domingo, 29 de janeiro de 2012

Ação Canasvieiras

O evento movido pela SOS Canasvieiras e a ong Eco & Ação, coordenada pela Advogada ambientalista Ana Echevenguá, contou com a colaboração de outras entidades assim como pessoas enganjadas em promover melhorias urgentes para o Balneário de Canasvieiras.
Dos moradores, parte interessada, poucos apareceram, apesar de ser amplamente divulgada. Tambem não houve a presença dos lojistas e comerciantes para engrossar esta ação.
Mas assim mesmo o resultado foi muito proveitoso, durante toda a manhã apareceram várias pessoas para reclamar da situação da praia, tambem quando demos uma volta as reclamações foram as mais diversas.
Muitas pessoas querendo aderir as ações que serão implantadas no decorrer do ano para que se faça pressão, afinal este é um ano politico.
Para os proximos eventos contamos com a adesão de mais pessoas para que possamos obter melhorias para todos os moradores.

Madalena Stelmak

6 comentários:

Equipe disse...

Quando entregávamos as sacolinhas pra juntar o lixo, uma família perguntou sobre a poluição. Se é verdade ou não, já que são turistas e estavam preocupados com as notícias de "virose".
Resumindo: Depois de esclarecidos da real situação, simplesmente "levantaram acampamento", agradeceram e prometeram que só voltam no dia em que Canasvieiras tiver saneamento básico, incluindo aí duchas e banheiros.

Carlos Gomes disse...

Os pais que levam crianças para a praia sentem muito a falta que faz este mínimo de estrutura dos chuveiros e banheiros decentes. Onde é que vai nosso dinheiro, com certeza não vai para investimento ao turismo.
Este ano é de eleições. Temos a faca e o queijo na mão para mandar pro espaço estes corruptos que só pensam no seu bolso. Vide vereadores?

Carlos Gomes

Anônimo disse...

CASAN deve ser multada por despejar esgoto em rio de Florianópolis

Terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) foi autuada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por despejar resíduos fora dos padrões definidos por lei no Rio Papaquara, no Norte da Ilha. A multa é de R$ 500 mil. A empresa recorreu.

O chefe da Estação Ecológica de Carijós, unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio, Silvio de Souza Junior, explica que os resíduos são jogados pela Estação de Tratamento de Efluente da Casan, que fica em Canasvieiras.

— Os efluentes caem em um canal, que corre para o Rio Papaquara. Como este rio entra pela Estação Ecológica, que é uma unidade de conservação (para preservar o manguezal) e a estação de tratamento fica a 6,5 quilômetros da estação ecológica, fica evidente os impactos causado à unidade — esclarece Souza.

De acordo com ele, uma lei estadual estabelece parâmetros para esses efluentes. Ele cita como exemplo a quantidade de óleos graxos, que não pode ultrapassar 30 miligramas por litro. Entre as amostras coletadas entre novembro de 2010 e abril de 2011, só uma não estava acima do limite. Outras substâncias que excederam o permitido foram o fósforo e detergentes. Todas elas, em excesso, causam danos ambientais.

— O fósforo é um dos determinantes de quantidade de plantas, quanto mais fósforo, mais a água fica verde. Ele aumenta a quantidade de algas, que apodrecem, ocorrendo a retirada de oxigênio da água. O detergente está relacionado com a superfície da água. Quando ele está em excesso, diminuiu a incidência de luz.

O chefe da estação informa que os efluentes de outras duas estações de tratamento, também próximas à unidade de conservação, estão sendo analisados: o da Vila União, na Vargem Grande, e a do Saco Grande.

Procurada para comentar a autuação, a pessoa responsável para falar sobre o assunto só poderia atender a imprensa hoje.

Fonte: Diário Catarinense

José Luiz Sardá disse...

Moradores de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, turistas e lideranças do norte da ilha e imprensa local participaram do evento de MOBILIZAÇÃO À CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL às margens do Rio do Braz em Canasvieiras. A participação do SOS Canasvieiras, Instituto Eco e Ação, CECA (Centro de Educação e Cidadania Ambiental), da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado e do Instituto Mangue Vivo foi de grande importância para o sucesso do evento. Segundo Paulo Douglas Pereira, Diretor Presidente da Ong Mangue Vivo, é necessário fazer um estudo de monitoramento para diagnosticar a situação real da qualidade das águas e apresentar propostas as autoridades competentes visando à recuperação e revitalização do Rio do Braz. O Instituto Mangue Vivo comprometeu-se em elaborar este projeto e em breve será apresentado à comunidade e posteriormente protocolado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis. Vamos salvar as belezas naturais da Baia de Canasvieiras! Queremos Praia Limpa! Para a Presente e Futura Geração!

José Luiz Sardá

Iara disse...

É isso aí!
Nada de "matar" rio, seja ele Braz, Papaquara, Beatriz....eles não têm a culpa da irresponsabilidade e incompetência dos seres humanos!

Iara

Anônimo disse...

Enquanto isso, os moradores de muitas localidades seguem pressionando para tubular os rios como se esses fossem mesmo suas valas de esgoto.