fonte: Portogente
Vera Gasparetto
de Florianópolis/SC
Um dos destinos mais concorridos de turistas brasileiros e, principalmente, estrangeiros, está com as suas praias comprometidas. Relatório de balneabilidade do litoral catarinense, divulgado no dia 18 de fevereiro, aponta para a gravidade das condições do mar nas praias de Santa Catarina. A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) identificou que só em Florianópolis 59,38% das águas estão impróprias para banho.
O alto índice de chuvas foi apontado pelos técnicos da Fatma como agravante da situação, pois eleva o lençol freático e propicia a drenagem de contaminações dos sistemas individuais de tratamento. Além disso, promove uma limpeza em rios, valas e tubulões, prejudicando os poucos sistemas públicos de coleta e tratamento de esgoto.
O monitoramento da balneabilidade em águas para recreação é determinado pela Resolução 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A reportagem do Portogente circulou por alguns dos pontos impróprios e não identificou sinalização de “imprópria”. A advogada ambientalista Ana Echevenguá vê o fato como um caso de saúde pública que exigiria a interdição das praias impróprias para banho. “Temos um documento público, elaborado por um órgão estatal, comprovando a falta de balneabilidade da praia. É prova suficiente para impedir o acesso a ela”.
Para o diretor técnico da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Fabio Krieger, a questão da falta de rede coletora de esgoto implica em lançamento diretamente nos córregos, rios e mar, contribuindo para piora nos índices de balneabilidade.
O secretário municipal de Turismo de Florianópolis, Márcio de Souza, não respondeu às solicitações do Portogente sobre o assunto.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Imaginem se o secretário municipal de turismo vai perder seu tempo com "estas bobagens"...para ele tem algo mais importante e que vai colocar Floripa no "Topo do Mundo", que é a sua divulgação no carnaval carioca!
Iara
Essa foto aí de cima, acreditem, é em Jurerê.
Seria legal o movimento de canasvieiras mostrar também algo do sul da ilha e de outras regiões, já que o lema é a "união faz a força".
Esta é minha sugestão. Obrigada!
Abraços,
Lidiane Silva
Recebemos com muita simpatia a sua sugestão, Lidiane.
Já estamos trabalhando neste sentido, de fortalecermos os laços com os outros movimentos comunitários de Floripa.
Afinal, os problemas são os mesmos e não podemos ficar "ilhados" nestas mazelas...temos que nos unir.
Aguarde notícias.
Obrigada, Abraços,
Sandra Petersen
Postar um comentário