quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CANASVIEIRAS - FORTES CHUVA

Marlon Daniel da Silva*

No final de semana (dias 22 e 23 de janeiro de 2011), fortes chuvas assolaram a grande Florianópolis. Causaram vários prejuízos materiais e até perda de vidas.

Outro efeito danoso dessas precipitações diz respeito à qualidade sanitária da água para banho. Sempre que chove, recomendamos cautela no uso dos balneários; principalmente onde existe o deságue de rios, valas e tubulões. No caso em tela, a cautela deve ser maior.

No dia 25 de janeiro de 2011, efetuamos coleta em mais de 30 pontos monitorados no norte da Ilha. E, na sexta-feira, dia 28, a constatação foi surpreendente: em CANASVIEIRAS os 06 pontos apresentaram IMPROPRIEDADE ao contato primário de recreação.

Imediatamente, efetuamos a divulgação dos resultados e a troca dos adesivos nas placas nos pontos do balneário.

Infelizmente, as placas dos pontos 60 e 55 não foram encontradas. Provavelmente, subtraídas por descontentes com o resultado do monitoramento.

Esta incidência pluviométrica potencializa a ‘Impropriedade’ dos pontos monitorados. Não obstante, CANASVIEIRAS sofreu o rompimento da Barra do Rio do Braz, próximo ao trapiche (ponto 22 de nosso monitoramento).

Saliente-se que este rio normalmente permanece com seu contato ao mar fechado; só rompendo a barra em fortes chuvas e/ou ação da maré. Este rio, que vem da Antiga Colônia Penal, permeando por entre associações, recebendo provavelmente - direta ou indiretamente - contribuições de esgoto. Tem, inclusive, próxima à foz, a presença de Estação Elevatória de Esgoto que, quando apresenta problemas, extravasa para o mesmo o esgoto que deveria recalcar.

Nas avaliações que o rio sofreu, por diversas oportunidades, sempre apresentou valores significativos de contaminação fecal. Ou seja, o mesmo serve como depósito de águas contaminadas. Seu rompimento causou o efeito e o dano apresentado no sétimo relatório.

Estes acontecimentos demonstram a fragilidade do sistema e a grande quantidade de pontos ainda com problemas; além da vulnerabilidade do sistema de coleta de esgoto. A grande quantidade de águas pluviais no sistema de coleta de esgoto foi percebida tanto nas caixas de inspeções defronte aos domicílios como nas vias.

Passada a pior fase, apresentamos, hoje, dentro da maior brevidade possível, os resultados das amostragens feitas em 31 de janeiro de 2011. O ponto 20 (Rua das Flores), 21 (Av. das Nações), 55 (Rua Heitor Bittencourt) e 60 (Canto das Pedras) retornam à condição de PRÓPRIOS PARA BANHO. Os pontos 22 (Trapiche) e 59 (Rua Acari Margarida), permanecem IMPRÓPRIOS AO BANHO.

As avaliações, coletas e análises são semanais, consecutivas, pontuais e representam o momento amostrado.

Mais uma vez solicitamos: em situações de forte chuvas, máxima cautela. Evite o banho por, no mínimo, 48 horas. E o contato com águas de enchentes também deve ser evitado.

Estas recomendações constam da Resolução CONAMA 274/2000, onde também consta a necessidade de cruzamentos de informações da saúde pública para definir o uso das águas. Mas, até o presente, desconheço informação oficial destes órgãos.

Algumas notícias são veiculadas; mas nada oficialmente. Descaso total.

Percebo, todo ano, a mesma celeuma: inexiste política pública preventiva. Mata-se o gringo e o secretário de turismo diz que é necessário melhorar a segurança para o turista.

E como ficam os moradores do resto do ano? Seria melhor garantir a segurança para quem aqui vive. E, por efeito cascata, o turista também estaria seguro.

*Marlon Daniel da Silva, tecnólogo em processos gerenciais

4 comentários:

Sandra Petersen disse...

Viram Canasvieiras? Está na moda, isto é, na mídia...da pior forma possível, INFELIZMENTE!
São notícias de violência, com assaltos onde os turistas reagiram, sequestro de adolescentes, homicídio, e alguns a mais, que se "ouve falar ", que se tem conhecimento mas que não sai na imprensa.

Sandra Petersen

Sandra disse...

E o pior é que Canasvieiras está tão 'famosa" que quando a coisa não aconteceu aqui, o pessoal da imprensa já diz que o "delito" foi em Canasvieiras....

Sandra

Ateliê Bicho de Mato disse...

Vamos juntar norte e sul, pessoal!
Abraçar as causas de ambos JUNTOS!!!
beijo grande
Raquel

Anônimo disse...

Informação é poder

http://www.ecoeco.org.br/conteudo/publicacoes/encontros/vii_en/mesa2/trabalhos/meio_ambiente_o_que_vira_caso_de_policia.pdf