cultura local...
Nos 3 próximos sábados, dias 21 e 28 de janeiro e 4 de fevereiro vamos colocar o boi-de-mamão na rua.
A partir das 20h o elenco encontra-se no Carijó preparando-se para saída à rua por volta das 21h.
Fica o convite para a integração e participação no cortejo.

José Luiz Sardá

José Luiz Sardá disse...

... Penso que o problema de segurança na região norte da ilha (drogadição, assaltos, roubos, tráfico de drogas e condutas afins estão associados a vários fatores, dentre eles; os assentamentos de baixa renda, ausência de controle migratório e a expansão de “bolsões carentes”. Acredito que a solução seria incentivar programas sociais, culturais e de lazer. Apoio logístico aos conselhos de segurança comunitária (Conseg’s), a presença da guarda municipal para cuidar dos próprios públicos e policiamento ostensivo da policia militar na região.

Jo´sé Luiz Sardá

Iara disse...

UM BAIRRO MELHOR é possível!
Basta a boa vontade e conscientização de todos, desde o mais humilde morador até àqueles que detém o poder e que decidem o que é melhor para a maioria, não só para "eles"....

Iara